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Tipos de indústrias: entenda quais são e o seu contexto no B2B


Feb 16, 2023

Tipos de indústrias: entenda quais são e o seu contexto no B2B

O universo industrial é, sem dúvidas, um polo de possibilidades que influenciam todas as áreas da economia. Os vários tipos de indústrias existentes e suas características, por exemplo, têm permitido que o mercado B2B se destaque e ganhe ainda mais espaço.


Segundo a Pesquisa Industrial Anual Empresa 2020, divulgada pelo IBGE, o número de indústrias nesse mesmo ano chegou a média de 303 mil aqui no Brasil, promovendo emprego para mais de 7,6 milhões de pessoas. As atividades industriais são altamente relevantes, pois produzem materiais de todo tipo e de toda natureza, e para o B2B, esse é o cenário ideal para atrair ainda mais clientes. 


No business to business, a confiança entre as empresas é estabelecida de forma natural e intencional, e dentro dos vários tipos de indústrias isso não é diferente. As estratégias de marketing B2B para as indústrias são mais pontuais e com foco em atração de receita, já que o ticket médio é maior e o retorno do comprador é melhor e mais rápido. 


Neste artigo faremos uma análise para entender sobre o cenário do B2B e os tipos de indústrias.


Quais são os tipos de indústrias?

Entender sobre os tipos de indústrias é indispensável para compreender a realidade econômica que estamos inseridos. Com esse entendimento, é possível trazer inovação para seu negócio, com soluções que de fato podem fazer sua empresa crescer de forma saudável e escalável. 


E para conhecer os tipos de indústrias, precisamos dividí-las em três categorias para uma análise mais profunda e eficiente. Os grupos são: indústrias por finalidade, indústrias por tipo de atividade e indústrias por setor de atuação. 


Essa divisão nos ajudará a entender sobre como elas se portam em diferentes aspectos. Vamos entender mais detalhadamente sobre cada um desses tipos de indústrias. 


Tipos de indústrias por finalidade 

Esse primeiro grupo se trata de empresas fabris, ou seja, indústrias que transformam a matéria-prima em produtos manufaturados, de acordo com as suas finalidades, analisando seu fator econômico e social. Neste grupo, é possível dividir os tipos de indústrias em:

  • Bens de produção;
  • Bens de capital;
  • Bens de consumo.


Essa é uma classificação muito utilizada por instituições que produzem informações a respeito do setor industrial como o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Bens de produção

São as indústrias que se dedicam à produção de matérias-primas para outras indústrias que, por fim, produzirão o produto final. 

Um exemplo é o alumínio, que é extraído da natureza, levado a uma indústria de bens de produção e transformado em um material ideal para produção de vários outros produtos. 


Bens de capital

Essa indústria é responsável por criar materiais que ajudam outras indústrias a funcionarem, como é o caso de fabricação de máquinas e equipamentos para outros setores.


As indústrias que produzem maquinários agrícolas são excelentes exemplos para esse tipo de indústria, assim como… 


Bens de consumo

Esse tipo de indústria é a que transforma a matéria-prima em um produto final. Nela estão inclusas as indústrias de eletrônicos e as alimentícias. 


Tipos de indústrias por atividade

O segundo grupo para analisarmos é o que avalia o tipo de atividade desempenhada por cada indústria. Neste grupo, divide-se as indústrias como sendo extrativas ou de transformação.


Indústria extrativas

São as que fazem a extração de recursos naturais. Comumente, essas indústrias são não renováveis, como a do setor de petróleo. O seu foco é em se dedicar na captação de matérias-primas que se transformarão em produtos manufaturados. 


Indústrias de transformação

Se na indústria extrativa, a matéria-prima é retirada da natureza, nesse tipo de indústria, a matéria-prima será transformada. Alguns exemplos de indústrias de transformação são a alimentícia e a têxtil. 


Tipos de Indústrias por setor de atuação

Por fim, a última forma de verificar os tipos de grupo de indústrias é fazendo uma análise baseada no setor em que atuam. Essa é a classificação mais conhecida e com mais especialidades. 


Têxtil

Esse é o setor responsável pela transformação de fibras em fios para a produção de peças de vestuário e artigos têxteis para uso doméstico, como roupas de cama, ou em artigos para aplicações técnicas, como cintos de segurança. 


Energética

Esse tipo de indústria se dedica à produção de energia ou de combustíveis. Alguns exemplos são as petrolíferas, as usinas hidrelétricas e as empresas que desenvolvem outros tipos de energia alternativa e sustentável.


Alimentícia

Nessa indústria é produzido todo tipo de alimentos e bebidas. Esse setor corresponde a um dos maiores no ramo da industrialização e continua em constante avanço, abrangendo desde os alimentos mais simples aos mais processados.


Construção Civil

Como o próprio nome já diz, trata-se de indústrias com foco em construções, assim como de restaurações. Alguns exemplos, são as indústrias de argamassas e tijolos. 


Bélica

A indústria bélica dedica-se a toda produção de armamentos e veículos de uso militar, assim como de outras ferramentas que possam ser consideradas como armas.


Informacional

Por último, mas não menos importante, a indústria informacional, com foco na produção de softwares e outros programas, não correspondendo a um produto final físico e manipulável. Ela também é chamada de "fábrica sem chaminés", já que são totalmente virtuais.


Os tipos de indústrias e o B2B

Já sabemos que o foco do marketing B2B não está em um consumidor final, mas sim em toda uma organização, que possui uma ampla cadeia hierárquica e toma decisões baseadas na razão. 


De maneira resumida, no B2B o produto ou serviço vendido vai ser utilizado por uma outra empresa ou indústria. E aí entra uma questão importante: não é porque a operação de uma empresa é B2B, que toda a empresa é B2B. Calma, vamos te explicar! 


Digamos que você tem uma indústria de calçados, e sua operação se resume a vender seu produto para outras empresas que vão revender os seus calçados. A empresa que comprou o seu produto não utilizará o seu produto, ela irá se beneficiar apenas da venda dele. Agora, se sua empresa vender a matéria-prima para a indústria que produz calçados, bingo, sua empresa é B2B!


Entender bem as diferenças entre esses dois campos do marketing ( B2B e B2C ) é essencial para estabelecer as estratégias certas para os tipos de indústrias. Abaixo fizemos uma ilustração com base nos tipos de indústria por finalidade, com foco em exemplificar essa diferença. Confira:

Um círculo roxo com a palavra b2c

E para falar em estratégias de vendas B2B, independente do produto ou serviço, o mais importante é manter o foco em estratégias que usem o maior retorno sobre o investimento (ROI) possível e a maior rentabilidade financeira. E, com uma consultoria de marketing B2B, sua indústria pode se desenvolver ainda mais.


Com longa experiência nesse mercado, a Agência Canna trabalha todos os dias para superar os maiores desafios de marketing de empresas nacionais e multinacionais, dos mais diversos segmentos. Além de estar apta para trabalhar com todos os tipos de indústrias, combinando estratégias, criatividade, tecnologia e expertise para atingir o melhor resultado. 


Nosso propósito é contribuir com o crescimento e a lucratividade de negócios B2B, a partir da elaboração, execução e mensuração de projetos verdadeiramente alinhados com a marca.
Entre em contato conosco e saiba quais vantagens a nossa consultoria de marketing B2B pode oferecer para sua marca!

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