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5 estratégias de marketing offline para o segmento B2B


mai. 29, 2019

5 estratégias de marketing offline para o segmento B2B

É indiscutível que o mundo está cada vez mais digital. A tecnologia tem transformado a maneira como nos relacionamos com pessoas e marcas. No entanto, a conexão pessoal, a proximidade e, como diz a expressão francesa, o “tête-à-tête” (cara a cara), não podem ser deixadas de lado, não é mesmo? Isso também vale para a comunicação de uma marca. O networking e a experiência do cliente podem sim contar com o apoio de ações e materiais fora do ambiente digital. Especialmente no mercado B2B, o marketing offlinenão só faz sentido, como faz toda a diferença.


Nos últimos artigos aqui do blog, nós temos comentado bastante sobre a jornada do cliente e a nutrição de leads B2B. Considerando as mudanças no comportamento desse mercado e uma jornada que cada vez mais começa online, mas termina no offline, hoje queremos te mostrar como você pode unir ações dentro e fora do ambiente digital para conquistar mais leads e oportunidades para o seu negócio! Vamos lá?


Ações de marketing offline que fazem diferença para o B2B


1. Materiais impressos



Parece básico, mas muitos empreendedores não contam nem mesmo com um cartão de visitas alinhado com a identidade e a comunicação do negócio!


Pense que todos os pontos de contato com o seu potencial cliente devem comunicar a mesma mensagem, e no caso dos materiais impressos não é diferente.


Quando o seu vendedor conta com um catálogo bacana para apresentar a sua solução, entrega a proposta em um timbrado e um envelope diferenciado e, ao final da reunião, deixa um cartão que tem a mesma identidade que os seus materiais, a imagem que você quer transmitir ganha força, potencializando a memorização e o valor da sua marca.


Portanto, considere que em um processo de decisão de compra tão longo, a atenção aos pequenos detalhes pode trazer grandes resultados para a sua abordagem comercial!


2. Brindes e embalagens personalizadas



Ainda sobre estratégias que promovem a lembrança da sua marca, a personalização de brindes e embalagens é mais uma ação de marketing offline indispensável no contexto B2B!


A forma como você entrega a sua solução também é um ponto de contato com o seu cliente e uma oportunidade de gerar diferenciação. Assim, vale sempre investir em embalagens criativas, que podem ser reutilizadas ou que se destacam pelo design.


Ah, e quando falamos em brindes e relacionamento, não nos limitamos a calendários e canetas, viu? O propósito aqui é surpreender e agregar valor, portanto, aposte em opções exclusivas e personalizadas, que possam estar presente no dia a dia de seu lead, cliente ou parceiro.


3. Releases e anúncios em revistas especializadas



Em um cenário de mercado composto por nichos técnicos e específicos, apostar em uma comunicação especializada também é uma grande oportunidade.


Assim, seja com anúncios ou releases, garantir que a sua marca esteja onde os seus potenciais clientes buscam por informações confiáveis promove a credibilidade e proximidade no relacionamento com o seu público.


Existem diferentes publicações atualmente que conquistaram relevância em seus nichos de mercado, em especial no setor industrial, e você pode aproveitar esse canal para contribuir com os aprendizados e as inovações nas áreas de atuação da sua marca.


Se você já tem um blog, pode aproveitar alguns de seus conteúdos para preparar releases e artigos com foco na publicação impressa, por exemplo, aumentando o seu alcance de forma estruturada.


4. Participação em feiras



Como as revistas, as feiras voltadas para o seu nicho de mercado também é uma ação de marketing offline que pode agregar muito valor ao seu negócio e à sua solução. Esse modelo de evento é ideal para atingir mais pessoas dentro de um grupo segmentado, que apresentam alto interesse em sua área e que, muitas vezes, estão em uma fase já avançada na jornada de compra. Sem falar no networking e a proximidade com o seu próprio segmento, é claro!


Unindo outras iniciativas de marketing offline, como os materiais impressos e os brindes que comentamos, em um stand diferenciado, a atração da sua marca se torna muito mais assertiva. Porém, vale ressaltar que além de ampliar sua rede de contatos, é essencial manter e nutrir esse relacionamento após o evento!


5. Produção de eventos



Já parou para pensar que planejar um evento exclusivo da sua marca pode te ajudar ainda mais na conversão das oportunidades que você conquista em outras iniciativas de marketing offline?


Além de expor a sua solução em uma feira, preparar um anúncio ou release para uma revista especializada, e criar brindes para seus leads, você pode preparar coffee breaks, treinamentos, demonstrações de produtos, in-house exibitions e muito mais para fortalecer o relacionamento com o seu público. Existem diferentes modelos de evento corporativo que fazem valer o investimento, e você pode começar pelo o que está dentro do seu budget de marketing B2B !


Apoio digital para marketing offline


Você já sabe que tanto o marketing offline como o online funcionam, então por que não unir as duas frentes para potencializar os resultados da sua marca? Desde projetos focados em geração de leads, até branding e experiência do cliente podem ser trabalhados em conjunto dentro e fora do ambiente digital.


O seu site pode contar com páginas que dão o input para a apresentação de seus catálogos na reunião entre seus vendedores e seus potenciais clientes, por exemplo. O seu release publicado em uma revista especializada pode atrair mais público para o seu blog. A divulgação do seu stand pode começar nas redes sociais, e a inscrição para o seu evento pode ser realizada a partir de uma landing page. E por aí vai… Afinal, quando somamos recursos e estratégias, a tendência é multiplicarmos nosso alcance e nossos resultados!



Para todas as estratégias, tanto no marketing offline como no marketing online, você pode contar com a Agência Canna! Especialistas em B2B, nós desenvolvemos serviços completos que atendem aos maiores desafios e objetivos desse segmento. Entenda o que podemos fazer pelo marketing do seu negócio !

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