Blog

Geração de leads B2B: 5 Insights para sua estratégia

Geração de leads B2B

Gerar leads qualificados é o maior desafio, e também principal objetivo de negócios B2B. Uma estratégia assertiva deve estar focada em oportunidades reais e, com isso em mente, queremos ir direto à prática hoje! Confira 5 dados reais que podem direcionar e fundamentar o seu projeto de geração de leads B2B!

5 Principais estratégias de geração de leads B2B com base em números

93% das empresas B2B dizem que o marketing de conteúdo gera mais leads do que as estratégias de marketing tradicionais (Marketo, Forbes)

O marketing de conteúdo já deixou de ser uma tendência e se mostrou uma ferramenta essencial para a geração e nutrição de leads. Isso porque essa estratégia é capaz de aproximar o público da marca de forma relevante, agregando valor e ajudando o lead a avançar nas etapas da jornada de compra.

Inbound marketing, blogs e redes sociais podem representar grandes oportunidades a partir de um projeto alinhado com as necessidades e o perfil do lead. Nesse caminho, uma pesquisa realizada pela DemandMetrics aponta que o marketing de conteúdo pode gerar até 3x mais leads do que outras abordagens de marketing, custando 62% menos!

Entenda como elaborar um projeto de marketing de conteúdo focado em vendas B2B!

Mais de 80% dos leads B2B gerados pelas mídias sociais vêm do LinkedIn (Oktopost)

O LinkedIn é a principal rede social para networking e compartilhamento de conteúdo relevante entre marcas e profissionais. A plataforma tem justamente a proposta de conectar pessoas e empresas com os mesmos valores, objetivos e áreas de atuação, tornando-se um canal extremamente assertivo para a comunicação business to business.

Não à toa, 91% das empresas B2B utilizam a LinkedIn Company Page para compartilhar conteúdo corporativo, e 81% conta com a rede social para lançar novos produtos, conforme aponta o estudo realizado pela Social Pilot.

Entenda como gerenciar uma LinkedIn Company Page de forma estratégica!

93% dos processos de compra B2B começa com uma pesquisa online (Pinpoint Market Research)

Sempre falamos aqui no blog sobre o processo de transformação digital em empresas B2B e esse dado apenas demonstra essa mudança na prática. Cada vez mais, o processo de decisão de compra do segmento B2B é influenciado pelas plataformas e estratégias de marketing digital.

Assim, investir no posicionamento da sua marca entre os primeiros resultados de busca do Google e outros sites de pesquisa é primordial em um projeto de geração de leads B2B.

Além disso, 50% das consultas são feitas em smartphones, e esse percentual cresce cada vez mais. Conte com as melhores estratégias e tecnologias para potencializar a presença da sua marca no ambiente digital e potencializar a sua geração de leads B2B.

Anúncios em rede de pesquisa, displays e impulsionamento de conteúdos são apenas alguns exemplos que podem ser utilizados. Independentemente do formato que escolher, a chave para o resultado de suas campanhas está na personalização e segmentação de suas ofertas, bem como na autoridade e relevância da sua Landing Page ou página de destino.

Conheça as principais oportunidades de mídia paga no marketing B2B!

96% dos visitantes que acessam seu site ainda não estão prontos para comprar (Marketo)

Essa estatística é perfeita para comprovar na prática a importância da nutrição de leads, especialmente no segmento B2B, em que o processo de compra é geralmente longo e dependente de uma ampla cadeia hierárquica.

Esse conceito parte do mesmo princípio que a pirâmide de Chet Holmes e os estudos da jornada do cliente. Uma estratégia sólida de geração de leads B2B deve trabalhar cada etapa do funil de vendas, com materiais voltados tanto para a fase de aprendizado e descoberta do seu lead, como consideração da solução e, por fim, a tomada de decisão.

Descubra como educar e nutrir seus leads para impulsionar a decisão de compra!

79% das empresas com melhor desempenho usam a automação de marketing há três anos ou mais (Pardot)

A prospecção ativa é importante, mas a automação de marketing é essencial para potencializar e agilizar o trabalho das equipes de vendas, possibilitando ações antecipadas, planejadas e estratégicas, sem sobrecarregar a rotina dos profissionais de marketing e vendas com processos manuais.

Além disso, a automação de marketing é uma ferramenta indispensável na construção de uma base de contatos sólida, o acompanhamento do lead, e a construção de fluxos segmentados para o seu público.

Conheça as 3 principais ferramentas de automação de marketing para empresas B2B!

E então, conseguiu tirar bons insights para a sua marca? Atualmente, você já trabalha alguma dessas estratégias de geração de leads B2B? Caso tenha alguma dúvida sobre como implementar e otimizar essas e outras ações, pode contar com a gente!

Entre em contato com um de nossos especialistas em marketing B2B e saiba como podemos ajudar o seu negócio a alcançar novos resultados!