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Saiba como fazer marketing digital B2B: 5 dicas para você começar


Dec 19, 2022

Saiba como fazer marketing digital B2B: 5 dicas para você começar

Se você nos acompanha por aqui há algum tempo, provavelmente já deve ter lido nossos conteúdos sobre o modelo de negócio B2B e como ele tem ganhado destaque pelo seus resultados de médio a longo prazo no mercado empresarial. Ser assertivo nas escolhas e saber como fazer marketing digital B2B é importante para se destacar no mercado competitivo. 


Por ser um segmento focado em empresas que vendem para outras empresas, o marketing B2B vem crescendo a cada dia no mercado nacional e internacional, como afirma a
pesquisa realizada pela Grand View Research. Segundo o estudo, foi constatado que, no ano de 2021, o mercado de e-commerce B2B atingiu o valor de USD 6,883.47 bilhões no mundo todo e a previsão é que esse mercado cresça anualmente até 19,7% até 2030.


O B2B é um modelo muito interessante e, nas mãos de quem sabe, pode se tornar um diamante bem lapidado, gerando muitos benefícios para as empresas que optam por esse tipo de investimento. Quando se trata de empresas vendendo para outras, é comum que marcas do mesmo segmento disputem entre si para se tornar distribuidoras e fornecedoras de outros comércios, e essa disputa é árdua, já que lidam com demandas muito consistentes e específicas. 


Os segmentos das empresas B2B são variados, "o céu é o limite". Vai de matéria-prima e insumo para a fabricação de produtos à serviços que viabilizam as operações de alguma indústria ou empresa. Saber
como fazer marketing B2B vai trazer uma solução eficaz para destacar a sua empresa em relação às outras que também possuem o mesmo objetivo. 


"Mas como começar a usar essa estratégia dentro da minha empresa?" Você pode estar se perguntando. Neste artigo, a Canna vai te apresentar algumas dicas de
como fazer marketing digital B2B e se destacar nesse mercado. Confira! 


Do que se trata o marketing B2B?


Para começar a entender como você vai implementar essa solução de marketing dentro da sua empresa, é importante primeiro compreender todo o conceito, para assim partir para a ação. O marketing B2B é um conjunto de ações estratégicas que envolve materiais ricos, artigos, mídia paga e vários outros materiais importantes, com a finalidade de ganhar autoridade no mercado do Business to Business e, por fim, vender para outras empresas. 


Para que um produto qualquer chegue até o consumidor final, é necessário entender toda a cadeia produtiva que é percorrida até se consumar nesse encontro. Quando estamos, por exemplo, em uma loja de roupas, talvez não façamos a menor ideia do processo que aconteceu até aquela peça chegar ali. 


São muitos os agentes envolvidos nesse processo operacional. Ainda no exemplo da loja de roupas, olhando o processo desde o início, conseguimos entender que a empresa fabricante precisou contar com um bom fornecedor (de confiança e credibilidade) para adquirir os seus materiais necessários para a fabricação do seu produto, como o algodão e outros tipos de tecidos. Mas como escolher um bom fornecedor?


É nesse cenário que o
marketing B2B entra: mostrar o porquê a sua empresa é a melhor opção na hora da escolha de um bom fornecedor. Nesse cenário que envolve muitos desafios, como a competitividade e os processos de decisões, é essencial contar com ferramentas e soluções que dêem destaque a sua empresa, fazendo com que ela seja reconhecida e vista cada vez mais. 


Vantagens do marketing digital B2B


Se a sua empresa está dentro da cadeia produtiva, ela necessita unicamente de marketing B2B. Essa fato, quando compreendido, faz total diferença na gestão de comunicação da organização. 


Para saber
como fazer marketing digital B2B em seu negócio, é necessário investir em uma empresa que consiga atrair os leads certos com materiais eficientes e bem completos. Tendo isto, a garantia de se ter vantagens significativas é certa. 


Vamos conhecer algumas das vantagens de investir em marketing B2B. 


Ganhar autoridade

O marketing B2B auxilia nos processos de vendas complexas com produtos mais específicos e muito nichados. Nesses casos, a busca por eles é realizada por quem entende bem do assunto e, comumente, por líderes desse mercado.


Com a estratégia certa de marketing digital B2B, sua empresa terá autoridade diante dos pesquisadores e compradores do nicho que você atende. 


Construir um bom relacionamento 

Com o marketing B2B, existe a possibilidade de construir boas relações com os clientes através de bons conteúdos que agreguem valor e conhecimento em suas empresas. Com isso, a sua empresa também irá gerar autoridade e credibilidade em todo o mercado.


Se você oferecer um bom serviço aliado a um bom conteúdo que venda (mesmo que indiretamente, como em alguns casos) esse serviço, isso impulsionará o desempenho da empresa compradora. E o resultado disso é confiança no trabalho da sua empresa e um vínculo relacional bem firmado. 


Ganhar visibilidade

Esse é um ponto importante quando se trata de B2B, já que os segmentos são bem específicos e precisam de um bom ranqueamento para se destacar. A visibilidade consiste em mostrar o quanto a sua marca é reconhecida entre o seu público-alvo. 


Com o marketing B2B, a empresa estará no "palco" constantemente, apresentando suas principais qualidades e todo o conhecimento que a sua empresa possui. Além disso, os diferenciais de sua empresa estarão em destaque, contribuindo assim para que os seus potenciais clientes conheçam e confiem em sua marca. 


Melhorar o processo de nutrição de leads 

Além de ser vista e possuir bons relacionamentos, a sua empresa também precisa avançar com suas vendas. Por isso, saber como fazer marketing digital B2B é essencial para o processo de nutrição de leads. 


Esse processo nada mais é que o momento onde os visitantes se tornam clientes. Mas, para que essa jornada seja assertiva e positiva, o visitante precisa reconhecer que o seu produto ou serviço é capaz de solucionar o problema que ele enfrenta. 


O marketing B2B então assumirá essa responsabilidade de convencimento, provando que a solução perfeita para o potencial cliente está na sua empresa. Com bons materiais, conteúdos completos e estratégias bem traçadas, o cliente será conquistado com mais facilidade. 


Passo a passo para implementar o marketing digital B2B 


Agora que você já sabe como fazer marketing digital B2B, conseguiu entender todas as suas características  e decidiu implementar essa solução na sua empresa, chegou o momento de anotar nossas dicas e partir para a ação. 


Confira nossa lista com 5 dicas para iniciar o projeto de marketing B2B na sua empresa:


1 - Defina sua persona

Com as personas bem definidas, sua empresa terá bons resultados com o marketing B2B, pois elas serão a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio. E criá-las não é um "bicho de sete cabeças", como muitos imaginam. 


Para formular suas personas, basta você identificar a personificação do seu público-alvo. Comece a levantar características importantes e consideráveis dessa personificação, como sua idade, ocupação, dores e necessidades, entre outras informações que vão te ajudar a mapear. 


Tendo isto, a equipe de marketing fará com que todos os materiais desenvolvidos sejam voltados para esse público. Com isso, a comunicação se torna mais alinhada e assertiva, facilitando o relacionamento. 


2 - Entenda a Jornada de Compra

A jornada de compra inclui três etapas importantes no marketing B2B: o reconhecimento, a consideração e a decisão. São nelas que o comprador passa, finalmente, para a fase de efetuar sua compra e, portanto, precisam estar no foco do marketing, com conteúdos e ações específicas para cada uma dessas etapas. 


Compreender esse passo a passo é importante para traçar a estratégia certa na hora de colocar em prática o marketing B2B. Com essas três etapas definidas, o material será mais específico, tornando a jornada robusta e completa. 


3 - Avalie bem os canais 

Compreender que cada ação de marketing B2B exige um canal de comunicação específico vai te ajudar a melhorar os resultados dessas ações, gerando mais leads e lucro. As empresas necessitam estar presentes em diversos canais para conseguir aproveitar o melhor de cada um deles a seu favor. 


Alguns canais importantes para o marketing B2B:

blogs; 

sites;

whatsapp;

e-mail;

chat de e-commerce; 

redes sociais.

Mídia paga


Uma boa avaliação dos canais disponíveis é de extrema importância para compreender as necessidades do seu público e o seu comportamento. Para realizar isso e obter um resultado ainda mais assertivo, a ajuda de especialistas também se faz necessária. 


4 - Monte um plano de comunicação 

Esse é o grande momento de criar, pensar e desenhar como sua empresa irá impactar o seu público com os materiais ideais. Nessa hora, uma boa estratégia é reunir seu time de marketing e apresentar todas as ideias, das mais clichês até as mais grandiosas, com o objetivo de criar um plano estratégico de comunicação assertiva. 


Dessa reunião sairá títulos de e-books, e-mails marketing de conversão, ideias de promoções, trilha de inbound marketing e por aí vai. As possibilidades são muitas e ter um bom time para executar todos os planos traçados é essencial. 


5 - Coloque o plano em ação

Com todas as estratégias e planos bem definidos, chegou o momento de agir! O mais importante é fazer para criar uma cadência e ser mais sistemático. 


Criar apenas uma ação isolada, não vai solucionar a comunicação do seu negócio. O seu marketing digital B2B precisa ser consistente e presente para garantir bons resultados. 


E para resultados ainda mais eficientes, sua empresa pode investir em uma equipe especialista que alcance todos os objetivos definidos. 


Invista em um time que entende do assunto!


Com uma consultoria de marketing B2B, sua empresa terá acesso a conteúdos excelentes para desenvolver sua marca, fazer sua empresa crescer e aumentar sua receita. Além disso, contar com uma boa equipe traz inúmeros benefícios, como a consolidação no mercado. 


A Agência Canna não só sabe
como fazer marketing digital B2B, como trabalha todos os dias para superar os desafios de empresas nacionais e multinacionais, de diversos segmentos, combinando estratégias, criatividade e tecnologia. 


Nosso propósito é contribuir com o crescimento e a lucratividade de negócios B2B a partir da elaboração, execução e mensuração de projetos verdadeiramente alinhados com a marca.
Entre em contato conosco e saiba quais vantagens a nossa consultoria de marketing B2B pode oferecer para sua marca!

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