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Conheça as principais ferramentas para marketing B2B


mar. 24, 2023

Conheça as principais ferramentas para marketing B2B

No universo do marketing, é possível encontrar vários sistemas e softwares que podem ajudar na otimização dos processos. As ferramentas para marketing B2B, por sua vez, são essenciais não somente na otimização, mas em todos os processos de desenvolvimento de estratégias, execução de projetos e até em vendas.

Neste artigo vamos conhecer, dentre as principais estratégias de marketing B2B, as ferramentas mais utilizadas para automatizar os processos. Confira!


Inbound Marketing: automação de marketing


No Inbound Marketing, a estratégia principal é atrair o cliente ao invés de correr atrás dele, e os conteúdos são usados como uma "isca" para atingir um grupo específico de clientes. Nesse cenário, a automação de marketing é muito bem-vinda, pois ela torna possível colocar em prática toda a estratégia com muito mais assertividade. 

Com essa automação no Inbound Marketing pode-se viabilizar uma série de ações que seriam inviáveis ou impossíveis de realizar, como: 

  • agendamento de publicação de blog
  • qualificação da geração de leads e a nutrição deles
  • envio de e-mail marketing e de mensagens de WhatsApp 
  • criação de landing pages, formulários e pop-ups

Abaixo listamos algumas das ferramentas para marketing B2B na estratégia de Inbound Marketing:


RD Station 


O RD Station é uma ferramenta de automação de Marketing que reúne vários recursos para realizar uma estratégia de marketing eficiente e otimizada. Com ela, é possível fazer diferentes ações em um único lugar, com mais eficiência e produtividade.


A ferramenta usa como base a metodologia da Máquina de Crescimento, com funções para atração, conversão e relacionamento. Nela, também é possível analisar todos os resultados das ações e campanhas em relatórios unificados. 

Os planos são a partir de R$50 por mês. 


HubSpot


A HubSpot é uma plataforma completa com vários softwares e integrações que facilitam a unificação dos processos de vendas, gestão de conteúdo e atendimento ao cliente. A base dessa ferramenta está na tecnologia e no Inbound, tendo como objetivo transformar a maneira como as empresas de marketing desenvolvem suas estratégias para garantir os melhores resultados. 

Os produtos da HubSpot são divididos em softwares para: 

  • Marketing, com planos a partir de $800
  • Vendas, com planos a partir de $450
  • Serviço ao cliente, com planos a partir de $450
  • CMS, com planos a partir de $360
  • Operações, com planos a partir de $720


SharpSpring


A SharpSpring é mais uma ferramenta completa focada no Inbound Marketing que usa a nuvem para armazenar e otimizar os processos das empresas de marketing. Ela torna o ambiente perfeitamente integrado para facilitar a comunicação interna e com os clientes. 

Além disso, essa ferramenta possui uma função que autoriza a pontuação de leads e rastreia as visitas de páginas, dados demográficos e engajamento de apenas um link. No site, é possível solicitar uma demonstração gratuita do sistema.

Outbound e Sales Engagement: automação de vendas e prospecção


O Outbound Marketing, também conhecido como o marketing tradicional, é uma forma ativa de prospecção e aquisição de novos clientes. Essa estratégia é baseada em ações mais específicas e direcionadas à venda, com foco em se conectar com o público e estimular a conversão. 

A principal diferença do Outbound para o Inbound, é que no primeiro o objetivo é ir atrás do cliente, já no Inbound, como vimos acima, o cliente vai atrás da empresa. Um exemplo de estratégia Outbound é o telemarketing, que utiliza as ligações para apresentar a marca para pessoas que ainda não conhecem. 

Para essa estratégia dentro do marketing B2B, o uso de ferramentas de automação de vendas e prospecção é fundamental para desenvolver resultados mais assertivos. Abaixo listamos algumas das ferramentas para marketing B2B na estratégia de Outbound Marketing:


Ramper


O Ramper é uma ferramenta de Outbound que automatiza os processos de prospecção de vendas B2B e auxilia os vendedores para gerar mais leads em menos tempo. Essa ferramenta é focada em prospecção digital B2B e vendas mais humanizadas, fugindo um pouco do tão conhecido bot.

O modelo de negócios do Ramper é SaaS, que é baseado em número de usuários. Cada um dos usuários possui um número de créditos para enviar e-mails e capturar contatos no LinkedIn.

Seu planos são a partir de R$249 por mês.


Exact Spotter


O Exact Spotter é uma ferramenta de geração e gestão de leads (LRM), que foi desenvolvido para vendas complexas, que contemplam várias etapas em seu processo. O seu foco também  está em vendas B2B, que precisam de etapas de follow-up.

Essa ferramenta funciona como um guia para o time de pré-vendas, sugerindo rotinas de abordagens por e-mail e telefone, oferecendo mais assertividade na coleta de dados. Também é possível obter uma qualificação profunda de leads, através da segmentação por lead scoring. 


Meetime


A Meetime é uma ferramenta de vendas focada na automação do processo de Inside Sales, buscando identificar a dor do mercado perante a gestão de leads e a não conversão. Ela utiliza o método Sales Engagement, que usa cadências personalizadas que combinam pesquisa, ligação, e-mail e social-point. 

Essa ferramenta ajuda a otimizar e automatizar o trabalho do time de vendas através da prospecção, comunicação e gestão. Com suas funcionalidades como fluxo de cadência, templates padronizados e uma visão geral sobre prospecção e métricas, ela ajuda a aumentar a conversão e até a produtividade da empresa. 


Reev


A Reev é uma ferramenta de Outbound que auxilia nos processos e a organizar leads e seu fluxo de cadência de prospecção, utilizando Inteligência Artificial para processar dados. No processamento de dados, ela entrega uma análise completa sobre seu funil de vendas, a etapa em que cada lead se encontra, e propõe ações de vendas.

A Reev ainda oferece um canal de cursos, a Reev Academy, focados em especializar equipes de vendas.


ABM


ABM (Account-Based Marketing), é uma estratégia de marketing B2B  focada em contas já pré-definidas, ou seja, contas já selecionadas de potenciais clientes para campanhas de atração e relacionamento específicas e personalizadas. 

Com a ABM, a estratégia é totalmente direcionada para grandes contas potenciais, com o objetivo de ser mais específico e focar nos leads de alto valor agregado. De forma geral, a ABM cria uma lista de prospecção de perfil ideal de cliente para potencializar a estratégia de Inbound Marketing. 

Dentro dessa estratégia, encontramos outras ferramentas importantes, veja algumas delas: 


Harppon


O Harpoon é uma ferramenta SaaS que tem por objetivo simplificar a prospecção de grandes contas do mapeamento e definição de empresas para análise de dados e de retorno da estratégia.

Suas funcionalidades vão de mapeamento de contas a disparos e automação de e-mail. Os planos são a partir de R$2.900 por mês.


Maestro ABM


O Maestro ABM é uma ferramenta SaaS que auxilia as empresas em suas vendas B2B mais complexas por meio da estratégia ABM. Esse sistema ajuda da pré-venda ao pós-venda, oferecendo alinhamento entre as equipes de marketing, vendas e customer success. 

Além disso, ele organiza todos os processos envolvidos na negociação, assim como os pontos de contato em cada etapa, e em seu dashboard se concentra o resultado de todas as ações realizadas.


CRM


CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management", que na tradução livre significa "Gestão de Relacionamento com o Cliente". Essa estratégia de marketing B2B nada mais é do que uma gestão 360º, que engloba o setor de vendas, marketing, e atendimento. 

No CRM é possível armazenar todas as informações de clientes atuais e de potenciais clientes, como: nome, endereço, número de telefone, atividades, visitas a sites, ligações telefônicas, entre outros. 

Essa estratégia também viabiliza a utilização de uma lista completa de ferramentas tecnológicas, que auxiliam no uso assertivo das informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas. Vamos conhecer algumas dessas ferramentas:


RD Station CRM


O RD Station CRM é uma ferramenta que realiza o controle do processo comercial, centralizando todas as informações mais importantes para a gestão do funil de vendas. Um dos seus principais objetivos é facilitar a integração entre vendedores e leads, a partir da priorização de tarefas e da organização das etapas a serem percorridas.

 Essa ferramenta também permite o acompanhamento das metas de vendas. Além disso, com ele é possível visualizar em tempo real o status das negociações e verificar o histórico de interações feitas por e-mails, ligações e reuniões agendadas.


Nectar CRM


O Nectar CRM é mais uma ferramenta de CRM com foco em vendas B2B. O seu sistema tem funcionalidades que facilitam a gestão de leads e pipeline de oportunidades, além de análise de KPIs e extração de relatórios de desempenho.

Essa ferramenta também reúne funções para a gestão da operação diária de vendas como gerador de propostas, gerenciador de tarefas e compromissos, gravação de ligações, geração de formulários e timeline de feedbacks. Possui integrações nativas com soluções de marketing, ERPs, gateways VoIP e soluções de prospecção e cadência de e-mails.

Seus planos são a partir de R$399 por mês. 


Pipedrive


O Pipedrive é um CRM de gestão de vendas que possui a capacidade de atender a diversos perfis e segmentos de empresas entre pequeno, médio e grande porte. Uma de suas principais funcionalidades é permitir a construção do funil de vendas, atribuindo valores que indicam a probabilidade de ganho de um novo negócio e a projeção da data esperada para esse fechamento.

Essa ferramenta proporciona a criação de um banco de dados dos contatos realizados, permitindo o rastreamento das ligações telefônicas e o acesso ao histórico de e-mails enviados. Além disso, ela também oferece o acompanhamento de métricas personalizadas para análise relacionadas ao catálogo de produtos, à eficiência das atividades desenvolvidas pela equipe e ao desempenho de cada vendedor.


Customer Success


Customer Success, que em tradução livre significa "Sucesso do cliente", é uma estratégia que visa manter os clientes por mais tempo na empresa de marketing B2B. A ideia é focar em todos os processos, para que as entregas sejam realizadas de forma assertiva e funcional. 

Ou seja, nessa estratégia o foco é acompanhar a jornada do cliente para se ter êxito em suas metas e objetivos, com base em análises e métricas. E dentro dela, é possível utilizar várias ferramentas que ajudam na execução de suas atividades. Listamos algumas dessas ferramentas abaixo:


Zendesk


Zendesk é uma solução de atendimento ao cliente para empresas B2B que faz o acompanhamento do crescimento das empresas cadastradas. A ferramenta disponibiliza tudo em um só lugar, dando sincronia nos atendimentos e resultando em mais eficiência na tratativa com o cliente.

Essa ferramenta é indicada para startups, de pequeno a grande porte, que atuam em todos os segmentos de mercado. Seus planos são a partir de R$350 por mês. 


Zoho Desk


O Zoho Desk é uma ferramenta para atendimento do cliente com funcionalidades como omnicanal, autoatendimento e automação do fluxo de trabalho. Ele oferece também uma inteligência artificial que faz uma triagem proativa, analisa sentimentos do cliente e detecta anomalias no tráfego. 

Os seus planos são a partir de US$7 por mês. 


Como essas ferramentas serão úteis para o seu negócio?


Todas essas ferramentas podem somar e fazer com que sua empresa ganhe processos mais otimizados e automatizados, além de bons resultados para se destacar no mercado em todos os processos, como a execução de planejamentos, estratégias e SEO.

Além disso, as ferramentas para marketing B2B listadas aqui são algumas boas sugestões para implementar em sua organização, mas existem muitas outras que desempenham atividades mais específicas, como para marketing conversacional, redes sociais e mídia paga. Mas isso é para uma outra conversa. 

Se você se interessou em levar mais assertividade e produtividade para sua empresa e quer conhecer mais sobre o universo do marketing B2B, entre em contato com nosso time da Agência Canna!

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