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O futuro das estratégias de marketing B2B com base em números

O futuro das estratégias de marketing B2B com base em números

Se tornar uma referência: esse é um dos maiores objetivos de qualquer marca, e também de qualquer pessoa, concorda? Seja no âmbito profissional ou pessoal, buscar a diferenciação e o reconhecimento é um processo instintivo, quase uma questão de sobrevivência – especialmente no caso de um negócio. Agora, o que muitas vezes esquecemos é que antes de nos tornarmos uma referência, o primeiro passo é aprender com as melhores referências… e isso também se aplica às suas estratégias de marketing B2B!

O mercado e o marketing estão em constante evolução, e estar à frente de todas as tendências e inovações é realmente um desafio. No entanto, acompanhar indicadores, números e cases de sucesso é um bom caminho para fundamentar e estruturar suas estratégias de marketing B2B de forma mais assertiva. Sua marca está pronta para 2020?

O que considerar em suas estratégias de marketing B2B para 2020?

O comportamento do cliente B2B

Futuro do Marketing

Você já deve ter notado que o marketing B2B vem se transformando por completo nos últimos cinco anos. Isso porque tanto o comportamento do cliente B2B como o processo de compras B2B estão mudando a cada dia.

Assim, é essencial que a sua marca evolua ao mesmo passo, considerando uma realidade em que tomadores de decisão são cada vez mais jovens e, na geração do milênio, o relacionamento entre marcas e clientes deve ser repensado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 73% dos compradores B2B desejam uma experiência de compra personalizada, cada vez mais semelhante ao consumidor final. Além disso, tempos de resposta mais rápidos e uma disponibilidade 24/7 estão entre os fatores mais relevantes para esse público.

Futuro do Marketing

A venda de porta em porta, as ligações frias e as longas reuniões de contratação não terão mais espaço em suas estratégias de marketing B2B para 2020!

A maioria dos profissionais já avançou 67% da jornada de compra antes da primeira reunião com um representante da equipe de vendas, realizando uma média de 12 pesquisas online para buscar por um produto ou serviço. Consequentemente, o funil de vendas também já não segue uma estrutura tão rígida, ganhando dinamicidade em um processo de decisão cada vez mais longo e complexo.

Formatos e abordagens

Futuro do Marketing

Um estudo realizado pelo Content Marketing Institute já apontou que 80% dos tomadores de decisão B2B preferem obter informações sobre uma marca a partir de artigos ao invés de anúncios. A tendência, claro, é que essa abordagem seja cada vez mais determinante no processo de vendas.

Inclusive, cerca de 91% por cento dos profissionais de marketing B2B investem em marketing de conteúdo, e 40% já afirmou que pretende aumentar o dinheiro e o tempo dedicados a essa estratégia em 2020.

Portanto, apostar em um blog, em uma campanha de inbound marketing, e na distribuição de conteúdos relevantes para o seu público-alvo deve ser a prioridade em suas estratégias de marketing B2B para o próximo ano!

Futuro do Marketing

É indiscutível, o relacionamento nas redes sociais é um ponto de contato cada vez mais importante para marcas B2B. O que antes era uma estratégia característica do marketing B2C, em 2020 também será determinante para a relação comercial entre empresas.

De acordo com o Content Marketing Institute, cerca de 84% dos profissionais de marketing B2B utilizam canais de distribuição pagos, como Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube atualmente. Apenas 33% está no Instagram, mas as previsões é que esse cenário mude no próximo ano.

Agora, quando o assunto é geração de leads B2B, o LinkedIn se mantém na posição de liderança, se mostrando até 277% mais efetivo do que o Facebook, por exemplo.

Futuro do Marketing

81% dos profissionais de marketing utilizam o e-mail como um dos principais formatos de conteúdo para a nutrição de leads B2B.

Nos próximos 12 meses, o canal deve manter o destaque entre as estratégias de marketing B2B, evoluindo à medida que surgem novas ferramentas de automação com funcionalidades de agendamento, personalização e segmentação.

Futuro do Marketing

Uma tendência que não pode estar fora do seu radar em 2020 é o crescente uso da pesquisa por voz nos mecanismos de busca. Atualmente, cerca de 40% dos adultos realizam pelo menos uma pesquisa por voz diariamente, a previsão é que esse índice aumente significativamente no próximo ano.

Essa mudança impacta diretamente na forma como o seu conteúdo é avaliado e ranqueado pelo Google, que já está considerando essa transição nos algoritmos para analisar a autoridade e a relevância das páginas. Portanto, mantenha esse novo formato de pesquisa em mente para construir títulos, artigos e materiais mais assertivos em 2020!

Futuro do Marketing

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre a crescente tendência dos vídeos na comunicação digital de marcas tanto B2C como B2B! O YouTube é o 2º maior buscador da internet, ficando atrás apenas do Google.

No Brasil, 9 em cada 10 usuários da plataforma acessam vídeos com o objetivo de aprender algo novo. Para grande parte do público B2B, especialmente àqueles que atuam no setor da tecnologia, esse é o formato de conteúdo mais útil e provável de ser compartilhado.

Ou seja, essa é a oportunidade ideal para ensinar seus leads e clientes sobre seus produtos e serviços, sobre a sua marca e sobre o seu mercado, impulsionando a jornada de compra!

Suas ações de marketing B2B estão no caminho certo?

Bom, agora você já está à par das principais estratégias de marketing B2B que devem ser priorizadas em 2020, mas antes de pegar toda essa nova bagagem e sair correndo atrás de maiores resultados, é preciso dar um passo para trás!

Entender o cenário atual da sua marca, analisando as oportunidades e os gargalos de suas estratégias de marketing digital, é fundamental para traçar o melhor caminho e preparar adequadamente para o que está por vir.

Pensando nisso, disponibilizamos um diagnóstico gratuito para a sua marca chegar ainda mais longe em 2020! Solicite agora o seu diagnóstico:

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