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Indicadores de marketing B2B: Saiba como mensurar seus resultados

Indicadores de marketing B2B: Saiba como mensurar seus resultados

Nós já explicamos aqui no blog por onde você pode começar com o marketing B2B, como estabelecer seu budget de marketing e como segmentar leads qualificados. Se você vem colocando em prática todas as nossas dicas, com certeza está garantindo melhores resultados. Mas você sabe como mensurá-los? Nesse artigo, vamos direto ao ponto! Nós separamos os principais indicadores de marketing que podem te ajudar a acompanhar e a entender o retorno de seus esforços e investimentos de marketing B2B.

Nós dividimos as métricas em dois tipos: 1 – Métricas de canais e campanhas, que medem a eficiência e de suas ações em diferentes canais; 2 – ROI e atribuição de receita, que mensuram a contribuição de suas iniciativas de marketing para o fechamento de vendas e a lucratividade do seu negócio. Entenda quais números e indicadores você deve medir e como eles podem direcionar suas estratégias para novos resultados!

Indicadores de marketing

Canais e campanhas

Algumas delas até podem ser chamadas de “métricas de vaidade”, mas de fato garantem grandes insights sobre o posicionamento da sua marca e a assertividade da sua comunicação com o seu público-alvo. Aqui estão os principais indicadores de marketing para canais e campanhas, mas você pode definir quais são os mais relevantes de acordo com suas metas e seus objetivos!

Mídia paga: Número de impressões, taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC), custo total, posição média e porcentagem de tráfego que a campanha gerou para suas páginas.

Site e blog: Número de pesquisas, sessões e usuários, taxa de cliques e porcentagem de tráfego gerado a partir da pesquisa orgânica.

Redes sociais: Número de seguidores, curtidas e compartilhamentos, taxa de cliques em seus links e análise de sentimentos.

E-mail marketing: Número de assinantes e descadastrados, taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de cliques.

Inbound marketing: Número de visitas em suas landing pages, taxa de conversão e de downloads dos materiais, número de inscritos e participantes (no caso de demonstrações e webinars), leads e oportunidades, bem como o custo por lead (CPL).

Feiras e eventos: Número de oportunidades e leads gerados em seus eventos, custo médio por lead e número total de oferta e receita associada de todos os seus eventos.

Retorno sob investimento

Aqui estão os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Desempenho) mais importantes de suas campanhas de marketing! Será que estão valendo mesmo o seu investimento? Afinal, no cenário B2B, o número de curtidas no Facebook pode não significar um resultado tão significativo, em termos de negócio.

Os indicadores de marketing que podem demonstrar a relevância e a contribuição de suas ações para a sua receita e lucratividade são:

  • Número de leads e oportunidades;
  • MQL (Marketing Qualified Leads) e SQL (Sales Qualified Leads);
  • Custo por lead;
  • Proporção de leads x fechamentos;
  • Quantidade de receita proveniente de marketing;
  • Número de aquisição de clientes (cac) proveniente de marketing

Como mensurar esses indicadores na prática?

O primeiro passo antes de qualquer análise é, claro, estabelecer metas coerentes (desafiadoras e, ao mesmo tempo, realizáveis). Afinal, como saber se os seus resultados estão acima ou abaixo do esperado? Você pode fazer isso a partir de um benchmarking, por exemplo, considerando ainda os objetivos do seu negócio. Quanto mais souber onde você quer chegar, melhor será a sua rota!

Agora, para analisar e acompanhar suas métricas de marketing de forma prática e assertiva, é preciso estabelecer quais ferramentas irá utilizar, bem como a periodicidade e o nível de profundidade de suas análises.

Sobre a periodicidade, nossa sugestão é avaliar sempre os números mensais e ano a ano, já no caso dos blogs e redes sociais, vale um acompanhamento semanal também! Nesse processo, você pode contar com as ferramentas do Google, como o Analytics e o Search Console, bem como diversas ferramentas de automação de marketing.

Transforme seus indicadores de marketing em planos de ação

À medida que você aprende o que funciona e o que não funciona em seus canais e suas campanhas, é preciso também avaliar o que deve ser alterado ou mantido em sua estratégia de marketing digital online e offline. Se a consciência é mesmo curativa, o ato de medir, analisar e relatar esses dados é fundamental para tomar decisões mais assertivas e garantir cada vez melhores resultados.

Transformar os dados em insights que podem ser colocados em prática e que fazem a diferença para o seu negócio, realmente, pode ser um dos maiores desafios de seu processo de análise. Mas você pode contar com a gente em todas essas etapas! A Agência Canna é especializada em marketing B2B e possui uma metodologia completa para potencializar indicadores de marketing verdadeiramente relevantes para o seu negócio. Entenda tudo o que podemos fazer pelos seus resultados!