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LinkedIn para B2B: Boas práticas para destacar o seu negócio

LinkedIn para B2B

O uso das mídias sociais para estratégias de negócio é uma opção cada vez mais adotada por organizações de diferentes segmentos e, quando falamos de empresas que vendem para outras empresas, o princípio não é diferente. Neste contexto, o LinkedIn para B2B vem se mostrando como uma das plataformas mais importantes para a criação de contatos comerciais.

Uma plataforma ideal para conectar profissionais e empresas do mesmo nicho de mercado, o LinkedIn é uma ferramenta estratégica para relacionamento e fortalecimento da sua marca, possibilitando que você compartilhe o seu modelo de negócio, o valor que suas soluções podem agregar ao seu segmento, bem como seus cases de sucesso, aprendizados e destaques da sua organização. Enquanto isso, redes como o Facebook e o Instagram atuam principalmente como vitrines para um produto ou uma solução.

Dessa forma, uma boa estratégia de LinkedIn para B2B pode trazer inúmeras vantagens, incluindo a construção da autoridade da sua marca e a geração de novos leads para o seu negócio. Neste artigo, nós separamos um verdadeiro guia para te auxiliar a implementar ações mais assertivas. Confira!

Por que usar LinkedIn para empresas B2B?

O LinkedIn é uma rede social cujo principal objetivo é criar e expandir relacionamentos profissionais. Assim, além da plataforma poder ser utilizada como meio para anunciar uma vaga, buscar e analisar candidatos, fazer parcerias e networking, ela também pode conectar negócios com potenciais clientes, especialmente no mercado business to business.

Para te ajudar a avaliar a importância do LinkedIn para empresas B2B, nós separamos os dados e as conclusões de uma pesquisa conduzida pelo próprio LinkedIn, com mais de 500 profissionais de vendas e compradores B2B no Brasil e no mundo.

O estudo teve como objetivo identificar as principais tendências imediatas e de longo prazo no que diz respeito ao mundo das vendas, bem como analisar como as redes sociais, de maneira geral, estão impactando os modelos de negócio. A pesquisa foi feita entre dezembro de 2019 e abril de 2020.

De acordo com a pesquisa, 57% das empresas brasileiras pretendem aumentar em 10% ou mais seu investimento em tecnologia de vendas, número que inclusive deixa o Brasil na frente de países com economias mais estáveis.

Não é só nos investimentos que as empresas brasileiras se destacam. Os compradores B2B do Brasil estão com 2,7 vezes mais disposição para interação digital do que para conversas tradicionais de vendas. 68% dos vendedores entrevistados elegeram as redes sociais como o canal de vendas com a maior taxa de conversão.

Esse número reflete também em como empresários brasileiros vem se capacitando. Em 2019, o tempo que os vendedores passaram expandido seu know-how no Linkedin Learning foi 3,5 vezes maior do que os profissionais de outras áreas no Brasil.

Como as estratégias de LinkedIn para B2B podem ajudar o meu negócio?

O LinkedIn é uma excelente plataforma para passar credibilidade do seu serviço ou produto. Explorar cases de sucesso, números de desempenho (que não sejam confidenciais, claro), receber recomendações ou ser mencionado por outras empresas que aprovaram o seu serviço são algumas das estratégias que podem transmitir maior confiança para seus novos parceiros.

Ainda sobre a pesquisa feita pelo LinkedIn para empresas B2B, quase 80% dos entrevistados afirmaram que sempre ou com elevada frequência seguem os clientes em potencial em suas redes sociais profissionais.

Uma das conclusões que a pesquisa chegou com relação ao perfil dos vendedores de empresas B2B é que aqueles que possuem melhor desempenho não só estão mais propensos do que a média a utilizar ferramentas de inteligência de vendas, como também estão significativamente mais predispostos a fazer isso no LinkedIn.

Vendedores de alta performance chegam a ser 50% mais predispostos a usar o LinkedIn Sales Navigator, e 19% mais propensos a usar o LinkedIn como principal fonte de dados.

7 Dicas para utilizar o LinkedIn em sua estratégia de negócio

A seguir, elencamos algumas dicas para contribuir com seu plano de LinkedIn para B2B. São práticas que podem ser colocadas em ação tanto a curto como em longo prazo, e que, quando conciliadas, são capazes de tornar a captação de leads muito mais assertiva!

1- Personalize sua página com a cara do seu negócio

A identidade visual da sua marca diz muito em relação ao seu negócio. Ela cria um vínculo e uma lembrança em seus potenciais clientes.

Com isso em mente, inclua um banner com imagens de alta qualidade, proporcionais ao tamanho exigido, e mantenha sempre sua página de produtos e a descrição de sua empresa atualizadas. Vale também utilizar palavras-chave para que seu público consiga encontrar sua LinkedIn Company Page com maior facilidade!

2- Desenvolva uma estratégia de conteúdo

Produzir conteúdos para sua estratégia de LinkedIn para B2B é uma excelente maneira de atrair clientes e criar um vínculo. Pense em posts que fomentem sua estratégia de inbound marketing falando sobre as dores que o seu produto ou serviço é capaz de aliviar.

Além disso, fale sobre as suas conquistas, os seus cases positivos, os resultados alcançados, projetos bacanas que você está oferecendo, políticas internas e externas.

Explore não só textos, mas vídeos, imagens, áudios. Use e abuse da criatividade!

3- Tome cuidado com o que vai falar sobre temas polêmicos

Sabemos que cada vez mais o posicionamento de marca está sendo cobrado por parte dos usuários. Ainda assim, é importante tomar cuidado ao tomar algum partido.

Evite entrar em discussões ou fazer postagens com conotação religiosa, política e partidária, ou outros temas que possam ser polêmicos e prejudicar a estratégia de negócios.

4- Invista no LinkedIn ADS

Principalmente se você está começando a trabalhar a sua marca no LinkedIn, uma maneira rápida de alcançar clientes é criar anúncios instantâneos. A ferramenta possibilita segmentar a publicidade por faixa etária, região, cargo, função, setor, entre outros filtros que vão ajudar a atingir o seu público-alvo.

Usando o LinkedIn ADS é possível gerenciar o custo de maneira rápida e fácil. Podendo começar e parar a hora que for mais conveniente e investindo o valor que mais se encaixa com o seu orçamento.

5- Siga páginas de empresas do seu segmento e portais de notícia

Para uma boa estratégia de Linkedin para B2B não basta apenas seguir clientes em potencial, mas também os seus concorrentes. Dessa maneira, sua rede vai ficar cada vez mais direcionada para o público que você deseja atingir, e de maneira orgânica você vai perceber os resultados.

Acompanhar portais de notícias é uma estratégia positiva também, principalmente se o conteúdo do publisher for do interesse do seu nicho. Compartilhe notícias que sejam relevantes para sua rede para conseguir maior engajamento.

6- Faça conexões e interaja com outros perfis

Uma das principais vantagens do LinkedIn é a possibilidade de fazer networking de maneira virtual. Acompanhar as discussões e interagir com potenciais leads ajuda a criar insights que podem ajudar tanto na sua estratégia de LinkedIn para B2B como, até mesmo, em melhorias nos produtos que você oferece.

7- Monitore seus dados

Assim como Facebook e Google Ads, o LinkedIn disponibiliza um dashboard com informações pertinentes a respeito do engajamento da sua redes, mostrando quem interagiu, visitantes na página, acessos, entre outras métricas.

O LinkedIn também oferece dados demográficos sobre os perfis que te acessaram, o que ajuda a afunilar e cada vez mais atingir o público-alvo.

As dicas trazidas são algumas das práticas que nós da Agência Canna colocamos em prática para nossos clientes em estratégias de marketing digital para B2B.

Se você tem interesse em expandir sua estratégia de LinkedIn para B2B, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco e veja como podemos personalizar uma solução para ajudar o seu negócio!