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Redes sociais para empresas B2B: Como escolher e investir?

Redes sociais para empresas B2B: Como escolher e investir?

A crescente presença e permanência de usuários nas redes sociais em todo o mundo é indiscutível. A busca por entretenimento e informação nesses canais está entre as principais atividades do nosso dia a dia, independentemente de idade, gênero e classe social. Agora, será que vale a pena para um negócio investir em social media? Se sim, quais são as melhores redes sociais para empresas alinharem a presença da marca com os objetivos e o perfil do negócio? São essas e outras perguntas que vamos responder nesse artigo!

Por que investir em redes sociais para empresas?

Quem nunca se deparou com uma cena em que praticamente todas as pessoas à volta estavam no celular, mesmo em um evento social, um dia com a família ou um jantar com os amigos? Até parece que elas não estão realmente ali. Mas então onde elas estão? Provavelmente, nas redes socias!

Os brasileiros passam cerca de 3 horas e meia por dia nas redes sociais, de acordo com a pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social. Um número que coloca nosso país no topo do ranking de permanência nesses canais.

Pensando nisso, onde a sua marca deve estar? Onde o seu público está, é claro! No Brasil, ainda vemos algumas empresas B2B com a ideia de que as redes sociais servem apenas para o mercado B2C e que elas não podem contribuir de fato com o fortalecimento da marca ou a geração de leads no cenário business-to-business.

No entanto, nós podemos assegurar: é possível sim apostar em uma estratégia coerente e assertiva, de forma a garantir resultados verdadeiramente relevantes. Aliás, no contexto mundial, 87% dos profissionais de marketing B2B já usam redes sociais para empresas em seus esforços de marketing de conteúdo, de acordo com um estudo realizado pelo Content Marketing Institute, Essas plataformas oferecem uma maneira eficaz de promover a sua empresa, participar de discussões sobre o seu mercado e ouvir o que seus leads, clientes e concorrentes estão dizendo. Além disso, muitos de seus compradores utilizam as redes sociais como um mecanismo de busca, assim, é importante que eles encontrem o conteúdo que precisam e possam se relacionar de forma próxima com a sua marca.

Inúmeras pesquisas já comprovaram que cada vez mais leads B2B e B2C priorizam empresas que se relacionam bem na internet e possuem uma boa colocação nas redes. Um comentário positivo ou um comentário negativo na sua página, por exemplo, pode ser decisivo para a imagem do seu negócio.

No livro The Complete Guide to B2B Marketing, a especialista Kim Ann King ressalta que as redes sociais para empresas B2B podem ser usadas de forma estratégica para 3 objetivos principais:

Promoção da marca

As redes sociais podem ser um eficiente canal corporativo, promovendo notícias, eventos, webinars, novos conteúdos, artigos e posts relevantes para o seu público, de forma a gerar valor, empatia e proximidade.

Posicionamento no mercado

Além de te ajudarem a promover as mensagens da sua marca, as redes sociais podem ser um importante canal para promover a participação do seu negócio em seu nicho de mercado, abrindo espaço para discussões em grupos ou páginas, por exemplo.

Pesquisa e benchmarking

Nas redes sociais, você pode acompanhar de perto as estratégias utilizadas por seus concorrentes, os assuntos de interesse do seu setor, bem como menções, engajamento e oportunidades de novas abordagens.

Como escolher e se posicionar nas principais redes sociais para empresas B2B?

De acordo com o Content Marketing Institute, as principais redes sociais para empresas B2B são:

LinkedIn

A LinkedIn Company Page é a plataforma número 1 para o marketing B2B, reunindo profissionais, conteúdos relevantes e grandes empresas em um só canal.

A rede social tem foco no ambiente empresarial e permite a publicação de atualizações em formato de texto, foto ou vídeo, além de menções, compartilhamentos, participação de grupos de negócios, eventos, tópicos de discussão e associações.

Facebook

A página corporativa no Facebook é um importante canal para construir liderança, reputação e conexão com o seu público. Você pode aproveitar todos os tipos de conteúdo, além de criar eventos e convidar seus funcionários, clientes e parceiros para curtir a página da sua marca.

Instagram

Se uma imagem pode falar mais do que palavras, esse é o canal certo para construir uma comunicação próxima com o seu público! Uma verdadeira vitrine digital, o Instagram tem grande apelo visual e conquista cada dia mais usuários, não só de perfis pessoais, como também de empresas B2B e B2C.

A rede social é um ótimo espaço para o compartilhamento de fotos, vídeos e transmissões ao vivo sobre a sua marca e o dia a dia da sua empresa. Além disso, o perfil comercial permite o acompanhamento do perfil de seus seguidores, a análise dos melhores horários de publicação e a aplicação de um botão para contato na biografia da sua marca.

Twitter

Considerada a plataforma de “microblogging” mais popular atualmente, o Twitter permite que você promova a mensagem da sua empresa de forma simples e direta, além de servir como um amplo banco de dados sobre seus clientes, funcionários, parceiros, concorrentes e principais influenciadores do seu mercado.

Como otimizar a presença da sua marca em redes sociais para empresas?

Para garantir um posicionamento consistente da sua marca em todos os canais do seu negócio, se preocupe em:

  1. Definir uma persona para a comunicação da sua marca, de forma a gerar conteúdos assertivos e alinhados a uma estratégia;
  2. Utilizar conteúdo informativo para agregar valor ao seu público;
  3. Contar com recursos narrativos para engajar seus seguidores, como fotos, vídeos e depoimentos que contam a história da sua marca e o dia a dia da sua equipe;
  4. Acompanhar e responder os comentários em suas publicações e suas páginas;
  5. Certificar-se de que você não está apenas promovendo, mas também ouvindo e participando;
  6. Construir uma presença ativa em cada uma de suas páginas, com publicações recorrentes;
  7. Sempre incluir links para seus sites, blogs e outros canais em suas postagens;
  8. Utilizar palavras-chave e hashtags;
  9. Investir em estratégias de anúncios pagos e impulsionamentos de suas publicações, utilizando públicos segmentados;
  10. Definir e acompanhar metas e indicadores de marketing relevantes para as análises de suas páginas.

Ah, para construir uma presença sólida em redes sociais para empresas, também é importante considerar a utilização de uma ferramenta de automação de marketing e gerenciamento das redes sociais!

Cuidado com os desafios e as armadilhas

Segundo o relatório B2B Media Report, publicado em 2015 pela Brandwatch, mostra que apesar das empresas B2B estarem cada vez mais presentes nas redes sociais, em torno de 42% das páginas corporativas ainda estão subaproveitando o espaço no ambiente digital e permanecem sem movimentação e atualização adequada.

Uma das coisas mais difíceis de se acertar em redes sociais para empresas é a relevância e a qualidade – garantir que o conteúdo esteja relacionado com os objetivos e estratégia de marketing. Sem falar no monitoramento e na resposta assertiva a comentários, dúvidas e críticas de seguidores (sejam elas justas ou injustas).

Contar com estratégias e processos bem definidos é o primeiro passo para enfrentar esses desafios, e nisso nós podemos te ajudar!

Conheça a metodologia que seguimos para construir e transformar a presença de marcas no ambiente digital e entenda como podemos ajudar o seu negócio a se posicionar corretamente nas principais redes sociais para empresas B2B!