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Como gerar engajamento nas redes sociais

Como gerar engajamento nas redes sociais

Aumentar o engajamento nas redes sociais é o desejo de toda empresa que trabalha com esse tipo de estratégia. Porém, para alcançar este objetivo, é preciso que a marca conheça bem o seu público alvo, saiba criar conteúdo relevante. que realmente gere interesse, e entenda como direcionar seu marketing digital.

Ainda hoje, muitas organizações acham que criar um Facebook ou uma conta de Instagram e LinkedIn para divulgar os produtos e serviços da empresa é o suficiente, mas não é bem assim que as coisas funcionam!

Segundo o Social Media Trends 2019, uma pesquisa que analisa o panorama das redes sociais no país, cerca de 96,2% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais, mas apenas 42,1% delas já contabilizam mais de 3 anos de uso das plataformas. O estudo também mostrou que entre os principais benefícios apontados pelos gestores estão a divulgação da marca, enquanto o engajamento é considerado importante por menos de 45% dos entrevistados.

Neste post, vamos te dar algumas dicas de como você pode trabalhar melhor esses pontos e conquistar maior engajamento nas mídias sociais da sua organização!

Qual a importância do engajamento para a sua empresa?

O trabalho das empresas com as redes sociais vai muito além de postar a foto de um produto ou compartilhar um meme engraçado, ou pelo menos deveria ser. Mais do que estar presente nesses canais, é preciso traçar um plano eficiente, adequado a cada rede social, e que realmente gere resultados para o seu negócio.

Engajamento é qualquer relação ou comunicação da sua marca com o usuário, e isso pode acontecer por meio de uma curtida em algum post, comentário ou até mesmo no compartilhamento de algo que foi publicado. As empresas precisam entender que estão falando com pessoas reais, inclusive os negócios B2B, e mais do que comprar um produto ou adquirir um serviço, os clientes querem se relacionar com as marcas!

Para criar e manter o engajamento nas redes sociais, é preciso oferecer algo relevante e entender que esta não é uma ação pontual ou sazonal, mas sim um ciclo contínuo que necessita de cuidado e atenção constante. Dessa forma, é essencial conhecer o comportamento do público, saber o que ele busca e como a sua marca pode ajudá-lo, mantendo um diálogo próximo e personalizado.

Como promover o engajamento nas redes sociais da sua marca?

É sempre importante entender que, apesar de existirem orientações gerais que podem ajudar todas as marcas, cada empresa é única, e possui públicos e objetivos distintos. Por isso, vale lembrar que mesmo as redes sociais possibilitando uma abordagem mais leve e interativa, é preciso saber o que seus seguidores estão buscando.

Agora, com base nesse conhecimento, confira as dicas que separamos para você melhorar o engajamento da sua marca e, assim, se aproximar do seu público e do seu mercado!

Conteúdo e curadoria

Conteúdos relevantes são parte essencial dessa estratégia, e não é exagero falar que o marketing de conteúdo é indispensável na aquisição de leads! Planeje uma curadoria que interesse e instigue o público a acompanhar as suas redes sociais, agregando valor e construindo posts que atendam às diferentes etapas da jornada de compra do seu cliente. Além disso, ofereça informações para possíveis problemas ou interesses dos profissionais que consomem seus serviços ou produtos!

Rotina de publicação e ferramentas de automação

Independentemente do número de fãs e seguidores das suas redes sociais, é muito importante manter uma rotina de publicação. Equilíbrio e objetividade são palavras-chave… não precisa inundar suas redes com posts, mas também não deixe ela sem atualizações frequentes.

Para cumprir esse cronograma, aproveite as ferramentas de automação que te permitem gerenciar diferentes canais ao mesmo tempo e programar postagens, além de mensurar e medir as taxas de engajamento.

Impulsionamento e segmentação

De nada adianta fazer o post perfeito e manter uma rotina frequente de publicação, se o seu público não está vendo esse conteúdo. Cada rede social tem os seus algoritmos de ranqueamento e compartilhamento.

O Facebook, por exemplo, mostra na timeline do usuário as páginas com as quais ele mais interage. Ou seja, se você publicar o material em um horário que o seu consumidor não está ativo na plataforma, as chances dos seus posts serem vistos são menores.

Com os recursos de impulsionamento das postagens fica mais fácil de impactar os usuários do seu interesse, mas esse recurso deve ser usado da forma correta. É importante valorizar bem o conteúdo do post que será promovido e você também pode usar a segmentação de públicos para aumentar ainda mais as chances de conversão. Tudo isso precisa ser bem planejado, para que a sua empresa consiga realmente obter resultados positivos.

Vale reaproveitar também alguns conteúdos relevantes, como os evergreen, (atemporais ou conteúdos perenes) que já foram publicados, fazendo uma atualização do post. Além disso, não deixe de acompanhar o que os seus concorrentes estão postando e o tipo de estratégia utilizada no mercado do seu setor para as redes sociais.

Agora que você já tem as principais dicas para gerar engajamento nas redes sociais, pode começar hoje mesmo a aplicar essas ideias em seus canais virtuais. Quer uma ajudinha nessa tarefa? Entre em contato com a nossa equipe e veja como a Agência Canna pode ajudar a impulsionar seus resultados de social media!