Blog

B2B2C: Você conhece esse modelo de negócio?

B2B2C

Você já deve conhecer os termos B2B e B2C. Mas e B2B2C? Já ouviu falar no segmento Business to Business to Consumer? Sabemos que parece confuso, mas nesse artigo vamos te ajudar a entender direitinho esse modelo de negócio!

O que é e como funciona o mercado B2B2C?

Vamos por partes! Se B2B é o mercado de empresas que vendem para outras empresas, e B2C é o mercado de empresas que vendem diretamente ao cliente final, o que seria então o B2B2C? Esse novo modelo de negócio já é uma tendência no ambiente digital, unindo os dois mercados em uma transação de vendas completa, seja de produto ou serviço.

Podemos dizer que se trata de um processo colaborativo, com o objetivo de agregar benefícios mútuos para duas empresas, sem conflito de canais. No B2B2C, a indústria ou o prestador de serviço estabelece uma relação de parceria com distribuidores, varejistas ou atacadistas, para alcançarem juntos o consumidor final, que é o foco central nesse modelo.

Como isso faz sentido? Bem, vamos pensar no caso de uma indústria farmacêutica, que vende para farmácias e clínicas, mas nunca diretamente para o consumidor. Quando o cliente está no momento da compra, ele tem três opções: comprar o genérico, comprar o medicamento da marca, ou comprar o do concorrente. Se ele sempre for pelos dois outros caminhos, o dono da farmácia tomará a decisão de não manter mais o produto da marca em estoque, por exemplo. Portanto, aqui, a geração de valor e o brand-awareness (consciência de marca, em português) são fundamentais para o posicionamento e fortalecimento da indústria. Um caminho é justamente a estratégia do mercado B2B2C!

B2B2C: Exemplos e cases de sucesso

Vamos entender agora esses conceitos na prática, começando por um exemplo clássico: o refrigerante em redes de fast food! Você não compra a bebida diretamente da Coca-Cola, mas sempre que vai a um fast food, você encontra o produto da marca… bom, pode ser Pepsi também!

Uma campanha recente que vale ser mencionada é a de 50 anos do Big Mac, uma ação em parceria do Mc Donald’s e da Coca-Cola, com direito a uma lata personalizada e exclusiva da Coca sobre o tema.

Já no ambiente digital, não podemos deixar de mencionar os marketplaces, modelo de aplicação cada vez mais frequente no B2B2C. Sites como Submarino e Americanas, que atuam como distribuidores ou varejistas online, podem ser uma boa plataforma para empresas B2B que vendem produtos com foco no consumidor final.

Outro ótimo exemplo de case de sucesso no ambiente digital é a parceria entre a Cielo e o Facebook. Em 2012, a empresa de máquinas de cartão de crédito lançou uma campanha com a rede social, integrando os dados de clientes e usuários para um sistema de promoções e resgates. Nesse projeto, os clientes utilizavam a função de check-in do Facebook ao realizarem o pagamento em máquinas de cartão da Cielo, recebendo descontos exclusivos e, inclusive, compartilhando benefícios com amigos do Facebook.

Essa ação gerou visibilidade e engajamento para as duas empresas, com foco no consumidor final. Mas vamos entender melhor as principais vantagens de negócios B2B2C!

Quais são as vantagens do modelo B2B2C?

Um dos principais benefícios do B2B2C é justamente a possibilidade de unir tanto as empresas B2B como as empresas B2C nos processos, garantindo maiores demandas e a oportunidade de novos mercados para as duas partes, além de maior oferta e competitividade para o consumidor.

Em seguida, podemos ressaltar a ampliação do brand awareness, maior rentabilidade, o fortalecimento e a geração de valor para a marca B2B, a partir de um posicionamento estratégico em toda a cadeia de venda. Enquanto que para a empresa B2C, seja distribuidor, varejista ou atacadista, as vantagens estão principalmente ligadas às questões de crédito e logística, bem como a aproximação do consumidor final.

Não confunda marketing B2B com B2B2C!

Tudo bacana até aqui? Bom, nem tudo! Pense com a gente: B2B2C, business to business to consumer, só funciona para empresas B2B que possuem foco no consumidor. Essa estrutura de negócio nada mais é do que a junção de duas operações B2C, assim, ocorre quando duas empresas que comercializam produtos ou serviços com foco no cliente final se juntam para obter alguma vantagem competitiva ou para obter melhores resultados de marketing e vendas.

Já o B2B, em sua essência, se trata de uma camada anterior a esse processo, quando o foco de uma empresa é oferecer produtos ou serviços para outra empresa poder construir ou realizar algo, e não a venda para consumidor final.

Se você é do segmento B2B, como mencionamos acima, e está buscando novas estratégias para conquistar melhores resultados, o ideal é que você procure um especialista na área, que possa compreender as necessidades e particularidades do seu negócio, estabelecendo um plano de ações verdadeiramente assertivo.

Falamos isso porque, acredite, de mercado B2B nós entendemos! Se precisar de alguma ajuda com seus desafios de marketing, entre em contato com a gente para definirmos juntos a melhor solução!