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Como criar seu funil de vendas B2B?


Apr 14, 2022

Como criar seu funil de vendas B2B?

 O funil de vendas B2B é a representação do caminho que o comprador B2B percorre até realizar uma compra. O principal objetivo de definir esse funil é acompanhar o processo de compra do consumidor, induzindo-o a fechar negócio, seja na compra de um produto ou adesão de serviço.

A indução do funil de vendas B2B é feita com a ajuda de conteúdos e materiais ricos, além de outras maneiras que são interessantes ao comprador. É exatamente por isso que o funil se torna um aliado de quem vende para outras empresas, já que contribui diretamente para que entendam o que o consumidor precisa.


Continue lendo o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

Quais as etapas do funil de vendas B2B?

O primeiro passo para criar um funil de vendas B2B é conhecer as suas etapas.

Topo

Também chamado de fase de aprendizado e descoberta, é aqui que o possível comprador procura por soluções para um problema que, às vezes, ele ainda não sabe que tem. Nesse momento, apresentar uma dor pode ser muito útil para que ele entenda que precisa resolver essa questão.


Não é hora de falar diretamente dos seus produtos ou serviços, mas mostrar que o problema pode ser, sim, solucionado.

Meio

Se sua estratégia de funil de vendas B2B estiver dando certo, a tendência é que o comprador avance para o meio do funil, estágio em que ele já identificou que tem um problema e quer solucioná-lo. É nesse estágio também que ele considera soluções.

Portanto, é fundamental mostrar ao comprador os benefícios que ele terá em resolver o problema com as soluções que você vai oferecer. Sem iniciar uma negociação direta, nessa etapa o comprador precisa ser conduzido para o próximo estágio e, assim, fechar negócio com você.

Fundo

Aqui, a abordagem é diferente. O comprador está pronto para ser contatado, já que possui todas as informações sobre seu problema e como solucioná-lo. Assim, está na hora da equipe comercial entrar em contato e apresentar um conteúdo mais aprofundado sobre a empresa, mostrando como funciona a solução e os seus resultados.

Funil de vendas B2B: como criar?

Agora que você já conhece melhor as etapas do funil de vendas B2B, está na hora de criar o seu. Para isso, confira o passo a passo abaixo, indispensável para criar um funil muito útil.


Conheça o perfil do seu público-alvo


Mapear e entender o perfil do seu público-alvo é importante para que você saiba abordar o seu público da forma certa e no momento adequado. Aqui, é fundamental coletar informações sobre as empresas, a área de atuação, entre outros.


Com um bom mapeamento do perfil, é possível criar uma estratégia personalizada.


Crie conteúdos ricos e relevantes


As estratégias de marketing digital B2B também estão diretamente ligadas à criação de materiais relevantes e ricos para o público. Afinal, é por conta desses conteúdos que sua empresa cria autoridade no mercado e faz com que o seu comprador te encontre no nicho.

Portanto, desenvolva ebooks, infográficos, artigos em blog corporativo e outros conteúdos para atrair o público-alvo.


Qualifique seus leads


De acordo com o estudo publicado em 2021 pela Hubspot, a geração de leads é uma prioridade para as empresas. Entretanto, de nada vale gerar leads se não souber qualificá-los adequadamente, afinal, essa é uma das melhores formas de fazê-lo avançar pelo funil.


Assim, é importante dedicar uma etapa na criação do funil de vendas B2B para a qualificação contínua dos leads, garantindo que uma maior quantidade converta e avance na jornada.


Tenha uma boa apresentação comercial


Para ganhar seu cliente, é importante ter uma excelente apresentação comercial, afinal, é como dizem: a primeira impressão é a que fica.


Mas para além de um material bem feito e apresentado, é importante ter uma excelente primeira reunião. Quando incluída no funil de vendas B2B, essa reunião permite que a abordagem seja mais assertiva e vantajosa.


Inclua ações que fidelizam o cliente


Apesar de, tecnicamente, o funil de vendas B2B finalizar no fechamento do negócio, sabemos que uma relação pós adesão/compra é fundamental para fidelizar o comprador.


Portanto, ter um suporte rápido e ágil, atendimento qualificado e outras formas de deixar o cliente satisfeito são uma boa pedida para fidelizá-lo.

 

Para expandir suas estratégias de marketing com métodos pensados para o funil de vendas B2B, fale com a Agência Canna, uma especialista em marketing digital B2B capaz de potencializar o crescimento das empresas.


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