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Projeto de marketing B2B: Contratar uma agência ou fazer internamente?


ago. 07, 2019

Projeto de marketing B2B: Contratar uma agência ou fazer internamente?




Se você está lendo esse conteúdo é porque já sabe a importância de contar com um sólido projeto de marketing B2B para potencializar seus resultados e fortalecer sua marca, não é mesmo? Neste momento, você deve estar se perguntando se realmente vale a pena contratar uma agência de marketing, e se é a hora certa de realizar esse investimento, acertamos?

 

Bom, essa é a dúvida de muitos gestores que estão dando início a um projeto de marketing B2B, mas nesse artigo nós separamos os principais pontos de atenção que você deve considerar para tomar uma decisão assertiva para o seu negócio!

Possibilidades e alternativas para iniciar um projeto de marketing B2B

Com base em nossa experiência, percebemos que há três modelos básicos para a condução de projetos de marketing em empresas B2B:

1) Terceirização de todas as estratégias da marca para uma agência de marketing, que fica responsável por todo o gerenciamento das estratégias, enquanto a empresa as responsabiliza apenas pela validação e aprovação dos materiais;

2) Terceirização para uma rede de prestadores de serviço especializados, com gestão das estratégias centrada na empresa ou em uma agência de consultoria. Nesse caso, cada tipo de serviço é prestado por profissionais ou empresas diferentes;

3) Gerenciamento totalmente interno das estratégias e das atividades de marketing B2B, a partir de uma equipe completa de marketing.

Independentemente da escolha que tomar para o seu negócio, é importante ressaltar que todas as ações e todos os materiais devem passar por uma fase de aprovação interna, garantindo que as iniciativas estejam alinhadas com seus objetivos e os valores da sua marca!

Dessa forma, contratar um analista ou responsável por marketing é fundamental para o dia a dia de suas estratégias de marketing digital e offline, possibilitando que as informações e as ações fluam de forma muito mais ágil e eficiente.

 

E isso podemos dizer por experiência própria! Quando um cliente não conta com nenhum apoio de marketing, sem um profissional dedicado a levantar novas ideias e validar todo o trabalho que a agência ou a rede de fornecedores realiza, é comum que o projeto de marketing B2B trave e, consequentemente, que o valor das iniciativas não seja reconhecido pela diretoria da empresa.

 

Como tomar a melhor decisão para o seu projeto de marketing B2B?

1. Momento e objetivos da sua empresa

Para definir qualquer estratégia para o seu planejamento de marketing, é preciso entender o cenário atual do seu negócio, a presença da sua marca no mercado, sua infraestrutura disponível, bem como suas necessidades e previsões. Algumas perguntas que podem te guiar nesse processo de decisão são:

  • Você deseja melhorar os resultados de sua empresa com urgência?
  • Você conta com infraestrutura capaz de acomodar uma nova equipe?
  • Seu departamento de RH pode fazer essa seleção de profissionais adequadamente?
  • Sua empresa já realiza ações de marketing internamente, mas os resultados não atendem às expectativas?
  • Sua marca já possui uma presença digital, mas sente que é o momento de iniciar um projeto de marketing B2B integrado?
  • Seu conhecimento sobre as estratégias de marketing digital e suas ferramentas é mínimo ou nulo?
  • Tem dificuldade de estabelecer a persona da sua marca e ainda não tem clareza sobre como atingir seu público-alvo?
  • Tem dificuldade em estabelecer métricas e interpretar seus resultados de marketing para transformá-los em melhorias?

Para onde essas perguntas podem te levar? Bem, quanto mais completas forem suas necessidades e perspectivas de marketing, mais completa deve ser a sua equipe, ou a sua agência! Para te ajudar a ter uma ideia de como e por onde começar o seu projeto de marketing B2B, confira o artigo que preparamos sobre o assunto!

2. Gerenciamento do projeto

A ilusão de que apenas um profissional de marketing pode dar um jeito em todas as iniciativas do departamento é outro erro comum em empresas do mercado B2B. Geralmente, o “carinha” ou a “mocinha” do marketing acaba sendo responsável desde pela criação de campanhas de e-mail marketing, até as postagens nas redes sociais , os artigos no blog, os anúncios no Google, as artes dos materiais impressos e tudo mais que o departamento de vendas ou a diretoria precisar.

O resultado? Boa parte de todo o esforço de marketing será incompleto, amador ou não trará os resultados esperados! E isso não é exatamente uma crítica, ok? A realidade é que nenhum profissional consegue ser especialista em todas as áreas, nem dar conta de inúmeras iniciativas de marketing em sua rotina. É para isso que existe o trabalho em equipe, como em qualquer outra área de conhecimento!

Você pode decidir implantar seu projeto de marketing B2B com uma equipe interna, mas é importante entender que você precisará, no mínimo, contratar um profissional de design, um de conteúdo, um de mídia e outro de planejamento e gerenciamento das ações.

Além disso, uma agência de marketing ainda pode trabalhar em conjunto à sua equipe, trazendo materiais completos e consultorias sobre as áreas que não são a especialidade de seus profissionais, por exemplo.

O ponto principal é: sem clareza sobre o escopo e as responsabilidades de cada um, há menos profundidade, menos entrega e uma equipe sobrecarregada. Portanto, pense nisso no momento de decidir se deve ou não contratar uma agência!

3. Budget

Por último, mas não menos importante: qual é o budget que você tem disponível para investir em marketing? Iniciar um projeto envolve diferentes gastos, tanto na contratação de uma equipe, como de uma agência ou uma rede de fornecedores.

Seja para trabalhos realizados internamente ou externamente, é importante considerar, por exemplo, o orçamento de mídia, bem como uma ferramenta de automação de marketing e um CRM. Além disso, se for estabelecer um plano de marketing internamente, deve investir em infraestrutura para a sua equipe, incluindo licenças de software.

E então, conseguiu avaliar melhor suas alternativas e oportunidades? Caso queria entender melhor tudo o que uma agência pode oferecer para o seu projeto, faça um orçamento personalizado com a nossa equipe!

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