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O que está prejudicando seu ticket médio de vendas?

Compreender o que está prejudicando seu ticket médio de vendas é um fator essencial para todas as organizações que estão enfrentando uma fase desafiadora, ou precisam melhorar o desempenho no mercado.

O valor do ticket médio de vendas é o valor médio de quanto o cliente compra. Muito utilizada pelo varejo, essa métrica vem se popularizando e ganhando cada vez mais importância, especialmente entre os negócios B2B que utilizam o ambiente digital.

Com esse indicador de performance, é possível avaliar se as ações e campanhas estão no caminho certo, além de potencializar os lucros da sua organização.

Para calculá-lo, basta dividir o número de vendas pelo faturamento bruto de um determinado período. Dessa forma, você saberá quanto cada cliente gasta e poderá traçar novas estratégias para aumentar esses resultados.

Existem alguns erros no planejamento e na execução da comunicação que podem comprometer o número de vendas realizadas e, consequentemente, prejudicar o seu ticket médio de vendas. Entenda quais são os aspectos do seu plano de marketing que merecem a sua atenção!

Erros que podem comprometer seu ticket médio de vendas

A comunicação é uma excelente ferramenta para aproximar, engajar e educar os seus leads, agregando valor ao seu negócio e às suas soluções. Aqui, listamos os principais erros que você deve evitar para garantir bons resultados e aumentar as vendas:

  • Não ter uma presença digital

Nos dias de hoje, estar presente no ambiente digital não é mais um diferencial, é uma necessidade. As empresas que não investem na elaboração de um site corporativo eficaz, em materiais e estratégias de geração de leads online, e em uma comunicação assertiva para o engajamento nas redes sociais, acabam perdendo inúmeras possibilidades de novos negócios.

A transformação digital já faz parte do mercado e, independente do seu setor de atuação, cedo ou tarde você terá que se adaptar a essa nova realidade, se não quiser ficar para trás!

  • Não estabelecer um relacionamento com o seu cliente

Não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso estar em contato com o seu público-alvo e conhecer bem o cliente.

Empresas B2B precisam estar atentas a todos os pontos de contato que interferem diretamente na decisão final de compra. Ou seja, se a efetivação da venda depende de profissionais como o analista de compras, o financeiro e um diretor, você precisa conhecê-los muito bem, saber o que cada um está buscando e como a sua empresa pode ajudá-los. É essencial criar um bom relacionamento com as personas da marca e, dentro do planejamento de comunicação, criar ações que atendam e interajam com todas elas.

  • Não elaborar um plano de operações direcionado

Conectar a comunicação com o plano de operações do seu negócio é fundamental para garantir resultados positivos e melhorar a performance da organização.

As campanhas e ações de marketing devem estar alinhadas com o seu planejamento estratégico, de forma a trabalhar a melhor linguagem e abordagem no relacionamento com o seu público.

Como o branding pode alavancar seu ticket médio de vendas?

Ter um projeto de branding faz toda a diferença quando o assunto é performance, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, onde as empresas precisam se posicionar e deixar a sua mensagem na mente dos clientes. E não pense que isso é uma exclusividade dos negócios B2C.

Segundo um estudo realizado pela consultoria norte-americana Spencer Brenneman com 150 empresas B2B, cerca de 81,3% delas desejam investir de 10 a 25% dos seus lucros em branding nos próximos anos.

Apesar da decisão de compra ser mais racional neste segmento, lembre-se que empresas são feitas de pessoas, e é justamente com esses pontos de contato que a sua marca tem que estar conectada!

O que é Branding?

O branding é uma estratégia de gestão aplicada para marcas e/ou empresas. Com foco em planejamento e estruturação de ideias e ações, o branding tem como principal objetivo potencializar a visibilidade da organização no mercado e garantir uma relação positiva com todos os seus públicos.

Hoje, uma empresa sem propósito é uma empresa dispensável. É essencial entender quais são os valores e a missão da sua organização, por que ela precisa existir, e como ela ajuda seus clientes.

Se você e a sua equipe não entendem isso, como os seus leads vão entender? É preciso definir o posicionamento, o tom de voz, os atributos da marca e, principalmente, ter clareza sobre o perfil de seus potenciais clientes, além de como se comunicar com eles.

Construir essa base, traçar metas e organizar um planejamento para colocar tudo isso em prática é o propósito de um projeto de branding. A marca precisa ter valor por si só, e um projeto bem estruturado te ajudará a desenvolver e mostrar o potencial da sua empresa, além de ajudá-la a se destacar dos concorrentes.

Marcas fortes geram melhor retorno financeiro, pois transmitem uma imagem mais sólida e confiante, aspectos muito valorizados na decisão de compra. Além de ajudar no aumento do número de clientes, o branding potencializa a geração de leads e aumenta o engajamento no ambiente digital, colaborando com o crescimento do ticket médio da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é o ticket médio de vendas e os erros que deve evitar para não comprometer os negócios, tudo pronto para criar um plano com ações focadas nessa métrica?

Se você deseja construir uma marca sólida e fortalecer a atuação da sua empresa no mercado, pode contar com a Agência Canna!

Especialistas em branding B2B, estamos preparados para entender o seu cenário atual e, assim, traçar estratégias focadas nas metas e nos objetivos da sua organização. Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar!

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