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Marketing digital B2B: Os 3 maiores pontos de atenção

Marketing digital B2B: Os 3 maiores pontos de atenção

Recentemente, nós falamos sobre transformação digital em empresas aqui no Blog, um processo cada vez mais evidente e que vem transformando como o segmento B2B se relaciona com o público, vende e atua diariamente. O marketing digital B2B é um dos caminhos que vem direcionando esse modelo de negócio, agregando todas as vantagens e oportunidades do mundo digital para a comunicação de diferentes marcas.

No entanto, não basta pegar qualquer estrada, sem saber onde quer chegar e qual a melhor rota, concorda? Essa analogia diz muito sobre a forma como empresas B2B encaram o marketing. Muitos profissionais definem ações sem estratégias e objetivos claros, e dificilmente chegam no resultado que esperavam.

Seus posts no Facebook ou no LinkedIn, seus artigos no Blog, seu site responsivo e suas campanhas de e-mail marketing, por exemplo, não trarão resultados relevantes sem uma estratégia fundamentada e alinhada com as necessidades da sua marca e do seu negócio.

Entenda quais são os pilares que devem estruturar suas iniciativas de marketing digital B2B, além de quais ações podem te ajudar a alcançar seus objetivos e a chegar mais longe!

Os pilares do marketing digital B2B

1. Geração de Leads B2B

Um dos maiores desafios e objetivos de marketing B2B é gerar leads qualificados, alcance, oportunidades e vendas. Essa também é a principal expectativa de seu departamento de marketing? Diferentes ações podem ser implementadas para potencializar seus resultados, incluindo mídia paga e marketing de conteúdo, no entanto, é essencial que elas estejam alinhadas com as particularidades de compra do seu segmento. Seus posts, e-mails, publicações e materiais devem seguir um planejamento concreto, que considera as etapas da jornada do cliente e compreende o longo processo de decisão do mercado B2B!

2. Branding

Para crescer e se fortalecer no mercado, a sua empresa tem apenas duas saídas: vender mais, pelo preço mais barato, ou se destacar diante da competitividade. Isso significa que a geração de leads não deve ser a única prioridade de negócios B2B.

Afinal, a base de qualquer marca é a confiança, especialmente no segmento B2B, em que os riscos, investimentos e as exigências são maiores. Assim, sua empresa precisa demonstrar a credibilidade e expertise que seu cliente busca, evoluindo de forma contínua.

Se você está em um período de lançamento de produto ou marca, mudança de nome e fusão entre empresas, ou percebe que a imagem e a comunicação da sua marca está defasada, ou incoerente com o seu objetivo de mercado, por exemplo, uma estratégia de branding é exatamente o que deve direcionar suas ações de marketing digital B2B agora.

3. Experiência do Cliente

O papel e as ações do marketing digital B2B não se resumem ao processo de compra. A retenção de clientes também está entre o principal desafio e necessidade de marcas B2B, viabilizando relações duradouras e novas vendas na própria carteira.

No entanto, poucas empresas investem realmente na experiência do consumidor. Ou seja, essa é uma grande oportunidade para agregar diferenciação à sua marca, estabelecendo um atendimento e uma abordagem personalizada, com ações de marketing pensadas para as necessidades e expectativas de seus clientes!

Estratégias de marketing digital B2B que dão resultados

Com seus objetivos de marketing digital B2B claramente definidos, conforme as necessidades atuais do seu negócio, é possível estabelecer ações verdadeiramente assertivas. Agora que você já sabe onde quer chegar, conheça alguns caminhos que podem te levar mais longe!

• Automação de marketing

Seja para a divulgação de um produto ou serviço, o relacionamento pós-venda ou a educação e comunicação com seus leads conforme a jornada de compra, suas campanhas de e-mail marketing são um dos canais mais assertivos, já que transmitem a mensagem da sua marca diretamente para a caixa de entrada de seus leads e clientes.

Enviar e-mails personalizados, em dias e horários estratégicos, para uma base de contato segmentada e construída a partir de suas próprias ações de marketing, garantem não só ótimas taxas de abertura e engajamento como resultados efetivos para seus objetivos de geração de leads, branding e experiência do cliente!

Conheça as principais ferramentas de automação para empresas B2B!

• Inbound marketing

Conteúdos ricos, como eBooks, webinars, guias e checklists, entre outros materiais para download, são decisivos para educar seus leads e ajudá-los a avançar no funil de vendas, bem como para agregar diferenciação para sua marca, gerando valor para as necessidades do seu público-alvo.

Assim, o inbound marketing, especialmente quando aliado a outras estratégias de marketing digital, é uma ação que contribui diretamente com seus diferentes objetivos de marketing, e gera resultados concretos para a sua marca, viabilizando ainda a construção de sua própria base de contatos e um banco de dados completo sobre o seu público.

Não à toa, essa já tem sido a abordagem de 75% das empresas B2B do mundo, conforme aponta o estudo State of Inbound 2015, do HubSpot!

Entenda como adequar o inbound marketing ao segmento B2B!

• Mídia paga

O tráfego orgânico é essencial, mas o investimento em anúncios bem segmentados pode potencializar ainda mais seus resultados de geração de leads, branding e experiência do cliente!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 94% dos compradores B2B realizam pesquisas online em algum momento da jornada de compra, e 75% utiliza as redes sociais como suporte para a tomada de decisão, conforme aponta o Hubspot. Assim, o Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads podem ser grandes oportunidades para movimentar seu tráfego, suas vendas e o engajamento do seu público!

Confira as principais estratégias de mídia paga B2B!

• Blog

Se posicionar a partir de uma estratégia de conteúdo relevante é ainda mais importante no segmento B2B, já que decisão de compra é principalmente influenciada por fatores técnicos e racionais, ao invés de emocionais e momentâneos, como no B2C.

Assim, um blog corporativo é outro caminho interessante para demonstrar propriedade, agregar valor para sua marca, manter um relacionamento duradouro e ainda contribuir com a jornada de compra do seu cliente de forma natural e assertiva, sem precisar exaltar sua empresa o tempo todo.

Saiba mais sobre o marketing de conteúdo B2B na prática!

• Redes sociais

As redes sociais integram a estratégia de marketing digital B2B de 87% dos profissionais desse segmento, de acordo com um estudo realizado pelo Content Marketing Institute.

Esses são os canais certos para promover a sua empresa, participar de discussões sobre o seu mercado e ouvir o que seus leads, clientes e concorrentes estão dizendo. Além disso, muitos compradores B2B utilizam as redes sociais como um mecanismo de busca para tomar a decisão de compra, como comentamos anteriormente.

Portanto, a partir de uma linguagem e estratégia de comunicação adequadas, publicações e interações nos momentos certos e um visual atraente para seus posts, as redes sociais são uma grande porta para se relacionar com o seu público, atrair novas oportunidades e se posicionar de forma estratégica diante dos concorrentes!

Entenda como se posicionar e engajar seu público nas redes sociais!

Bom, agora você já conhece os principais caminhos, passos e oportunidades em sua estratégia de marketing digital B2B. Conte com a gente para desenhar a melhor solução e colocar suas ações em prática! Conheça a nossa metodologia, desenvolvida com foco nos principais desafios do marketing business-to-business, e entenda como podemos te ajudar a potencializar seus resultados!