Canna

Design UX: O que é e por que sua marca deve fazer?

Falar sobre Design UX vai muito além da discussão sobre como construir uma interface intuitiva e amigável, é necessário colocar o usuário no centro de toda a estratégia, compreender o que ele está buscando, suas dores e necessidades, e assim estabelecer uma relação positiva com ele.

A cada dia, as marcas são mais cobradas por seus consumidores a respeito da forma como atuam no mercado, seus propósitos, as causas que estão engajadas e o tipo de produto e serviço que disponibilizam.

Além disso, com o avanço das tecnologias e o uso cada vez maior dos recursos mobile, como smartphones e aplicativos, os hábitos de consumo mudaram, tanto para as pessoas (B2C) quanto para as empresas (B2B).

O mercado ficou mais rápido e imediatista, e consequentemente as marcas precisam acompanhar esse movimento. O Design UX é um dos meios que viabilizam essa adaptação e trabalham com foco nas experiências e emoções dos usuários, propondo interfaces que conectem tecnologia e funcionalidades avançadas com as necessidades do público-alvo, tudo isso de forma fácil, rápida, intuitiva e funcional.

Entenda o que é Design UX

Design UX é a abreviação de User Experience ou Experiência do Usuário, na tradução literal para o português. A área de ux ou os ux designers são responsáveis por conectar o produto ou serviço de uma empresa com a realidade do seu público, transformando a jornada de compra virtual em um processo mais objetivo e agradável.

Por meio de estudos, pesquisa com usuários e testes de usabilidade, é possível entender como o consumidor se sente ao utilizar um sistema, registrando pontos importantes para a elaboração de um produto, que pode ser tanto um site, como um aplicativo ou programa.

O design de interface também conhecido como UI Design, é uma solução complementar ao Design UX. É ele que transforma todas as análises captadas pelo UX em um sistema real, criando alternativas funcionais e estéticas para tornar os canais mais acessíveis e interativos.

De forma resumida, o UI Design cuida da relação entre o usuário e a interface, enquanto o Design UX mede e analisa como essas interações são realizadas e impactam emocionalmente o consumidor.  A experiência do usuário é foco em todo o processo de UX e é ela que irá determinar cada passo ou atitude tomada frente a um projeto.

Vale a pena investir nessa estratégia?

Segundo levantamento da Dimension Data, 92% das empresas que investem em UX Design identificam um crescimento na fidelidade do consumidor. Diante disso, reinventar a marca para atender melhor é essencial.

É preciso cuidar de todos os pontos de contato com o usuário e investir em ações que ajudem na construção de um relacionamento real com o cliente, trazendo-o para o universo da empresa e mantendo-se mais próximo do universo dele também.

Oferecer uma boa experiência nos canais virtuais pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Para isso, é preciso investir em uma interface que influencie positivamente a jornada de compra do consumidor, e o web design é responsável por garantir a efetividade desse processo. Além disso, o Design UX ajuda a mapear as etapas de criação e desenvolvimento dos projetos, agregando valor e facilitando o monitoramento das ações.

Como aplicar Design UX para as marcas B2B

Para implementar o Design UX em seu negócio, é preciso fazer uma análise criteriosa de todo o projeto e adotar algumas etapas de inserção e sustentação que garantam a correta aplicação das ferramentas. Confira algumas dicas sobre ux design para você começar hoje mesmo:

Crie uma persona

Comece pelo básico; defina a persona da sua marca! Antes de iniciar qualquer projeto é preciso responder perguntas básicas sobre o seu cliente, de forma a entender melhor o comportamento do profissional que compra ou contrata seus produtos e serviços, prevendo pontos relevantes na hora de guiar a decisão de compra.

Uma persona B2B representa o perfil detalhado do seu consumidor, ou seja, o perfil ideal do cliente e principal foco das ações de marketing do seu negócio.

Responda às seguintes perguntas:

  • Quais são as empresas que consomem a sua marca?
  • Quais seus interesses?
  • O que elas procuram?
  • Qual o perfil dos profissionais envolvidos na decisão de compra?
  • Quais são suas preferências de compra?
  • Com qual tipo de conteúdo que esses profissionais interagem?

Trace a jornada do usuário

O Design UX deve ser realizado com base na experiência do cliente, para isso é preciso tomar como ponto de partida estudos e análises concretas sobre a persona para construir um passo a passo efetivo. Vale lançar mão da ajuda de um designer de interação que faça o trabalho para você. Esse tipo de projeto deve ser minuciosamente estruturado por profissionais e especialistas que possam agregar insumos ao processo e traçar uma jornada de compra assertiva.

Monte protótipos e faça testes

Nesta etapa, é preciso fazer um rascunho geral e entender de forma visual como o protótipo vai ficar na prática. É hora de desenhar a cara do site, app ou programa, trazer as referências de arte e conteúdo e definir quais elementos vão ajudar as pessoas a completarem suas ações ou efetuarem uma compra.

Para criar um UX eficiente, é importante sempre lembrar do sentimento do usuário com relação à jornada que ele realiza pela interface, por isso a necessidade de fazer testes e monitorar para entender como o seu cliente está se relacionando com a plataforma.

Você pode fazer pesquisas de experiência do usuário antes mesmo do lançamento, ou montar uma versão informal do teste A/B e enviar para amigos e parceiros, com opções diferentes de ações e fluxos de navegabilidade. Quando os visitantes se sentirem bem ao navegar no site ou app da sua empresa, aí sim seu projeto estará concluído e conseguirá contabilizar maiores chances de conversão!

Design UX é sobre a experiência do usuário, essa estratégia visa oferecer a melhor jornada de compra e ajuda a marca a ser mais assertiva em suas ações, aumentando assim as chances de venda. Não adianta uma empresa dizer “migrei para ux” se a sua proposta não estiver clara para o cliente nos canais de interação, não oferecer interfaces e processos amigáveis que proporcionem respostas rápidas e simples de serem executadas.

Agora que você já sabe a importância do Design UX para a sua empresa, agende uma reunião com a nossa equipe e veja como nós podemos ajudar a sua marca a colocar em prática todas essas ideias!

Indice

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

ARTIGOS RELACIONADOS

Compartilhe as informações abaixo que nossos especialistas entrarão em contato