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Marketing industrial: 5 estratégias para maiores resultados

Marketing industrial

Representando cerca de 12% do PIB nacional e com a maior participação na economia global, a indústria enfrenta desafios de crescimento, mas, ao mesmo passo, se adequa cada vez mais às estratégias de inovação. Com as mudanças e adaptações do segmento, surge então o marketing industrial, com novas propostas de geração de leads e oportunidades.

Entenda os objetivos e pilares dessa nova fase do marketing para indústrias e saiba como apostar em um projeto de sucesso para o seu negócio!

Primeiro, o que é marketing industrial?

Nós já explicamos aqui no blog o que é marketing B2B, ou business to business – o marketing para empresas que vendem para outras empresas, como indústrias, distribuidoras e revendedoras. O marketing industrial se encontra nesse mesmo modelo de relacionamento e, portanto, apresenta os mesmos desafios e objetivos.

Nos mercados B2B e B2C, a essência do marketing é a mesma: promover uma marca, atrair e fidelizar clientes. Mas com públicos e segmentos diferentes, o marketing industrial deve se munir de estratégias diferenciadas para geração de leads, branding e experiência do cliente.

O ambiente digital é um importante caminho, e vem compondo um investimento cada vez maior nas indústrias. Isso porque o comportamento do consumidor B2B também está mudando! De acordo com a pesquisa divulgada pelo Google, atualmente, cerca de 89% dos compradores B2B pesquisam por fornecedores na internet, e costumam seguir por uma jornada de aprendizado e descoberta antes de se envolverem com uma marca específica.

Dessa forma, a criação de estratégias de marketing de conteúdo, presença digital e relacionamento com o público são cada vez mais importantes para potencializar o brand-awareness (consciência da marca), o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o índice de leads qualificados da sua indústria.

Mas calma! Não basta criar um site, um blog e uma página no facebook, sem um plano fundamentado de SEO e posicionamento no Google, uma linguagem e recorrência adequada de postagens. Conheça 5 estratégias de marketing industrial para o ambiente digital que podem transformar os seus resultados e impulsionar a sua marca!

Como garantir melhores resultados no marketing da sua indústria?

1. Redes sociais

Um dos maiores enganos no marketing industrial é a ideia de que as redes sociais não são para empresas B2B, ou mesmo que não geram resultados. A presença da sua indústria nesses canais é uma estratégia indispensável para a promoção e o fortalecimento da sua marca, a partir de conteúdos e postagens relevantes para o seu nicho de atuação, alinhados à linguagem e aos objetivos do seu negócio.

O LinkedIn, por exemplo, é a principal rede social para o mercado B2B e tem se mostrado cada vez mais relevante e assertivo para o setor. Além de ser um ótimo canal de networking para profissionais, também permite que empresas se relacionem com o seu público-alvo com posts e anúncios segmentados, conforme dados geográficos, interesses e áreas de atuação.

Entenda como criar e nutrir uma LinkedIn Company Page!

2. Blog

Não é novidade que o marketing de conteúdo é um importante caminho para o relacionamento B2B e a geração de leads qualificados. Inclusive, segundo a pesquisa da Demand Metric, essa estratégia apresenta um custo 62% menor do que as iniciativas tradicionais de marketing, e gera em média 3 vezes mais leads e oportunidades.

Ao publicar e divulgar artigos e conteúdos relevantes para o seu público, você agrega valor à sua indústria e demonstra propriedade – sem precisar exaltar a sua marca o tempo todo. Esse posicionamento é ainda mais importante no cenário B2B, em que a decisão de compra está ligada a fatores técnicos e racionais, ao invés de emocionais e momentâneos, como acontece no mercado B2C. Isso explica porque  80% dos tomadores de decisão no mercado B2B preferem receber informações de empresas e fornecedores em uma série de artigos, em vez de num anúncio publicitário, conforme aponta o estudo realizado pelo Content Marketing Institute.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, 93% dos profissionais de marketing B2B já apostam na produção de conteúdo. Ou seja, se a sua indústria ainda não investe nessa estratégia, você já está um passo atrás! Aqui na Agência Canna, nós temos um ótimo case de blog dentro do marketing industrial e acreditamos que demonstra perfeitamente essa relevância da geração de conteúdo no mundo B2B. A Knauf Isopor®, dona da marca Isopor®, é nossa parceira desde 2015 e nós criamos juntos o blog Mundo Isopor®. Desde então, a plataforma já recebeu mais de 505 mil visitantes, superando o tráfego inclusive do site corporativo, a partir de artigos semanais, específicos para cada segmento em que a Knauf atua.

3. Inbound marketing

Em conjunto ao marketing de conteúdo, o Inbound Marketing é outra tendência que rende grandes resultados ao marketing industrial. A estratégia aqui é criar conteúdos ricos, como eBooks, webinars, guias e checklists, entre outros materiais para download, que ajudem o seu lead a caminhar e avançar na jornada de compra: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Essa já tem sido a abordagem de 75% das empresas B2B do mundo, conforme aponta o estudo State of Inbound 2015, do HubSpot. Aqui na Agência Canna não é diferente… um bom case é a nossa parceira ABC71, pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão para indústrias no Brasil.

Além de uma plataforma exclusiva de conteúdo, o Blog do ERP, com artigos semanais sobre temas diretamente ligados ao dia a dia de seus leads e clientes, como gestão, liderança, legislação e manufatura, a ABC71 também aposta na geração de materiais Inbound sobre o assunto. O eBook “Tudo o que um ERP especialista pode fazer pela sua indústria”, por exemplo, foi baixado quase 4.500 vezes em menos de 4 meses, gerando leads qualificados para a equipe de vendas e compondo uma estratégia que atua em cada camada do funil de marketing.

4. Automação de marketing

O e-mail marketing é outra estratégia essencial para a divulgação de seu produto ou serviço, bem como para o seu pós-venda. Em conjunto a outras ações de marketing industrial, esse canal aproxima a sua marca de seus potenciais clientes e fortalece suas parcerias, construindo relações de longo prazo.

Mas claro, não é nada efetivo enviar e-mails aleatórios, sem um planejamento prévio, em dias e horários errados, sem uma base de contato segmentada, ou mesmo de forma manual. A partir de uma plataforma de automação de marketing, é possível tornar a sua estratégia de e-mails marketing muito mais assertiva, com ótimas taxas de abertura e engajamento.

Nós, por exemplo, somos parceiros da RD (Resultados Digitais), que além de apresentar uma ferramenta de automação de e-mails, posts e landing pages, também conta com um CRM para as estratégias e o acompanhamento pós-venda. Esse modelo de plataforma ajuda a sua indústria a otimizar o envio de e-mails e postagens, conforme os melhores horários, e para uma base de contatos bem estruturada. Assim, além de garantir maior assertividade, você também agiliza e facilita o trabalho da sua equipe de marketing, sem preocupações com problemas ou atrasos em atividades manuais.

5. Google Adwords

Por último, mas não menos importante, chegamos ao Google Ads. Depois de tudo o que comentamos nesse artigo, não há dúvidas de que a presença digital é indispensável para o marketing industrial, certo? Estar nas primeiras posições do Google é fundamental para consolidar esse posicionamento.

Já ficou claro que o seu potencial cliente busca por soluções na internet, e é inegável que ser encontrado primeiro é uma importante vantagem diante da sua concorrência. Assim, em conjunto a estratégias de SEO, a sua indústria não só pode, como deve, investir em displays e anúncios segmentados na maior plataforma de pesquisa do mundo!

Com um orçamento de mídia adequado e uma segmentação apropriada de palavras-chave, o Google Ads é um dos principais passos para a geração de novas oportunidades. Confira nosso eBook “Geração de Leads com Google Adwords” e entenda o passo a passo de como potencializar essa estratégia em seu plano de marketing industrial!

Para finalizar, é importante ressaltar que as ações de marketing offline não deixaram de funcionar para o mercado B2B. A participação em feiras, eventos e associações, o marketing direto e os anúncios em revistas especializadas, por exemplo, não devem ser descartados, mas sim compor um planejamento completo de marketing, capaz de atender aos desafios e objetivos da sua indústria.

A Agência Canna é especialista em marketing industrial e desenvolveu um programa exclusivo de marketing B2B no Brasil. Entenda como a nossa metodologia pode te ajudar a potencializar seus resultados!