O que vem a sua mente quando falamos em script de vendas?
Textos prontos, respostas automáticas e um atendimento superficial provavelmente são as primeiras respostas. Mas saiba que esse pensamento está errado.
Na prática, o script de vendas é o documento capaz de guiar o vendedor durante a negociação com potenciais clientes. Neste documento é possível encontrar modelos, conforme o tipo de negociação, a ordem do processo comercial e também um passo a passo do que fazer em cada etapa.
O script de vendas, além de dar um melhor direcionamento, também pode fazer com que o vendedor se sinta mais confiante e confortável durante a negociação. Com isso, as chances de realizar vendas B2B são bem mais altas, trazendo ótimos resultados para a empresa.
Apesar de guiar o vendedor, o documento não limita o profissional. Isso é capaz de potencializar o faturamento da empresa ao mesmo tempo em que facilita a negociação, por oferecer diretrizes em diferentes situações.
Quando usar o script de vendas?
O uso do script de vendas pode acontecer tanto em reuniões por telefone, em videochamada e até mesmo nos encontros presenciais. Quando acontecer pessoalmente, o vendedor, obviamente, não poderá ficar consultando o documento a todo momento, mas é importante que ele o estude previamente para ter a maior parte das respostas na ponta da língua.
Com o script como aliado, os vendedores conseguem conduzir a negociação com maior conforto e praticidade, tornando os resultados das reuniões mais positivos e, consequentemente, melhorando a lucratividade da empresa, além da sua imagem no mercado. Afinal, é bastante comum que a parte comercial e de vendas seja o primeiro contato que o potencial cliente tem com a empresa.
Como criar um script de vendas?
A criação do script de vendas é bem menos complexa do que você imagina. É algo que demanda estudo, aplicação e até correção, se necessário, mas é possível criar o documento sem vê-lo como um monstro de 7 cabeças.
Abaixo, confira os principais passos para criar:
Quais os principais benefícios do script de vendas?
É errado pensar que o script de vendas engessa ou padroniza todos os atendimentos. Ao contrário, ele permite que toda a parte comercial seja personalizada. Isso porque cada equipe de vendas é uma e, definitivamente, o script de uma empresa não será nada parecido com a de outra.
É por isso que, além de guiar o vendedor na negociação, o script traz outros inúmeros benefícios. Confira alguns deles abaixo.
Ajuda a treinar novos vendedores
Com um documento completo e adaptado para as necessidades dos profissionais, os novos vendedores conseguem se adaptar à rotina do time comercial com maior facilidade e, assim, entrar no ritmo do setor em pouco tempo.
Além disso, ele ajuda principalmente nas primeiras dificuldades, já que o script conta com diferentes cenários e a resposta para todas – ou pelo menos para a maior parte – das perguntas. A segurança será aliada de todo o time, desde os primeiros dias.
Identifica gargalos de vendas
Por detalhar os processos, o script comercial ajuda os gestores da área a identificarem os principais gargalos no processo de vendas. Com essa percepção, será mais fácil corrigir os problemas e dar sequência, sem grandes transtornos, às demais etapas.
Isso otimiza o processo e aumenta a assertividade, além de melhorar consideravelmente a produtividade da equipe.
O atendimento se torna mais humano e também personalizado
Quando criamos um script de vendas, toda a etapa de atendimento se torna bem mais humano, já que é possível criar uma relação mais próxima com o potencial cliente e entender verdadeiramente as suas necessidades.
É também por esse motivo que todo o atendimento se torna personalizado, já que cada necessidade é uma e sua empresa terá resposta para todas elas.
Agora que você sabe o que é o script de vendas, como criar e os seus benefícios, por que não começar a colocar a mão na massa?
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