Por que contratar uma agência de marketing B2B?


13 de agosto de 2019

Por que contratar uma agência de marketing B2B?

Contratar uma agência de marketing B2B pode transformar a forma como sua empresa se conecta com o público, converte e cresce. Com essa parceria, você alcança uma estratégia mais alinhada com o comprador, gera leads qualificados e mantém um posicionamento claro. 


Se está avaliando a possibilidade de fazer essa contratação, veio ao lugar certo! Neste conteúdo, você vai entender como uma agência especializada pode fazer a diferença no seu negócio.


O que faz uma agência de marketing B2B?


Uma agência de marketing B2B foca em desenvolver estratégias para que uma empresa se conecte e faça negócios com outras empresas. Isto é, ela opera com foco no marketing B2B — o conjunto de ações para promover produtos ou serviços de uma empresa para outra.


O diferencial em contratar a agência especializada está na consideração das particularidades do mercado Business-to-Business. Assim, ela opera voltada para processos de compra mais racionais, com avaliação criteriosa de custo-benefício, maior envolvimento técnico e ciclos de negociação que podem incluir diversos tomadores de decisão.


Entre as entregas de uma agência de marketing B2B, podemos mencionar:

Área Entregas
Estratégia de inbound e outbound Planejamento de campanhas para atração orgânica e ativa, definição de funil de vendas, prospecção segmentada e nutrição de contatos qualificados.
Criação de identidade e comunicação (branding) Desenvolvimento ou atualização de logotipo, manual de marca, tom de voz, mensagens-chave e materiais institucionais.
Automação e nutrição de leads Configuração de ferramentas de automação, criação de fluxos de e-mail, segmentação de listas e envio de comunicações personalizadas para cada etapa do funil.
Geração de conteúdo técnico (blogs, e-books e webinars) Produção de textos otimizados para SEO, criação de materiais ricos para captação de leads, roteirização e organização de eventos online.
Gestão de mídia paga segmentada Criação, configuração e monitoramento de anúncios em plataformas como Google Ads e LinkedIn Ads, com foco em públicos corporativos específicos.
Análise de indicadores e otimização contínua Monitoramento de métricas de desempenho, elaboração de relatórios, identificação de oportunidades e ajustes nas estratégias para melhorar resultados.

Há agências de marketing B2B que são mais especializadas ainda, focando em nichos de mercado (como SaaS e indústrias) e segmentos (como marketing digital e marketing de conteúdo).


Qual a diferença entre uma agência de marketing B2B e B2C?


Se a sua empresa é B2B, contratar uma agência sem experiência nesse segmento não trará os resultados esperados, e pode inclusive prejudicar a imagem e a comunicação da sua marca.


A agência de marketing B2B


No marketing B2B, há diferenças em relação ao Business-to-Consumer (B2C). Portanto, as ofertas também se diferenciam, e a agência focada no B2B precisa saber operar nesse mercado. 


No Business-to-Business, as vendas são consultivas, baseadas em necessidades específicas e com aquisições em menor escala. As negociações têm maior valor agregado, em um modelo de contrato geralmente de longo prazo, decidido por uma ampla cadeia hierárquica.


Entender e saber operar nessa dinâmica é fundamental para gerar resultados positivos reais com as estratégias de marketing.

Por que contratar uma agência de marketing B2B?

Diferenças para a agência de marketing B2C


Enquanto no B2C, o foco de uma compra está em satisfação, economia e status, no B2B, a escolha de um produto ou serviço prioriza a eficiência, as características técnicas e o atendimento especializado. 


No Business-to-Business, o modelo de relacionamento, engajamento e retenção de leads deve considerar os interesses, os critérios e a estrutura das organizações que busca atender


Ou seja, a empresa pode até estar presente nos mesmos canais que as empresas B2C estão, mas a estratégia, a metodologia e a linguagem devem ser adequadas para o seu segmento.


Nesse sentido, contar com uma agência de marketing B2B especialista, que entende as particularidades do seu mercado, faz toda a diferença!


Por que contratar uma agência de marketing B2B?


Contratar uma agência de marketing B2B vai além de terceirizar campanhas. É contar com um parceiro estratégico que compreende as particularidades das negociações entre empresas e cria ações direcionadas para gerar impacto real.


A seguir, destacamos os principais motivos para contratar essa parceria essencial!

por que contratar uma agência de marketing B2B

Equipe de especialistas


Desde um anúncio de revista ou um post nas redes sociais até a identidade visual de uma marca, cada peça exige atenção estratégica no B2B. Quando falamos de marketing de conteúdo ou de uma campanha completa de inbound marketing, o contexto Business-to-Business também demanda estratégias de layout, conteúdo e abordagem diferentes.


Assim, não basta contar com uma equipe extremamente criativa, mas que não entende a proposta da sua marca. É preciso ter profissionais que realmente entendam do B2B.


Dessa maneira, o primeiro motivo para escolher a agência especializada em B2B é a experiência dos especialistas. Em conjunto ao conhecimento sobre as ferramentas certas para alcançar os seus objetivos, esses profissionais farão a engrenagem do marketing funcionar.


Foco no mercado B2B


Além da experiência e dos cases, a metodologia de trabalho de uma agência de marketing B2B também é um diferencial. Afinal, um time especializado já conhece as melhores estratégias e métodos para atender às demandas de marketing da sua empresa.


Ao contratar uma agência focada em B2B, você assegura maior agilidade e assertividade em suas ações, bem como o acompanhamento de metas e indicadores de marketing B2B que realmente façam sentido para o cenário e o momento do seu negócio.


Desenho da melhor solução


A partir da experiência e do foco no seu mercado, uma agência de marketing B2B está preparada para garantir o posicionamento e planejamento estratégico da sua marca. Isso acontece porque ela tem expertise para conduzir suas ações de marketing conforme seus objetivos.


Branding, geração de leads e experiência do cliente dependem de ações diferentes. E é com base nesse entendimento que uma agência especialista conduz sua estratégia de marketing B2B como um todo, seja com demandas de marketing digital ou marketing offline.


Como escolher a agência de marketing B2B certa para sua empresa?


Escolher uma agência de marketing B2B exige mais do que analisar portfólio e preço. É uma decisão estratégica que pode influenciar diretamente o posicionamento da sua marca, a geração de negócios e a competitividade no mercado. 


Por isso, o processo de seleção deve considerar tanto aspectos técnicos quanto a sintonia entre sua empresa e o parceiro escolhido. Veja importantes perguntas a se fazer antes de contratar a sua parceira.


A agência conhece o seu setor e tem experiência comprovada?


Uma agência B2B eficaz precisa conhecer o seu segmento a fundo, entendendo as demandas, desafios e oportunidades específicas. Avalie se ela já atendeu empresas do seu porte e setor, e se apresenta resultados reais — como aumento de leads qualificados ou expansão de mercado. 


Observe também se ela dispõe de equipe dedicada, com especialistas em áreas como conteúdo, mídia paga, design e análise de dados, garantindo a execução completa e integrada da estratégia.


O atendimento e a cultura da agência combinam com os valores da sua empresa?


O relacionamento com a agência será constante, por isso, busque parceiros que sejam transparentes, ágeis e comprometidos. É fundamental que a comunicação seja fluida, com trocas regulares de informações e alinhamento de expectativas. 


O fit cultural — valores, postura e visão — também deve estar em sintonia com o da sua empresa, fortalecendo a parceria e fazendo com que as estratégias desenvolvidas reflitam fielmente a identidade da sua marca.


Além disso, avalie:

  • A agência entende as tendências e inovações do seu setor?
  • Oferece soluções personalizadas e não pacotes genéricos?
  • Demonstra capacidade de integrar marketing digital e offline?
  • Apresenta clareza sobre prazos e entregas?
  • Possui certificações ou parcerias estratégicas no mercado B2B?
  • Tem processos bem definidos para aprovações e ajustes?
  • Consegue mensurar o impacto das ações no faturamento da empresa?


Se a resposta for sim a todas ou a maioria das perguntas, você encontrou a agência certa.


Pensou em agência de marketing B2B? Pensou na Canna — a 1ª agência de marketing B2B do Brasil


No mercado desde 2010, a Agência Canna é a primeira agência especialista em marketing B2B do Brasil. 


O foco de todo o nosso trabalho está em potencializar o crescimento e a lucratividade de nossos clientes. Assim, atuamos como parceiros estratégicos diante da competitividade e transformação do mercado. 


Com isso em mente, nós desenvolvemos uma metodologia exclusiva, direcionada para as principais necessidades de empresas B2B. Ela engloba métodos pioneiros no Brasil e estratégias multicanais para apoiar a sua marca em cada fase do seu projeto de marketing.


Clientes que se beneficiam dessa metodologia garantem:

Por que contratar uma agência de marketing B2B

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