This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Jornada do cliente: Como o lead B2B chega à decisão de compra?
10 de Maio de 2019 | Categoria: Marketing

Se você busca uma comunicação assertiva com o seu público e uma estratégia de geração de leads bem-sucedida, entender a jornada do seu cliente é um dos processos mais importantes. Afinal, sem conhecer os desafios, as necessidades e “dores” do seu lead, fica difícil gerar valor e empatia em qualquer abordagem.
Essa perspectiva está cada vez mais presente no cenário corporativo, seguindo as mudanças de comportamento do consumidor B2B, que está cada vez mais interagindo, aprendendo e pesquisando online.
Inclusive, um estudo realizado pelo Google demonstrou que a jornada do cliente B2B já começa online na maioria das vezes, apesar de acabar offline, a partir de uma reunião com o vendedor – especialmente no caso das indústrias.
Será que o seu negócio está preparado para acompanhar essa mudança? Você conhece todas as fases da jornada de compra do seu lead e já conta com estratégias de comunicação específicas para cada etapa? Nesse artigo, nós te explicamos tudo o que você precisa saber sobre esse processo no contexto B2B!
Como e por que mapear a jornada do cliente?
O mapeamento da persona, do mercado e dos estágios do seu potencial cliente no funil de vendas é o que deve direcionar seu processo comercial, bem como toda a sua estratégia de marketing B2B.
Para isso, é preciso conhecer a fundo as características, os critérios de avaliação e tomada de decisão, bem como o orçamento médio do seu lead. Isso também inclui fatores como grau de instrução, nível de conhecimento sobre a sua solução, porte e segmento, etc.
Dessa forma, é possível segmentar a sua abordagem, identificar um lead qualificado mais facilmente, além de agregar real valor ao seus usuários e suas oportunidades, com conteúdos relevantes e bem direcionados.

Como o processo de decisão de compra é mais longo e complexo no B2B, muitas vezes com alto valor agregado e dependente de uma longa hierarquia de influenciadores, a sua marca deve acompanhar o lead em todas as etapas, educando-o e ajudando-o a avançar em sua jornada.
Quais são as etapas da jornada do cliente?
Atualmente, 89% dos profissionais B2B pesquisam por fornecedores na internet. Desses, 71% iniciam a busca por termos mais genéricos e realizam em média 12 pesquisas no Google antes de se envolver com uma marca específica.
Esses dados apenas traduzem toda a jornada de compra específica desse mercado. No B2C, a compra é geralmente mais emocional e se estabelece por contratados de curta duração. Enquanto que no B2B, a decisão está fundamentada principalmente em informações precisas, soluções com alto desempenho técnico, contratos de longo prazo, garantias de qualidade e experiência do cliente. São essas características que tornam o processo mais longo, formado por diferentes etapas:
Aprendizado e descoberta
Toda a jornada do cliente B2B começa com uma fase de aprendizado e descoberta. Nesse primeiro contato, o lead ainda não tem real consciência de seu problema ou necessidade, e está apenas despertando o interesse sobre um tema, ou objetivo. Assim, este é o principal momento para capturar a atenção dele e se posicionar como um especialista no assunto.
Por exemplo: Sua empresa oferece serviços de auditoria e certificação de qualidade para indústrias. O seu lead que está na primeira etapa ainda precisa conhecer as certificações de qualidade importantes para o segmento em que ele atua, quais são os processos de inspeção da qualidade e como adequar suas atividades às normas técnicas, para então reconhecer a importância de uma certificação confiável.
Reconhecimento do problema
No segundo passo, o lead já possui um certo conhecimento sobre o assunto, e então percebe um problema ou uma oportunidade. Esse é o momento de ajudá-lo a reconhecer qual é a real necessidade dele, promovendo o próximo passo na jornada de compra: a consideração da solução que ele precisa.
Exemplo: O seu lead já entende quais são as normas que ele deve cumprir, mas percebe que seus processos não estão adequados, ou já estão mas precisam ser avaliados e certificados. Ele sabe que contar com uma certificação pode ser uma oportunidade para agregar confiabilidade para a marca dele e segurança aos processos de produção. Mas como conquistar isso?
Consideração da solução
Aqui, o lead já reconhece que tem um problema e precisa de um produto ou serviço capaz de solucioná-lo. Então, inicia o processo de busca e avaliação de fornecedores. Essa é a fase em que ele já compara características, funcionalidades, diferenciais, proximidade e usabilidade.
Exemplo: Seu lead compreende que precisa conquistar um certificado de qualidade e, assim, considera a contratação de uma empresa de auditoria para ajudá-lo nesse processo. Aqui, ele precisa reconhecer o seu negócio como uma oportunidade, uma solução assertiva para a necessidade dele.
Decisão de compra
Finalmente o seu lead chega à última etapa da jornada do cliente! Ele está pronto para decidir qual é a melhor solução e realizar a compra. Dessa forma, mais do que nunca é fundamental estabelecer uma relação assertiva e próxima, convencendo-o de que a sua empresa tem a melhor solução do mercado para as necessidades dele, com os diferenciais e as vantagens que ele busca!
Como direcionar a sua abordagem conforme a jornada do cliente?
Está difícil de visualizar na prática como direcionar seu conteúdo e suas estratégias?
Vamos a um exemplo diferente: uma indústria de tecnologia cria um blog corporativo, abordando tudo sobre o produto ou serviço que ela desenvolve, como as aplicações, vantagens e diferenciais. Será que isso é o suficiente para educar o lead dessa marca e promover a evolução dele na jornada de compra?
Depende… um conteúdo afunilado, com foco no produto e na solução, atinge apenas leads que já estão em uma etapa de consideração da solução e decisão de compra. E aqueles potenciais clientes que ainda não entendem realmente por que adquirir a solução e ainda não estão preparados para tomar essa decisão?
Ambos podem ser oportunidades, mas um precisa ser preparado e educado até que chegue o momento certo. Da mesma forma, existem visitantes que nunca se tornam leads, pois tratam-se apenas de concorrentes ou estudantes da área, por exemplo.
Uma ferramenta de automação de marketing, e uma estratégia de inbound marketing podem te ajudar na criação de conteúdos bem direcionados e no acompanhamento da jornada do seu cliente.
Além disso, uma equipe de pré-vendas pode segmentar seus leads de forma mais assertiva, poupando tempo e esforços de seus vendedores. Esse é um ponto importante porque um usuário pode responder à sua oferta e pode parecer qualificado, sem estar pronto ou sem ter o interesse de comprar a sua solução – assim, o acompanhamento do seu time vendas será irrelevante, além do mais, essa abordagem precoce pode prejudicar a escolha do seu lead pela sua marca!
Considerando tudo isso, nossas dicas são:
- Envolva sua equipe de vendas na revisão da jornada do cliente, para que você possa ter certeza de que ela se alinha à realidade que encontra todos os dias. Em outras palavras, certifique-se de entender o problema que seus compradores estão tentando resolver e as informações que eles buscam em cada fase de jornada, de forma a garantir que a sua marca esteja comunicando benefícios ou diferenciais realmente relevantes;
- O lead B2B se relaciona cada vez mais com outras empresas em blogs, portais e redes sociais, principalmente no LinkedIn. Não é à toa que a produção de conteúdo gera 3 vezes mais leads do que o marketing tradicional, e custa 62% menos, conforme aponta a pesquisa realizada pela Demand Metric. Portanto, invista em um posicionamento consistente nesses pontos de contato, levantando informações relevantes para cada etapa da jornada;
- O seu cliente chega à decisão de compra, mas seus esforços de marketing não param por aí. O pós-venda é um fator essencial para manter a sua carteira de oportunidades e fortalecer a sua marca no mercado.
Agora que você já sabe a importância de estar presente em toda a jornada de compra do seu lead, desde a fase de aprendizado e descoberta, até a tomada de decisão, considere dar início à elaboração de conteúdos ricos e direcionados para o seu público!
Aqui na Agência Canna, nós já desenvolvemos inúmeros materiais inbound especializados para indústrias e empresas B2B, e podemos te ajudar nesse processo! Conheça a nossa metodologia e saiba como podemos otimizar a sua geração de leads e potencializar a jornada do seu cliente!