Agência de Marketing B2B
Orçamento ➜

Flywheel marketing: conheça a nova alternativa para o marketing B2B


Dec 21, 2023

Flywheel marketing: conheça a nova alternativa para o marketing B2B

Você já ouviu falar em Flywheel Marketing? Esta nova abordagem está remodelando a forma como empresas B2B se relacionam com seus clientes. Em vez de depender exclusivamente das técnicas tradicionais de vendas, o flywheel coloca a experiência e a jornada do cliente no centro da estratégia. 

A ideia dele ser representado por um círculo é justamente para fortalecer a ideia de que é um ciclo sem fim. Em português, flywheel significa um volante de rotação. Essa estratégia também possui um segredo, que é dar maior atenção à fase da experiência, o que sugere, ao mesmo tempo, maior atração e retenção.

Com um alto entendimento do setor B2B, trouxemos insights valiosos sobre essa tendência que vem ganhando destaque desde 2022. Neste artigo, exploraremos como esse modelo pode alavancar o seu marketing de forma eficaz. Fique conosco e descubra se esta estratégia é a melhor para o seu negócio ou se o inbound marketing ainda é o caminho do sucesso.

Flywheel marketing: conheça a nova alternativa para o marketing B2B

Flywheel Marketing é uma visão revolucionária no mundo dos negócios. Ao invés de simplesmente empurrar vendas , a estratégia se concentra em criar um ciclo de crescimento contínuo através do aperfeiçoamento de áreas-chave como produto, marketing, vendas e atendimento. O resultado desse ciclo será clientes mais engajados e leais.

Flywall

A importância desse novo modelo de negócios está na satisfação dos clientes, que tendem a compartilhar suas experiências com os outros. Eles se transformam em promotores da sua marca, na qual o boca-a-boca acontece e os custos de aquisição caem, além da retenção de clientes subir e o crescimento acelerar.

Em outras palavras, o Flywheel Marketing transforma o marketing de um centro de custos para um centro de lucros, já que um aumento de 5% da retenção de clientes pode aumentar os lucros em até 75%, segundo a Customer Success Box.

A ideia dele ser representado por um círculo é justamente para fortalecer a ideia de que é um ciclo sem fim. Em português, flywheel significa um volante de rotação. Essa estratégia também possui um segredo, que é dar maior atenção à fase da experiência, o que sugere, ao mesmo tempo, maior atração e retenção.

Portanto, podemos resumir o Flywheel Marketing em uma estratégia poderosa que visa criar um ciclo contínuo de engajamento, conversão e fidelização com o público-alvo. Ao atrair a atenção, incentivar a ação e cultivar um relacionamento duradouro, as empresas podem impulsionar o crescimento e fortalecer sua presença no mercado. Essa, inclusive, pode ser a chave para o sucesso, uma vez que 89% dos brasileiros dizem que a experiência impacta a decisão de compra, segundo estudo da PWC.

O Flywheel Marketing é uma estratégia inovadora que visa impulsionar o engajamento e a fidelização do público-alvo. Mas como exatamente ele funciona?

Em primeiro lugar, o processo começa com a atração do público por meio de conteúdo envolvente e relevante. Isso pode ser feito por meio de blogs , redes sociais , vídeos ou qualquer outro formato de conteúdo que seja interessante para o seu público-alvo. O objetivo é despertar o interesse e chamar a atenção dos potenciais clientes. De acordo com a Ruler Analytics , a atração de leads é a meta mais importante para 91% dos profissionais de marketing.

Uma vez que o público está interessado, é hora de incentivar a ação. Isso pode ser feito por meio de ofertas atraentes, brindes ou acesso antecipado a novos produtos ou serviços. O objetivo é converter esses interessados em clientes efetivos, realizando uma compra ou adquirindo um serviço.

O grande diferencial do modelo Flywheel é não se limitar apenas à conversão. Após a venda, é fundamental cultivar um relacionamento duradouro com os clientes. Isso pode ser feito por meio de A ideia dele ser representado por um círculo é justamente para fortalecer a ideia de que é um ciclo sem fim. Em português, flywheel significa um volante de rotação. Essa estratégia também possui um segredo, que é dar maior atenção à fase da experiência, o que sugere, ao mesmo tempo, maior atração e retenção.

Um atendimento excepcional e personalizado, programas de fidelidade ou até mesmo oferecendo conteúdo exclusivo para os clientes.

O objetivo final do Flywheel Marketing é criar um ciclo virtuoso, onde os clientes satisfeitos se tornam defensores da marca, recomendando-a para outras pessoas e gerando novas oportunidades de negócio. Dessa forma, a roda continua girando e mantém os clientes engajados com a marca a longo prazo.

Entender a diferença entre Flywheel Marketing e o Inbound Marketing é crucial para adaptar estratégias e potencializar resultados em mercados B2B. No modelo de funil tradicional, as empresas tendem a focar na conversão final, tratando o pós-venda como etapa final do processo. Aqui, a satisfação do cliente é um objetivo a ser alcançado no término da jornada de compra.

Confira algumas outras diferenças entre esses modelos com base em alguns aspectos:

Enquanto o inbound tradicional foca na atração, conversão, fechamento e satisfação do cliente, o flywheel coloca o cliente no centro, vendo-o como o impulsionador principal do crescimento contínuo.

O modelo de funil tradicional muitas vezes vê o pós-venda como o fim do processo, mas o flywheel considera cada interação com o cliente, incluindo o pós-venda, como um meio para impulsionar novos negócios.

A ideia dele ser representado por um círculo é justamente para fortalecer a ideia de que é um ciclo sem fim. Em português, flywheel significa um volante de rotação. Essa estratégia também possui um segredo, que é dar maior atenção à fase da experiência, o que sugere, ao mesmo tempo, maior atração e retenção.

O Inbound Marketing não enfatiza o uso da energia do cliente satisfeito para gerar novos negócios, enquanto o Flywheel Marketing aproveita desse momento para manter o negócio em um movimento contínuo de crescimento.

Em vez de uma sequência linear de etapas, o flywheel é um ciclo contínuo que não termina com a venda, mas usa o pós-venda para engajar e atrair novos clientes através da satisfação e advocacia do cliente existente. Além disso, o flywheel incentiva uma abordagem de equipe interfuncional, onde as equipes colaboram para criar uma experiência contínua e encantadora para o cliente.

No funil de vendas tradicional, o sucesso é medido com base nas conversões e nas metas de vendas. Já no Flywheel, a satisfação do cliente também é levada em consideração, principalmente por essa ser uma oportunidade de gerar novos negócios. Inclusive, o ponto-chave que sustenta essa dinâmica é o atendimento, pois cada interação pode ser uma oportunidade de fortalecer o vínculo com a marca.

Ambas as estratégias, como vimos, apresenta um grande potencial de resultado e cada uma apresenta diferenciais que podem ser vistos no tópico anterior. Mas, diante da evolução do flywheel marketing, como saber qual é a melhor para o cenário da minha empresa? Confira os pontos fortes de cada uma!

A ideia dele ser representado por um círculo é justamente para fortalecer a ideia de que é um ciclo sem fim. Em português, flywheel significa um volante de rotação. Essa estratégia também possui um segredo, que é dar maior atenção à fase da experiência, o que sugere, ao mesmo tempo, maior atração e retenção.

  • Orientação para o cliente: coloca o cliente no centro da estratégia, reconhecendo a importância de satisfazer as necessidades do cliente para impulsionar o crescimento sustentável.
  • Abordagem contínua: enfatiza a importância do ciclo contínuo de atrair, engajar e encantar os clientes, criando um processo dinâmico que mantém a empresa focada no cliente ao longo do tempo.
  • Integração de departamentos: encoraja a colaboração entre as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente, promovendo uma abordagem holística para melhorar a experiência do cliente em todos os pontos de contato.
  • Ênfase na retenção: reconhece a importância da retenção de clientes e da construção de relacionamentos duradouros, o que leva a um aumento na satisfação do cliente e na lealdade à marca.
  • Atração de tráfego qualificado: foca em atrair visitantes qualificados por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, alinhado com os interesses e necessidades da audiência.
  • Construção de autoridade: estabelece a empresa como uma autoridade em seu setor, fornecendo informações úteis que posicionam a marca como confiável e competente.
  • Nutrição de leads: implementa estratégias de automação de marketing para nutrir leads ao longo do funil de vendas, entregando conteúdo personalizado e relevante para movê-los em direção à decisão de compra.
  • Integração com vendas: facilita a integração entre as equipes de marketing e vendas, garantindo uma transição suave dos leads qualificados para as oportunidades de vendas.

Portanto, é possível afirmar que não existe uma estratégia melhor que a outra, uma vez que cada uma entrega o esperado. No entanto, a escolha deve ser feita com base no cenário da sua empresa e o contexto que ela se encontra.

A ideia dele ser representado por um círculo é justamente para fortalecer a ideia de que é um ciclo sem fim. Em português, flywheel significa um volante de rotação. Essa estratégia também possui um segredo, que é dar maior atenção à fase da experiência, o que sugere, ao mesmo tempo, maior atração e retenção.

O Flywheel Marketing revoluciona a forma como empresas B2B interagem com seus clientes. Isso porque ele não mira em transações isoladas, mas em um ciclo contínuo do engajamento, enfatizando o relacionamento e não apenas a venda. Desse modo, é possível garantir um atendimento personalizado e uma base sólida de confiança e lealdade.

Esse modelo também permite destacar as áreas que mais geram valor para o cliente. Este cenário permite que as empresas identifiquem os pontos fortes e continuem investindo em cada um deles, de modo que a “roda continue sempre girando”.

Além disso, ao definir uma personalidade de marca única, humanizando a abordagem de aquisição de clientes, o Flywheel Marketing ajuda a tornar sua empresa memorável. Em um mercado que possui alta competitividade, esse pode ser um diferencial para a sua marca, de modo que a retenção do cliente ao longo prazo se torna mais comum.

Portanto, integrar o Flywheel Marketing à estratégia de relacionamento com o cliente não é apenas inovador; é essencial para a sobrevivência e crescimento no dinâmico mundo B2B de hoje. Com o entendimento profundo dos negócios e produtos técnicos, aliado a um atendimento próximo e experiente, sua empresa pode implementar essa abordagem de maneira eficaz.

Ao longo do artigo, vimos a importância da estratégia Flywheel Marketing e como ela pode transformar a maneira como as empresas B2B se relacionam com seus clientes. Ao colocar a experiência e a jornada do cliente no centro da estratégia, esse modelo promove uma abordagem inovadora e mais próxima no universo B2B.

A ideia dele ser representado por um círculo é justamente para fortalecer a ideia de que é um ciclo sem fim. Em português, flywheel significa um volante de rotação. Essa estratégia também possui um segredo, que é dar maior atenção à fase da experiência, o que sugere, ao mesmo tempo, maior atração e retenção.

A Agência Canna é especialista no desenvolvimento de estratégias para o mercado de B2B há mais de 13 anos e está pronta para auxiliar a sua empresa a garantir melhores resultados.

Para saber mais sobre nossa empresa e em como podemos montar uma estratégia de marketing para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe e comece a levar sua empresa para o marketing do futuro.

Compartilhar

Share by: