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Design UX: O que é e por que sua marca deve fazer?

Design UX: O que é e por que sua marca deve fazer?

Falar sobre Design UX vai muito além da discussão sobre como construir uma interface intuitiva e amigável, é necessário colocar o usuário no centro de toda a estratégia, compreender o que ele está buscando, suas dores e necessidades, e assim estabelecer uma relação positiva com ele.

A cada dia, as marcas são mais cobradas por seus consumidores a respeito da forma como atuam no mercado, seus propósitos, as causas que estão engajadas e o tipo de produto e serviço que disponibilizam.

Além disso, com o avanço das tecnologias e o uso cada vez maior dos recursos mobile, como smartphones e aplicativos, os hábitos de consumo mudaram, tanto para as pessoas (B2C) quanto para as empresas (B2B).

O mercado ficou mais rápido e imediatista, e consequentemente as marcas precisam acompanhar esse movimento. O Design UX é um dos meios que viabilizam essa adaptação e trabalham com foco nas experiências e emoções dos usuários, propondo interfaces que conectem tecnologia e funcionalidades avançadas com as necessidades do público-alvo, tudo isso de forma fácil, rápida, intuitiva e funcional.

Entenda o que é Design UX

Design UX é a abreviação de User Experience ou Experiência do Usuário, na tradução literal para o português. A área de ux ou os ux designers são responsáveis por conectar o produto ou serviço de uma empresa com a realidade do seu público, transformando a jornada de compra virtual em um processo mais objetivo e agradável.

Por meio de estudos, pesquisa com usuários e testes de usabilidade, é possível entender como o consumidor se sente ao utilizar um sistema, registrando pontos importantes para a elaboração de um produto, que pode ser tanto um site, como um aplicativo ou programa.

O design de interface também conhecido como UI Design, é uma solução complementar ao Design UX. É ele que transforma todas as análises captadas pelo UX em um sistema real, criando alternativas funcionais e estéticas para tornar os canais mais acessíveis e interativos.

De forma resumida, o UI Design cuida da relação entre o usuário e a interface, enquanto o Design UX mede e analisa como essas interações são realizadas e impactam emocionalmente o consumidor.  A experiência do usuário é foco em todo o processo de UX e é ela que irá determinar cada passo ou atitude tomada frente a um projeto.

Vale a pena investir nessa estratégia?

Segundo levantamento da Dimension Data, 92% das empresas que investem em UX Design identificam um crescimento na fidelidade do consumidor. Diante disso, reinventar a marca para atender melhor é essencial.

É preciso cuidar de todos os pontos de contato com o usuário e investir em ações que ajudem na construção de um relacionamento real com o cliente, trazendo-o para o universo da empresa e mantendo-se mais próximo do universo dele também.

Oferecer uma boa experiência nos canais virtuais pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Para isso, é preciso investir em uma interface que influencie positivamente a jornada de compra do consumidor, e o web design é responsável por garantir a efetividade desse processo. Além disso, o Design UX ajuda a mapear as etapas de criação e desenvolvimento dos projetos, agregando valor e facilitando o monitoramento das ações.

Como aplicar Design UX para as marcas B2B

Para implementar o Design UX em seu negócio, é preciso fazer uma análise criteriosa de todo o projeto e adotar algumas etapas de inserção e sustentação que garantam a correta aplicação das ferramentas. Confira algumas dicas sobre ux design para você começar hoje mesmo:

Crie uma persona

Comece pelo básico; defina a persona da sua marca! Antes de iniciar qualquer projeto é preciso responder perguntas básicas sobre o seu cliente, de forma a entender melhor o comportamento do profissional que compra ou contrata seus produtos e serviços, prevendo pontos relevantes na hora de guiar a decisão de compra.

Uma persona B2B representa o perfil detalhado do seu consumidor, ou seja, o perfil ideal do cliente e principal foco das ações de marketing do seu negócio.

Responda às seguintes perguntas:

  • Quais são as empresas que consomem a sua marca?
  • Quais seus interesses?
  • O que elas procuram?
  • Qual o perfil dos profissionais envolvidos na decisão de compra?
  • Quais são suas preferências de compra?
  • Com qual tipo de conteúdo que esses profissionais interagem?

Trace a jornada do usuário

O Design UX deve ser realizado com base na experiência do cliente, para isso é preciso tomar como ponto de partida estudos e análises concretas sobre a persona para construir um passo a passo efetivo. Vale lançar mão da ajuda de um designer de interação que faça o trabalho para você. Esse tipo de projeto deve ser minuciosamente estruturado por profissionais e especialistas que possam agregar insumos ao processo e traçar uma jornada de compra assertiva.

Monte protótipos e faça testes

Nesta etapa, é preciso fazer um rascunho geral e entender de forma visual como o protótipo vai ficar na prática. É hora de desenhar a cara do site, app ou programa, trazer as referências de arte e conteúdo e definir quais elementos vão ajudar as pessoas a completarem suas ações ou efetuarem uma compra.

Para criar um UX eficiente, é importante sempre lembrar do sentimento do usuário com relação à jornada que ele realiza pela interface, por isso a necessidade de fazer testes e monitorar para entender como o seu cliente está se relacionando com a plataforma.

Você pode fazer pesquisas de experiência do usuário antes mesmo do lançamento, ou montar uma versão informal do teste A/B e enviar para amigos e parceiros, com opções diferentes de ações e fluxos de navegabilidade. Quando os visitantes se sentirem bem ao navegar no site ou app da sua empresa, aí sim seu projeto estará concluído e conseguirá contabilizar maiores chances de conversão!

Design UX é sobre a experiência do usuário, essa estratégia visa oferecer a melhor jornada de compra e ajuda a marca a ser mais assertiva em suas ações, aumentando assim as chances de venda. Não adianta uma empresa dizer “migrei para ux” se a sua proposta não estiver clara para o cliente nos canais de interação, não oferecer interfaces e processos amigáveis que proporcionem respostas rápidas e simples de serem executadas.

Agora que você já sabe a importância do Design UX para a sua empresa, agende uma reunião com a nossa equipe e veja como nós podemos ajudar a sua marca a colocar em prática todas essas ideias!