Blog

Agile marketing da teoria à prática

Agile marketing da teoria à prática

Que marketing é uma ferramenta essencial para a comunicação das empresas, isso todo munda sabe. Porém, cada dia mais, o mercado exige rapidez e eficiência dos profissionais com respostas rápidas às constantes mudanças de cenário. Como o próprio nome sugere, o agile marketing é uma metodologia ágil que visa potencializar a produtividade das equipes e conquistar melhores resultados.

Considerado um recurso flexível e prático, que se adapta à dinâmica do mercado, o agile marketing se baseia em um método cíclico de resolução de problemas que utiliza a subdivisão de tarefas menores. Esse procedimento oferece maior rapidez nas entregas, cada uma em seu respectivo ciclo, além de possibilitar um retorno operacional muito produtivo.

Dentre os benefícios que esse método oferece, estão a facilidade de responder às situações inesperadas e às dificuldades no andamento de projetos, entregar valor ao negócio do cliente, além de reduzir custos e aumentar a eficiência dos profissionais de marketing.

Criada inicialmente pela Tecnologia da Informação no desenvolvimento de sistemas, essa metodologia vem se expandindo no mercado e ganhando outros setores. No caso do marketing ágil, as ferramentas e os recursos dessa técnica foram adaptados para a área com o objetivo de otimizar a gestão de projetos e viabilizar uma estrutura segura e rápida para a conclusão de tarefas.

Além disso, a metodologia é embasada em 12 princípios que ajudam a minimizar os impactos e trazer maior flexibilidade na resolução de problemas causados pela volatilidade dos avanços tecnológicos.

Conheça os 12 princípios do Agile Marketing

Os 12 princípios do agile marketing seguem a mesma base do manifesto de metodologias ágeis. Por meio deles, são definidos passos que correlacionam a interação entre os indivíduos, o trabalho colaborativo com o cliente e a capacidade de resposta frente às mudanças. São eles:

  • Satisfação do Cliente

É importante que o cliente esteja presente em todas as etapas do projeto. Com a correria da rotina, eles acabam não participando dos processos de construção e criação, aumentando assim as chances de erro e insatisfação com os resultados finais.

  • Rápida resposta às mudanças

O marketing digital e outras ações relacionadas à comunicação precisam acompanhar as variações do mercado, por isso a necessidade de adaptação e flexibilidade, possibilitando rápida resposta às transformações.

  • Entrega de valor

Entregar valor aos projetos é fundamental, e para isso é preciso traçar uma estratégia que traga benefícios claros e concretos ao negócio do cliente. Mais do que cumprir com o escopo acordado, é preciso propor conteúdos e ações que tragam resultados efetivos, seja para redes sociais ou canais de comunicação como blogs, e-mails marketing, etc.

  • Colaborativismo

Dentro dos métodos ágeis o colaborativismo é um fator fundamental para o sucesso dos resultados. É preciso reunir diferentes profissionais como planejamento, vendas, conteúdo e design para elaborar e dar vida aos melhores trabalhos. Com o empenho da equipe, é possível realizar entregas mais assertivas e garantir o cumprimento de prazos.

  • Motivação

Não é nenhum segredo que profissionais motivados rendem mais, por isso, o agile marketing também prevê a importância de criar um bom ambiente de trabalho, capaz de incentivar a troca, a inovação e o aprendizado constante por meio de treinamentos, reuniões, entre outras ações de engajamento.

  • Comunicação Aberta

Para reduzir erros e problemas, é preciso diminuir a burocratização e aumentar a conexão entre as equipes. Dessa forma, a comunicação aberta é um ponto crucial na metodologia do agile marketing, garantindo que todos estejam engajados e atualizados sobre as constantes modificações do projeto.

  • Estratégias Funcionais

As estratégias funcionais precisam estar conectadas com a estratégia macro do negócio. Elas devem comunicar as metas de curto prazo, além de apresentarem todas as ações que necessitam ser executadas, com a consolidação das demandas, organização das atividades e etapas dos processos. Assim, será possível medir com antecedência os resultados e interações, além de verificar rapidamente se a equipe está no caminho certo.

  • Excelência na Execução

Prestar atenção nos detalhes é muito importante para garantir a excelência durante o processo de execução. Além disso, esse cuidado ajuda a diminuir as necessidades de refação e garante maior qualidade na entrega final.

  • Processos Ágeis

Um bom desempenho a longo prazo só é possível com processos ágeis e adaptáveis, que facilitem correções e alterações em curto prazo. Assim é possível manter o ritmo do trabalho e garantir uma produtividade constante.

  • Simplicidade

Quanto mais simples forem os processos e ações estabelecidas, mais rápidos e concretos serão os resultados obtidos. Além disso, você também evita retrabalho e não corre o risco de perder tempo e dinheiro com estratégias mirabolantes que não vão te levar a lugar algum.

  • Times Independentes

A metodologia do agile marketing conta com times autogerenciáveis que sabem, em conjunto, definir suas prioridades e avaliar os melhores caminhos para ganhar tempo e efetividade na conclusão dos projetos.

  • Avaliação Constante

O processo de avaliação constante é fundamental para obter uma análise rápida de todo o cenário e garantir que os trabalhos sigam no caminho correto. Além disso, por meio das métricas e dos dados dos projetos anteriores é possível rever estratégias e adequar ações, caso necessário.

  • Como aplicar o agile marketing na prática

O agile marketing pode ser uma ferramenta muito interessante para a estratégia de comunicação da sua empresa, e pode ser aplicado em diferentes frentes como os projetos de marketing digital, mídias sociais, estratégias de conversão e vendas, entre tantas outras. Além de oferecer maior fluidez e rapidez para as ações, ele também vai favorecer a tomada de decisões em um curto espaço de tempo. Em resumo, o agile marketing é aplicado na gestão da comunicação através de medidas organizacionais e procedimentos estratégicos, como por exemplo:

  • Atribuir maior importância às interações e ao capital humano;
  • Estar disposto e aberto a executar alterações nos projetos;
  • Adquirir estratégias práticas e eficientes;
  • Focar em uma relação próxima e colaborativa com os clientes;
  • Contar com métricas e KPIs para avaliar o desempenho do projeto;
  • Reagir às mudanças ao invés de focar apenas no plano inicial.

O ritmo acelerado e a grande concorrência exigem que as empresas estejam conectadas e atualizadas, adaptando constantemente seus modelos de negócios as demandas do mercado.

Na Agência Canna, nós seguimos os princípios do Agile Marketing para garantir o atendimento aos prazos e às necessidades de nossos clientes. Especialistas em marketing B2B, nós compreendemos os desafios desse segmento, e estamos preparados para elaborar estratégias verdadeiramente alinhadas com a dinamicidade e as particularidades do seu negócio.

Conte com a nossa equipe para alcançar resultados de forma ágil!