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Por que é importante ter maturidade digital no B2B?


mar. 03, 2022

Por que é importante ter maturidade digital no B2B?

Em um mundo cada vez mais digital, as empresas estão se adaptando às diferentes formas de atrair e reter seu público. Nesse cenário, é fundamental que as empresas evoluam cada vez mais para obter o que chamamos de maturidade digital B2B.


Além de ser vantajoso para o público-alvo, que se beneficia com as estratégias, a maturidade digital B2B é igualmente benéfica para o público interno, para os profissionais e para os processos. Isso porque a empresa tende a crescer quando possui um nível elevado de maturidade, otimizando as etapas e trazendo vantagens para quem ali trabalha..


A avaliação da maturidade depende diretamente de múltiplos fatores, independentemente da metodologia escolhida pela empresa. As estratégias adotadas, por exemplo, podem ser consideradas um fator, mas não é o único. Novos processos internos e uso de ferramentas tecnológicas também são considerados fatores importantes.


Continue no artigo e entenda mais!


O que é a maturidade digital?


A maturidade digital é a capacidade da empresa de usar e aproveitar efetivamente as novas tecnologias e meios que envolvam o digital. Por isso, fazer um levantamento de processos que envolvam o digital e o desempenho da empresa nesse ramo é uma ótima forma de começar.


No mercado B2B, refere-se ao nível de sofisticação e prontidão de uma empresa em adotar e utilizar tecnologias digitais no contexto de negócios entre empresas. E pelo menos 68% das empresas já afirmam que estão mais digitais do que antes da pandemia.


Atualmente, existem alguns processos para calcular o Índice de Maturidade Digital (IMD), como o criado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Alguns pontos levados em consideração são número de visitas, volume de vendas, leads captados e campanhas digitais.


Maturidade digital: o B2B no mercado brasileiro


A maturidade digital no Brasil, principalmente no mercado B2B, cresceu exponencialmente nos últimos anos. Com o uso do WhatsApp Business, por exemplo, as empresas puderam ter maior contato com os clientes, facilitando a interação online, além de ser muito útil para a prospecção de leads, pela facilidade em mandar mensagem.


Mas para além de fortalecer a presença digital, a maturidade também está ligada com a presença física. Na verdade, ter maturidade digital está relacionado com o híbrido: o perfeito equilíbrio entre o digital e o físico.


No B2B, essa maturidade se faz tão importante para criar relacionamentos com seus clientes: outras empresas. Além de fortalecer laços e criar parcerias estratégicas, ter maturidade digital também é vantajoso para a autoridade da marca, fidelizar seu cliente e ele, consequentemente, fidelizar o cliente dele.


Afinal, um bom índice de desempenho digital permite que seu cliente te ache, te contrate e, assim, tenha excelentes resultados dentro da sua própria empresa.


Insights sobre a maturidade digital


A McKinsey, proprietária da ferramenta Analytics & Digital Quotient (A&DQ), fez uma pesquisa com 124 empresas consideradas de médio e grande porte e de diferentes setores, a fim de entender o processo de digitalização no Brasil e mensurar o IMD.


Para tal, a McKinsey levou em consideração 22 práticas de gestão separadas em 4 pilares.

maturidade digital

Na pesquisa, as empresas foram categorizadas em 4 grupos de desempenho, conforme seu grau de maturidade digital nas dimensões avaliadas. Isso permitiu que a McKinsey tivesse insights relacionados às questões de maturidade. Confira abaixo alguns dos principais.


Melhor desempenho financeiro


As empresas “Líderes digitais” (com pontuação acima de 51 na pesquisa) apresentam, além de uma boa presença no digital, um melhor desempenho financeiro. Essas empresas têm um crescimento do EBITA até 3 vezes maior se comparadas às demais empresas.


Desenvolvimento de práticas consideradas desafiadoras


O estudo apresenta 3 práticas mais desafiadoras para as empresas: estrutura organizacional, experimentação e jornada do cliente.


As empresas que mais pontuaram são as que reconhecem a natureza complementar das práticas, enquanto as demais, só desenvolvem as práticas de forma pontual.


A velocidade da transformação digital e a maturidade têm relação com o setor econômico a que pertencem


As transformações digitais estão completamente relacionadas ao aumento da maturidade.


No país, 3 setores se destacam nesse quesito: Telecomunicações e Tecnologia, Varejo e Serviços Financeiros. Isso pode ser explicado pela necessidade que esses setores têm em se adaptar às necessidades do consumidor, já que são os mais afetados pela mudança de comportamento do comprador.


A maturidade digital em processos internos


Trabalhar no ramo B2B não é uma tarefa fácil e demanda dedicação e até mesmo ferramentas especializadas.


Quando usamos mecanismos manuais ou processos que dependem 100% da mão de obra humana, muitas vezes perdemos um tempo precioso na produção. Nesse cenário, a maturidade digital também é protagonista como uma aceleradora de resultados.


Apostar em ferramentas que ajudem diretamente os profissionais a exercerem sua função não é inútil e isso contribui diretamente no crescimento do nível de maturidade digital de uma empresa, afinal, o interior e os processos também são parte fundamental para medir o índice.


Mas, indo além dos níveis de maturidade, contar com processos internos automatizados e otimizados ainda é muito vantajoso para a empresa. Isso porque a otimização aumenta a produtividade, acelera as demandas e permite que as tarefas sejam realizadas em um menor tempo.


E como muitos já dizem: tempo é dinheiro!


Para contar com estratégias que ajudem a aumentar sua maturidade digital e posicionamento no mercado B2B, fale com a Agência Canna!

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