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Por que contratar uma consultoria de marketing B2B?


jul. 31, 2020

Por que contratar uma consultoria de marketing B2B?

 

A frase que diz: “A propaganda é a alma do negócio” não poderia estar mais correta, afinal, sem comunicar os produtos e serviços, a marca não vende. Essa necessidade ocasiona a busca por uma consultoria de marketing B2B , acumulando várias dificuldades específicas que uma marca pode encontrar ao se comunicar com o seu público sem uma estratégia bem planejada.

 

 

No marketing digital ,a comunicação business to business tem as suas nuances e isso deixa os processos de criação de posicionamento de marca, definição da jornada de compra, persona e trilha de comunicação mais complexos quando comparado ao marketing B2C.

 

Ao oferecer os seus produtos ou serviços para outras empresas, é necessário encontrar as principais necessidades desse cliente, bem como entender quem são os tomadores de decisão. Por isso, podemos dizer que o trabalho em conjunto entre o cliente e a empresa de consultoria de marketing B2B é uma receita destinada a dar certo!

A seguir, nós elencamos 7 vantagens que esse trabalho em conjunto pode gerar para a sua marca, e os benefícios vão desde a credibilidade ao tão esperado retorno sobre o investimento (ROI)!

7 motivos para contratar uma consultoria de marketing B2B

1.    Aumento da quota de mercado (market share)

Market Share é a representação da “fatia de mercado” ou participação de mercado que uma marca conquista ao longo dos anos em comparação com os concorrentes.

Segundo Philip Kotler, considerado pelo Management Centre Europe “o maior dos especialistas na prática do marketing”, e listado em 2008 pelo Wall Street Journal como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios:  “Se as vendas de uma empresa crescme 5% ao ano, mas as vendas do setor crescem 10%, a empresa está perdendo participação no mercado, já que não acompanha o crescimento setorial.”

Nesse contexto, a consultoria de marketing B2B tem o objetivo de ajudar a sua marca a conquistar uma fatia maior do mercado e não apenas aumentar o seu lucro, visto que em médio e longo prazo o market share tem mais peso competitivo do que o crescimento estrutural da empresa.

2.    Fidelização de clientes

Uma das premissas do marketing digital é o que chamamos de encantamento dos clientes. Esse é um conceito que vai um pouco além da fidelização e visa uma comunicação antes, durante e pós-venda mais intensa, demonstrando maior autoridade da marca sobre o seu produto ou serviço comercializado.

Não se trata de fidelizar o cliente através de um contrato, mas sim estabelecer um relacionamento que encoraje o seu cliente a advogar pela sua marca, porque a sua empresa fez a diferença ao longo de todo o processo.

Uma empresa especializada na consultoria de marketing B2B tem o papel de ajudar a sua empresa a definir uma comunicação de autoridade de ponta a ponta, transformando os seus clientes em verdadeiros advogados da sua marca.

3.    Qualidade na comunicação da marca

A produção de conteúdo estratégico de marketing através do site, blog, e-mail, redes sociais e materiais educativos também são estratégias orientadas por uma consultoria de marketing B2B.

Profissionais especializados em marketing de conteúdo estão em constante capacitação para entender o público-alvo, interpretar a necessidade que gera os termos de busca e quais argumentos (gatilhos) são os mais eficientes para aumentar o tráfego em todos os canais, assim como otimizar as taxas de conversão através de uma comunicação eficaz.

4.    Falar com quem realmente importa (persona)

Uma das grandes vantagens que uma consultoria de marketing digital oferece é a definição de personas , o que possibilita a criação de um planejamento estratégico muito mais assertivo, oferecendo soluções e diferenciais que tornam a sua marca a melhor opção para esse público.

O maior benefício neste ponto é que a estratégia em si direciona e afunila a comunicação. Dessa forma, aumentamos a probabilidade de conversão porque direcionamos um discurso eficiente para o público certo.

5.    Dados mensuráveis (métricas)

Um dos grandes diferenciais que o digital trouxe para o marketing é a possibilidade de definir métricas, alimentar a base de dados de forma semiautomática, e analisar essas informações para criar estratégias de marketing cada vez mais assertivas para a marca.

A consultoria de marketing B2B tem uma função relevante nesse ponto: Fica a cargo dos consultores a definição e análise das métricas que impactarão nas estratégias com maiores resultados.

6.    ROI

O retorno sobre o investimento é o principal motivo que leva uma empresa a investir em uma consultoria de marketing B2B, mas não deve ser o único! Todas as vantagens que mostramos até aqui comprovam que, sem o marketing, a marca perde em muitos fatores e não apenas na questão financeira.

A melhor parte é que, quando as estratégias são bem aplicadas, o investimento é uma parcela muito pequena se comparado ao retorno, e o processo se torna exponencial, ou seja, gera mais possibilidades de conversão a cada ciclo.

7.    Ganhar perspectiva para inovação

O marketing digital é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que a empresa gera informação, ela recebe informação através da interação com o público e, assim, favorece a inovação. Isso acontece porque a empresa passa a entender com maior riqueza de detalhes o que o seu público procura.

Principalmente no meio industrial, compreender as novas demandas de seus clientes favorece a criação de novas soluções para o segmento, possibilitando que a sua marca se torne referência em um novo nicho de mercado.

Todas as 7 vantagens que abordamos até aqui são só a ponta do iceberg!

Uma consultoria de marketing B2B abre portas para o desenvolvimento da marca, crescimento da empresa, aumento da receita e a geração de empregos. São inúmeras as vantagens em trabalhar com quem realmente entende do assunto e nós podemos te ajudar com isso!

Com longa experiência no mercado B2B, a Agência Canna trabalha todos os dias para superar os maiores desafios de marketing de empresas nacionais e multinacionais, de diversos segmentos, combinando estratégias, criatividade, tecnologia e expertise.

Nosso propósito é contribuir com o crescimento e a lucratividade de negócios B2B, a partir da elaboração, execução e mensuração de projetos verdadeiramente alinhados com a marca. Entre em contato conosco e saiba quais vantagens a nossa consultoria de marketing B2B pode oferecer para sua marca!

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