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Automação de marketing: Ferramentas e estratégias para empresas B2B

Automação de marketing

Você envia seus e-mails marketing manualmente? Acompanha suas listas de contato em planilhas? Se preocupa com as postagens nas redes sociais da sua empresa diariamente? Bom, se você respondeu sim a uma dessas perguntas não pode deixar de ler esse conteúdo. Nesse artigo, nós vamos te explicar tudo sobre a automação de marketing para empresas B2B!

Primeiro, o que é automação de marketing?

A automação de marketing é, basicamente, uma estratégia com o objetivo de otimizar, automatizar e mensurar tarefas e fluxos de marketing, com foco na eficiência operacional e agilidade na geração e nutrição de leads.

Para viabilizar essas funções, existem plataformas e software projetados especificamente para o departamento e as organizações de marketing, capazes de englobar desde o envio e a segmentação de listas de e-mails marketing, até as postagens em redes sociais, criação de landing pages, automação de listas de contato e inbound marketing.

Dessa forma, essa estratégia simplifica e agiliza o trabalho da sua equipe de marketing em cada etapa do funil de vendas (atração > conversão > relacionamento > vendas > retenção), além de oferecer métricas e informações assertivas para as suas análises e tomadas de decisão!

Quando a automação de marketing é indicada?

De tendência para uma necessidade, a automação de marketing é cada vez mais utilizada por profissionais e empresas do mundo todo, de diferentes portes e segmentos, se fortalecendo especialmente no contexto B2B.

De acordo com o estudo State of B2B Marketing Automation, 53% das organizações B2B entrevistadas utilizam uma plataforma de automação de marketing, e outras 37% afirmam estar planejando a implementação da solução.

Os dois principais objetivos dessas empresas com a automação de marketing B2B são a geração leads de maior qualidade e o aumento da receita. Além disso, das organizações que já contam com a tecnologia, 82% concorda que a automação de marketing garante maior eficiência em suas ações, 79% afirma que a estratégia está gerando maior retorno sobre o investimento, e 76% conta que a ferramenta contribui com o pipeline de vendas.

Dessa forma, se você deseja replicar esses resultados no cenário do seu negócio, essa é hora certa de implementar uma plataforma de automação de marketing! Entenda todo o retorno que você pode garantir com essa estratégia e quais são as principais ferramentas utilizadas pelo mercado B2B!

Benefícios da automação de marketing para empresas B2B

1. Potencializa a aquisição de clientes

Desde a fase do pré-vendas, a automação de marketing pode te ajudar a atingir suas metas de oportunidades e fechamentos. Isso porque a estratégia de um conteúdo dinâmico e automatizado permite que a sua empresa conquiste uma base de contatos mais assertiva e agilize o ciclo de vendas.

Assim, essa estratégia é uma ferramenta indispensável para enfrentar o maior desafio do marketing B2B: a geração de leads. Aliás, segundo uma pesquisa divulgada pelo HubSpot, empresas B2B que contam com a automação de marketing conquistam até 451% mais leads qualificados.

Além disso, funcionalidades como o Lead Scoring contribuem para que a sua equipe identifique as melhores oportunidades para marketing e vendas e, assim, estabeleça ações em tempo real, a partir dos melhores caminhos para o seu fluxo de automação.

2. Otimiza a nutrição e qualificação de leads

Não basta atrair leads, também é preciso nutrir suas oportunidades, fechar negócio e fidelizar seus clientes, concorda? Uma ferramenta de automação de marketing pode contribuir com cada uma dessas etapas!

A partir da definição da sua Buyer Persona e uma segmentação coerente do seu mercado, você pode contar com uma plataforma para desenvolver, publicar e agendar materiais e conteúdos direcionados para cada fase do seu funil. Um e-mail marketing personalizado, por exemplo, pode aumentar a taxa de cliques em até 14% e a taxa de conversão em 10%, conforme aponta a pesquisa da Aberdeen.

Com isso, além de economizar tempo e otimizar o trabalho da sua equipe, essa estratégia garante o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade de suas listas!

3. Melhora o relacionamento com o cliente

A experiência do cliente é essencial para a retenção de oportunidades e, inclusive, para a consolidação da marca no mercado, especialmente no cenário B2B, em que os contratos costumam ser mais longos e com alto valor agregado.

Dessa forma, a comunicação próxima e consultiva é essencial para a fase pós-venda, e uma ferramenta de marketing pode te ajudar a tirar suas ideias do papel. Feedbacks, promoções e conteúdos ricos, por exemplo, podem ser encaminhados de forma exclusiva e automática para os seus clientes, economizando tempo e energia de seus profissionais.

Não à toa, a previsão é que até 2020, 85% dos relacionamentos com clientes serão gerenciados por plataformas de automação de marketing, conforme aponta o estudo realizado pela Gartner.

4. Fornece métricas e informações decisivas

Mensurar os resultados dos esforços de marketing é um grande desafio, mas a automação de marketing também vem para mudar esse conceito. Existem diversas plataformas que fornecem relatórios periódicos, com os indicadores mais relevantes para o acompanhamento de suas ações.

Todos os dados de seus leads, suas oportunidades e seus fechamentos são atualizados em tempo real e de forma automática, permitindo que você analise de forma mais fácil e rápida o ROI de seus projetos.

5. Otimiza os processos de marketing e vendas

Falhas no envio e na segmentação, atrasos e informações desatualizadas são muito comuns em empresas que não contam com uma ferramenta de automação de marketing. Mas esse não precisa ser o cenário do seu negócio!

Uma plataforma adequada permite que os profissionais de vendas e marketing B2B garantem processos e fluxos contínuos, com ações previstas de forma estratégica e antecipada. Assim, eles podem se concentrar em outras tarefas, como o planejamento e o desenvolvimento de novas campanhas, potencializando as estratégias multicanais de seu marketing digital.

Além disso, esse aumento de produtividade e agilidade, também possibilita uma equipe mais enxuta em seu departamento, reduzindo suas despesas com pessoal sem prejudicar a qualidade e eficiência de suas ações.

Ferramentas de automação de marketing: Qual escolher?

Agora que você já conhece o funcionamento e os principais benefícios da automação de marketing, pode estar em dúvida sobre qual ferramenta utilizar. Nesse ponto, a nossa dica é você avaliar qual plataforma que melhor se encaixa em seus processos de marketing e vendas, apresentando funcionalidades capazes de atender às necessidades e particularidades do seu negócio.

De fato, existem inúmeras opções disponíveis no mercado atualmente, então separamos as 3 principais opções implementadas por empresas B2B, levando em conta também a nossa experiência e, inclusive, o que aplicamos ao nosso dia a dia aqui na Agência Canna!

RD Station

O RD Station é uma ferramenta de automação de marketing desenvolvida pela empresa brasileira, Resultados Digitais, com alta adesão em agências e negócios nacionais, bem como em mais de 20 países.

Uma solução capaz de atender de forma completa tanto às necessidades do seu time de marketing, como os processos da sua equipe de vendas, o RD Station também disponibiliza um CRM, para o acompanhamento e a segmentação de seus leads.

Na área de marketing do RD, é possível programar e disparar e-mails marketing para todas as suas listas, otimizar os conteúdos de seu site, blog e landing page com foco em SEO, gerenciar as publicações em suas mídias sociais, configurar landing pages e formulários, além de acompanhar suas oportunidades com base no Lead Scoring, entre outras funcionalidades.

O plano mais básico de contratação do RD Station engloba todos os recursos essenciais para o seu marketing digital e custa a partir de R$369,00 por mês. Além disso, há também o Plano Pro, geralmente o mais escolhido e com valor intermediário, ou ainda o Plano Enterprise, com funcionalidades e insights avançados, custando a partir de R$1989,00 por mês. Para entender qual é a melhor opção para o seu negócio, conheça todos os planos e preços no site do RD Station!

HubSpot

A HubSpot é uma ferramenta reconhecida e utilizada por empresas B2B do mundo todo. Em complemento às funcionalidades comuns de automação de marketing, a solução da HubSpot também envolve um conjunto completo de software para marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Além disso, a plataforma oferece estratégias de Lead Scoring, opções inteligentes de teste A/B de e-mails marketing, dashboards e relatórios personalizados, acompanhamento de conversões em tempo real e funcionalidades de segmentação de listas com alta personalização.

Um bom diferencial é que a solução de CRM disponibilizada pela HubSpot é gratuita e pode ser integrada às outras ferramentas da marca. No entanto, o valor em dólares (a partir de $800,00 por mês para a contratação de funcionalidades similares às do RD Station), bem como a falta de suporte em português acabam prejudicando a adesão da empresa ao mercado brasileiro.

SharpSpring

Outra ferramenta completa para os seus processos de marketing e vendas é a SharpSpring. Presente em mais de 7.000 países e considerada a plataforma de automação de marketing mais bem avaliada do mercado americano em 2018, a solução conta com funcionalidades exclusivas de lead tracking, desenvolvimento de fluxos de marketing e estratégias de segmentação e nutrição que correspondem aos interesses de cada persona.

Como os valores e as soluções são customizadas para empresas e agências, vale agendar uma demonstração e solicitar um orçamento personalizado para avaliar adequadamente se a ferramenta se encaixa em seu budget de marketing!

Com certeza, uma dessas ferramentas atenderá bem às suas expectativas e necessidades de automação de marketing, mas para garantir resultados verdadeiramente assertivos é importante contar com uma equipe especializada em marketing B2B, e nesse quesito nós estamos prontos para te ajudar! Conheça a nossa metodologia e entenda como podemos te ajudar a enfrentar seus maiores desafios de marketing!