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O que é Landing Page e qual a sua importância no marketing B2B?

Página de pouso, página de aterrissagem, ou página de destino. Você provavelmente já ouviu falar, ou pelo menos já acessou alguma, mas você sabe o que é landing page, qual é a proposta desse canal e como ele pode te ajudar com a geração de leads B2B? Nesse artigo, vamos te explicar todas as vantagens, os conceitos e o valor dessa estratégia no cenário business-to-business!

O que é Landing Page?

Originalmente, o conceito de o que é uma landing page poderia ser traduzido como página de pouso e referia-se à qualquer página de seu site, blog, ou campanha, em que seus visitantes “aterrisam”. Por exemplo, se você pesquisar Agência Canna no Google, e clicar em nosso site, a sua página de destino será a nossa home. No entanto, a proposta de uma landing page vai muito além dessa tradução literal!

O que é landing page no contexto atual do marketing digital?

O novo conceito aceito e utilizado no marketing digital sobre o que é uma landing page deixou de ser uma simples página de destino, para ser uma página de conversão. Como assim? Podemos dizer que Landing Page é uma página voltada exclusivamente à conversão de seus visitantes em leads, oportunidades, ou clientes, a partir de uma estrutura de conteúdo e layout focada em potencializar as taxas de conversão.

As landing pages são especialmente utilizadas para a divulgação de eventos e materiais ricos (e-books e webinars, por exemplo), além de um destino assertivo para campanhas e anúncios no Google. Assim, uma landing page é fundamental em qualquer estratégia de geração de leads, otimizando a segmentação do seu tráfego pago e orgânico.

Por que apostar em landing pages?

Impulsionamento da geração e conversão de leads

Constantemente nos deparamos com sites que trazem formulários muito abrangentes, ou muito extensos, além de inúmeros calls-to-action (botões de conversão) que até confundem o visitante. Mas este é um grande erro no marketing digital!

Se você quer que ele entre em contato para fazer um orçamento, esse deve ser o call-to-action da sua página. Quando você incentiva o seu lead a realizar ações diferentes do seu objetivo principal, as chances de ele se perder, mudar de foco, não retornar ou não converter são altas.

Além disso, o seu lead quer encontrar as informações que ele precisa de forma prática e assertiva. Portanto, todo o conteúdo deve estar claro e direto, direcionado para agregar valor ao seu público. Mas sabemos bem que não dá para aplicar essa abordagem à home de seu site, por exemplo.

É por isso que as landing pages são tão importantes: elas são dedicadas a uma conversão principal, te ajudando a segmentar seu tráfego e a promover a ação de seus leads. Aliás, de acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, as empresas vêem um aumento de 55% nos leads quando aumentam o número de landing pages de 10 para 15.

Dessa forma, esse é o canal ideal para uma campanha na qual você precisa direcionar as pessoas para uma ação específica. No caso de uma campanha do Google AdWords, por exemplo, a sua landing pode corresponder à palavra-chave e à conversão que você promoveu em seus anúncios.

Agilidade na jornada de compra do lead

O que você está fazendo para promover o avanço de seus leads na jornada de compra hoje? Muitas empresas respondem de duas formas: nada ou vendas pessoais. Ambas não são suficientes para a geração de leads!

Se você não promover a evolução do seu lead nas etapas do funil de vendas, seja por não executar nenhuma estratégia, ou por aplicar esforços de vendas antes da hora, você prejudica a consciência que ele tem sobre a sua marca, deixa de agregar valor e, muitas vezes, também de fechar vendas.

Assim, as landing pages possuem a importante função de nutrir seus leads. No caso de materiais BOFU (fundo de funil), direcionados para o lead que já está na fase de decisão de compra, você pode divulgar vídeos demonstrativos, estudos de caso, promoções ou catálogos detalhados, por exemplo, a partir de uma landing page que promove o trabalho da sua equipe de vendas. Para isso, é importante ter uma estratégia de inbound marketing bem estruturada e segmentada!

Além disso, esse canal permite que você capture informações mais aprofundadas e assertivas sobre os seus leads ao longo do tempo, à medida que eles preenchem seus formulários. Por isso, os seus conteúdos e as perguntas de seus formulários também devem ser pensados conforme a etapa do funil em que o seu lead se encontra, direcionando os dados relevantes para vendas. Consequentemente, você também terá mais informações em mãos para criar materiais mais segmentados e efetivos.

Melhor posicionamento no Google

Uma landing page é uma importante ferramenta para otimizar o posicionamento de suas palavras-chave nos mecanismos de busca. Essas páginas podem reunir conteúdos focados em um termo relevante para o seu negócio, servindo tanto como um direcionamento estratégico para as suas campanhas no Google, como também uma forma de demonstrar a autoridade da sua marca no assunto, promovendo uma melhor classificação e visibilidade nos resultados de pesquisa.

Quanto mais páginas focadas em termos que importam para a sua marca, com conteúdo atualizado e otimizado de tempos em tempos, melhor será o seu posicionamento. Isso explica porque 48% dos profissionais de marketing criam uma nova página de destino para cada campanha de marketing, conforme aponta a pesquisa realizada pelo Serpstat.

Possibilidades de testes A/B

Pense em uma landing page como um ótimo laboratório, onde você pode avaliar e testar estratégias, insights e propriedades para atrair melhores oportunidades. De acordo com a pesquisa divulgada pela Marketing Experiments, 52% das empresas e agências de marketing já aplicam testes A/B em suas landing pages, e garantem o aumento na taxa de conversão.

Uma metodologia baseada em testes melhora, comprovadamente, a geração de leads B2B. Portanto, se você ainda não encontrou a mensagem certa, ou quer testar abordagens diferentes, execute esses testes em sua landing page… se funcionar, depois você pode replicar essa estratégia em outros canais, como seu site e suas redes sociais.

Agora, antes de “achar” que uma abordagem foi efetiva ou não, é importante mensurar os resultados e verificar se a sua página realmente recebe um número de visitantes suficiente para ser estatisticamente relevante em suas análises. Especialmente no início, vale investir em campanhas e anúncios no Google também, potencializando a fase de atração para as suas páginas de destino.

Geração de Leads B2B com landing pages

Agora que você já sabe o que é landing page e quais são os benefícios desse canal, vamos falar sobre como aplicar isso à prática? Nós separamos alguns insights e as principais dicas para que você possa criar landing pages verdadeiramente assertivas, pensadas para a geração de leads B2B!

Mensagem principal

Conteúdo subjetivo, muito abrangente e não segmentado não funciona em landing pages! Se o seu foco é a geração e conversão de leads, a sua mensagem principal deve ser forte e centrada no seu potencial cliente.

Vemos muitas empresas B2B construindo mensagens que apenas dizem respeito a elas, e não agregam nenhum valor ao leitor. Não cometa esse mesmo erro; essa página deve abordar os desafios de seu público, e não apenas como o seu negócio pode ajudá-lo!

Pontos de conversão

O segredo de uma ótima landing page é ter um ponto de conversão claro. Como comentamos anteriormente, é preciso agregar valor para que o seu visitante preencha o formulário e se converta em um lead, portanto, sempre pense: qual a vantagem de ele clicar em seu botão? Esse deve ser o foco da sua chamada!

Pode ser tanto o download de conteúdo relevante e gratuito, como uma demonstração, ou uma consulta de 30 minutos, por exemplo. O importante é ter um call-to-ction verdadeiramente atrativo, e um conteúdo que o complemente, com detalhes sobre a sua oferta. Afinal, o seu visitante precisa saber de cara por que e para quem ele está passando suas informações pessoais, certo?

Formulário e campos inteligentes

Nem todo mundo que preencher o formulário da sua landing será realmente uma oportunidade para o seu negócio. Pode ser um concorrente, ou estudante que está buscando informações sobre a sua área, por exemplo. Agora, como descobrir quais são os seus leads qualificados e quais não estão prontos para entrar em seu processo comercial? As perguntas do seu formulário!

A ideia é utilizar a sua landing page justamente como um filtro para as suas oportunidades de vendas. As perguntas certas no formulário podem te ajudar nesse processo e, posteriormente, a otimizar o seu fluxo de automação e suas campanhas de e-mail marketing.

Pode ser difícil tirar essas ideias do papel e acertar de primeira na criação de uma landing page para os seus materiais e suas campanhas. Então, considere também contar com uma agência de marketing B2B que possa contribuir com diferentes frentes para a sua estratégia!

A Agência Canna possui anos de experiência e uma equipe pronta para te ajudar a construir páginas verdadeiramente assertivas, capazes de conduzir seus leads e suas oportunidades em toda a jornada de compra. Conte com a gente para garantir melhores resultados em suas landing pages e campanhas de geração de leads!

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