Canna

O que é marketing de conteúdo na prática?

A ideia de que “Content is King” está em alta já faz um tempo. Se você está lendo este conteúdo agora é porque com certeza já ouviu falar sobre a importância e as diferentes vantagens que essa abordagem de marketing pode proporcionar para a sua marca. E, aliás, isso apenas confirma a teoria de que oferecer informações relevantes atrai o público certo, afinal, você chegou até aqui justamente por isso, não foi? Agora, você sabe o que é marketing de conteúdo na prática?

Ter um blog significa fazer Marketing de Conteúdo? E estar nas redes sociais? Entenda as estratégias, ferramentas, canais e propostas envolvidas nessa tendência que já conquistou tanto o mercado B2C como o B2B!

O que é marketing de conteúdo?

De acordo com o conceito proposto pelo Content Marketing Institute, “o marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico, focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar a ação lucrativa do cliente”.

Para nós, essa também é a melhor concepção sobre o que é marketing de conteúdo, apenas vale ressaltar que, na prática, ter um blog e estar nas redes sociais são apenas o primeiro passo de uma estratégia integrada!

O principal caminho para fazer um bom marketing de conteúdo é oferecer as informações que o seu público busca, no momento, formato e canais certos. O foco da sua presença nas redes sociais e do seu blog, por exemplo, nunca deve ser vender, mas sim agregar valor. Com isso em mente, já tem boa parte de sua estratégia em mãos.

A imagem positiva, o fortalecimento da autoridade da sua marca e a geração de leads qualificados vêm como consequência. Afinal, você não só demonstra que entende do que faz como também disponibiliza todas as informações de que o seu lead precisa para avançar na jornada do cliente.

Entenda como unir os melhores canais e as melhores estratégias em um projeto de marketing de conteúdo verdadeiramente adequado para o contexto B2B!

Canais de marketing de conteúdo para o B2B

1.Redes sociais

A ideia de que as redes sociais não são para empresas B2B ou mesmo que não geram resultados ainda é um erro comum. Marcar presença nesse canal, a partir de conteúdos e postagens relevantes para o seu mercado, alinhados a uma linguagem adequada para o seu público, é essencial para a promoção e o fortalecimento da sua marca no ambiente digital!

Claro que, para o contexto B2B, não é necessário estar em todas as redes, mas sim naquelas em que seus leads também estão, com uma proposta de relacionamento que seja apropriada para a comunicação da sua marca. Facebook, LinkedIn, Instagram e Tweeter são as mais utilizadas, mas você pode definir o melhor canal de acordo com a sua estratégia.

Um estudo divulgado pelo HubSpot aponta, por exemplo, que uma LinkedIn Company Page é até 277% mais eficiente para a geração de leads no cenário business to business, apesar do Facebook ser a rede social com maior número de usuários.

Em nosso artigo “redes sociais para empresas B2B: como escolher e investir?”, nós elencamos diversas dicas importantes para posicionar sua marca de forma assertiva!

2. Blog

Os blogs posts são uma das principais estratégias para a nutrição de leads no digital. Com pautas que educam o seu público sobre o seu nicho e sobre a sua oferta, conforme as diferentes etapas da jornada do cliente, você constrói a autoridade da sua marca no assunto e prepara o seu lead para a decisão de compra de forma mais natural e assertiva, qualificando as oportunidades que ainda não estão prontas para adquirir sua solução.

Aliás, uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute aponta que 80% dos tomadores de decisão no mercado B2B preferem receber informações de empresas e fornecedores em uma série de artigos, ao invés de em um anúncio publicitário. Além disso, o marketing de conteúdo é uma estratégia que apresenta um custo até 62% menor do que as iniciativas tradicionais de marketing, e gera em média 3 vezes mais leads para empresas B2B, conforme o estudo da Demand Metrics.

Sobre frequência e divulgação, nós recomendamos, no mínimo, uma postagem por semana, que pode ser compartilhada em suas redes sociais e em uma newsletter para a sua base de contatos, por exemplo. Agora, para garantir tráfego e visibilidade para seus artigos, é fundamental aliar técnicas de SEO e busca orgânica!

3.Inbound marketing

Em conjunto à presença nas redes sociais e à elaboração de um blog, o Inbound Marketing é outra importante tendência no marketing de conteúdo, totalmente alinhada com a proposta de nutrição e geração de leads.

A ideia é desenvolver conteúdos ricos que possam contribuir de fato com as dúvidas e necessidades de seus leads, desde a fase de aprendizado e descoberta, até o reconhecimento do problema, a consideração da solução e a decisão de compra. Ebooks, webinars, guias e checklists são apenas algumas das possibilidades de conteúdo que podem agregar valor ao seu público, promovendo a sua base de contatos e o relacionamento da sua marca!

Por que apostar em marketing de conteúdo?

Como a proposta do artigo é justamente fugir da teoria, nós separamos 10 dados que podem te mostrar na prática a importância de conhecer o que é marketing de conteúdo e desenvolver um projeto para a sua marca!

  • O marketing de conteúdo custa, em média, 62% menos do que o marketing tradicional e gera até 3 vezes mais leads. (Fonte: DemandMetric)
  • 80% dos tomadores de decisão no mercado B2B preferem receber informações de empresas e fornecedores em uma série de artigos, ao invés de em um anúncio publicitário (Content Marketing Institute);
  • 73% das empresas brasileiras realizam marketing de conteúdo (Content Trends 2018);
  • 61,8% das empresas brasileiras que não adotam o marketing de conteúdo pretendem utilizar a estratégia no futuro (Content Trends 2018);
  • 75% das empresas B2B do mundo investem em inbound marketing (HubSpot);
  • 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo todo dia. (eMarketer);
  • 96% dos profissionais de marketing de conteúdo mais bem-sucedidos concordam que seus públicos veem suas organizações como um recurso confiável (Content Marketing Institute);
  • No cenário B2B, a participação em eventos é o que ajuda a gerar mais leads, enquanto que os estudos de caso são que mais ajuda a converter e impulsionar as oportunidades. (Marketing Charts);
  • 89% dos clientes B2B usam a internet durante o processo de pesquisa e consideração da solução (Google);
  • 71% dos compradores B2B começam suas pesquisas no Google a partir de buscas genéricas (Google).

Além de inúmeras pesquisas e relatórios sobre as vantagens dessa estratégia, você também pode encontrar grandes cases de sucesso no contexto B2B! Aqui na Agência Canna, por exemplo, nós já ajudamos clientes a economizar mais de 9 mil reais por mês com tráfego orgânico e aumentar o número de visitas no blog em até 20x!

Os resultados podem te surpreender, mas é preciso ter uma estratégia integrada e fundamentada por trás. Nesse quesito, você pode contar com a nossa equipe! Nós somos especialistas em marketing B2B e desenvolvemos uma metodologia completa para as necessidades e particularidades desse segmento. Confira tudo o que podemos fazer pela sua marca e o seu projeto de marketing de conteúdo!

Indice

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

ARTIGOS RELACIONADOS

Compartilhe as informações abaixo que nossos especialistas entrarão em contato