Blog

5 ferramentas para o seu marketing pós-venda

5 ferramentas para o seu marketing pós-venda
Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é não investir em marketing pós-venda. Este é um cuidado essencial para garantir que o seu cliente volte e, inclusive, gere boas indicações, potencializando as suas ações de marketing. Afinal, se você se esforçou para ganhar o público, não faz sentido descuidar depois da compra. Além disso, conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter um antigo. Fidelização precisa ser conquistada, portanto, o relacionamento com o seu público e as estratégias pós-venda estão diretamente ligadas a esse processo. É como se a maioria esperasse uma ligação depois daquele encontro especial, então, demonstre interesse por seu cliente, seja um bom ouvinte, principalmente com relação às críticas. Há algumas estratégias que funcionam muito bem e fazem toda a diferença para o relacionamento e retenção do seu público. Pensando nisso, separei 5 ferramentas para marketing pós-venda que vão potencializar o seu negócio!  
  1. E-mail Marketing
Lembra o que eu falei sobre a ligação? Então, enviar uma mensagem em datas e circunstâncias especiais faz com que a sua marca esteja muito mais presente na cabeça do público e, consequentemente, saia na frente da concorrência. O que torna muito mais provável a chance de um antigo cliente voltar a comprar da sua empresa.  
  1. Blog
Criar conteúdos especiais e exclusivos para o seu público é uma ótima forma de demonstrar relevância e, principalmente, expertise. Trate de assuntos que sejam interessantes para os seus clientes e que você domine para gerar relacionamento, além de otimizar o seu rankeamento no Google!  
  1. Redes Sociais
Tanto no mercado B2C como no B2B é essencial marcar presença nas redes sociais. O Facebook e o LinkedIn, por exemplo, são muito eficientes para o relacionamento com o público B2B. Produza conteúdos de qualidade, relevantes e adaptados à linguagem das mídias digitais. Dessa forma, você cria proximidade, além de transmitir a essência do seu negócio para milhões de pessoas conectadas à essas redes.  
  1. Eventos
Sua marca deve estar onde o seu mercado mais precisa dela. Se na sua área de atuação é comum feiras e congressos, marque presença. Se é comum educar o cliente sobre assuntos técnicos, promova webinars e palestras, por exemplo. Estar presente na rotina do seu público é o ponto principal para gerar aproximação e fidelização, fortalecendo a sua marca e mostrando que você realmente entende do que faz!  
  1. Pesquisa de satisfação
Saber quais são as críticas e elogios do seu cliente é extremamente importante para aprimorar o seu atendimento, suas estratégias de vendas, aprender mais sobre o seu próprio negócio, entender o que deve ser mantido ou melhorado e, claro, mostrar interesse e preocupação com a opinião dele. Bom, então fica aqui a minha dica! Invista nessa fase pós-venda, gere relacionamento com seu cliente e fortaleça a sua marca. Por que, caso você não o faça, alguém o fará por você; e a fila sempre anda, não é mesmo? Cuidar do seu cliente é o que abre portas para que o seu negócio seja duradouro!