Layout do blog


5 erros mais cometidos no marketing B2B


jan. 11, 2017

5 erros mais cometidos no marketing B2B


Sabemos que fazer marketing nunca foi fácil, certo? Mas você já pensou nas dificuldades do marketing B2B?


Se você vende para outras empresas pode encontrar algumas barreiras na hora de fazer o trabalho de marketing. Por isso, a primeira coisa que indicamos é sempre contratar um profissional especialista em B2B, mas para ajudar você a não cometer as principais falhas, separamos os cinco erros mais comuns no marketing B2B.

Conversar com outras empresas tornou-se um desafio para muitos profissionais, mas não precisa ser sempre esse bicho de sete cabeças!

FALTA DE UM PLANEJAMENTO

Para qualquer ação que sua empresa vá realizar é sempre necessário um planejamento. Muitas pessoas iniciam um marketing amador e esquecem que este é tão ou mais importante quanto qualquer ação dentro de uma indústria.

Começar atividades sem um planejamento adequado é como pegar uma estrada sem saber para qual direção ir. Sem ele, não será possível medir os resultados futuramente, comparar as ações, verificar se as mesmas estão adequadas, validar o tempo e o investimento gastos, além de ouvir aquela famosa frase: “Isso não dá resultados”.

Um bom exemplo são os e-mails marketings. Hoje, uma grande dúvida é se eles realmente funcionam. E a resposta é que NÃO, se não houver um planejamento. Se você apenas comprar os mailings, enviar conteúdo para pessoas que não te conhecem, não segmentar com as informações que seu público deseja receber ou enviar diversos e-mails por dia, com certeza sua ação irá falhar.

FALHA OU AUSÊNCIA DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

Um grande erro é achar que só no marketing B2C é necessário estabelecer um relacionamento. No marketing B2B é tão importante quanto você conversar com seu cliente.

O marketing de conteúdo já se tornou famoso entre os profissionais e não é à toa. A estratégia é ótima se você souber adaptá-la ao seu negócio. Ter um canal em que você possa expor seus conhecimentos e ensinar seu público é, além de vantajoso para a sua imagem como autoridade no assunto, também uma abertura de caminhos para conversas.

Mídias sociais, artigos, e-books, vídeos, entre outros. Meios de comunicação são vias de mão dupla para que seu cliente também possa enviar comentários, sugestões ou dúvidas, permitindo que você conquiste uma relação de confiança e amizade.

Ah, mas atenção! O público tem um poder imenso em falar para milhões de pessoas, portanto, quando houver alguma crítica ou problema com sua empresa, faça o possível para resolvê-lo o quanto antes.

IGNORAR O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EMPRESARIAL

Nesse ponto temos os dois lados da moeda. Não adianta apenas você imitar as estratégias das grandes empresas B2C, mas também é um erro achar que suas ações serão completamente diferentes por você ser uma empresa B2B. É preciso ter um olhar crítico e analisar isoladamente cada caso.

Realmente, a Coca-cola, por exemplo, tem ideias maravilhosas em relação ao marketing, como a campanha sobre gravar o nome nas latinhas. Mas isso irá funcionar para alguém que vende peças de computadores? Imagine que a sua estratégia precisa ter outra linguagem, conhecer profundamente o público e saber como abordá-lo é o começo para uma campanha ou ação de sucesso, sejam elas já utilizadas pelo marketing B2C, ou não.

EVITAR AS OPORTUNIDADES QUE O MUNDO DIGITAL PROPORCIONA

Que o comportamento do consumidor mudou é fácil de perceber, mas você sabia que o cliente empresarial também já migrou para os meios digitais? Abordar as estratégias do marketing digital é uma ótima alternativa para as empresas B2B.

As compras realizadas no 
B2B e B2C são diferentes, no caso do primeiro segmento são de alto poder cognitivo, em grande quantidade, valores e impacto. Mas quem realiza as compras continuam sendo pessoas, certo? Então a forma com que elas pesquisam são a mesma: pela internet.

Ainda mais criteriosos, as decisões de compra das empresas passam pelo processo de pesquisa e análise dos fornecedores. Por isso, é importante que você tenha uma presença digital forte, com credibilidade em seu site, redes sociais, vídeos de qualidade, etc.

Sabemos que estar em todos os meios de comunicação é custoso e trabalhoso, então indicamos que você analise quais as melhores plataformas para a sua empresa estar inserida e sempre manter-se atualizada.

ESPERAR RESULTADOS IMEDIATOS

Não existe formula mágica. Nenhum resultado cai do céu sem que você precise se esforçar. O marketing B2B com certeza é mensurável e é possível ter total noção do quanto ele tem te dado de retorno. Mas é necessário entender que alguns dos resultados demoram para aparecer, dependendo das estratégias que forem abordadas.

Hoje já existem resultados obtidos a curto prazos, mas quando o investimento for menor, é importante lembrar que demandará mais tempo.

Agora que você já conhece os cinco principais erros do 
marketing B2B, conte com quem é especialista para atender às suas necessidades e garantir que você não cometa nenhum desses citados acima. A Agência Canna é a primeira agência de comunicação integrada especializada em soluções para o marketing B2B no Brasil. Conheça mais sobre nossos serviços e esteja pronto para aumentar suas vendas!uso das mídias sociais para estratégias de negócio é uma opção cada vez mais adotada por organizações de diferentes segmentos e, quando falamos de empresas que vendem para outras empresas, o princípio não é diferente. Neste contexto, o LinkedIn para B2B vem se mostrando como uma das plataformas mais importantes para a criação de contatos comerciais.

 

Compartilhar

Share by: