Canna

Quando e como investir no reposicionamento de marca

Quando o assunto é reposicionamento de marca, é fundamental entender que esta é uma ferramenta estratégica e que precisa ser trabalhada na hora certa e da forma correta. A necessidade de aplicar essa mudança em uma empresa pode ser gerada por diferentes fatores, tanto internos quanto externos, que vão desde a estruturação de um modelo de negócio até a urgência de comunicar uma nova imagem.

Antes de falarmos mais a respeito desses fatores e os desafios atrelados a cada um deles, vale ressaltar a relevância do branding para comunicar a essência da sua marca, e como ele pode te ajudar a estabelecer um novo posicionamento e a atrair novos públicos.

Uma empresa ganha valor no mercado por meio de dois fatores:

  • Por sua estratégia e seu posicionamento de marca;
  • Pela experiência que ela oferece para o seu público.

Diante disso, é muito importante entender que a construção do posicionamento é que irá dar sustentação a toda estratégia de comunicação corporativa, por isso o branding é fundamental para criar uma nova identidade e estabelecer um plano assertivo de marketing digital.

Branding para fortalecer e posicionar

O projeto de Branding foca no posicionamento da marca diante do mercado e na relação que ela irá estabelecer com os seus clientes, buscando sempre um crescimento sólido e durável.

Quando a empresa deseja criar uma boa imagem frente aos seus concorrentes e conquistar a confiança dos clientes, é importante que ela invista em uma gestão de marca bem elaborada, e que seus objetivos estejam sempre alinhados com o seu mercado.

É comum associar projetos estratégicos bem-sucedidos às organizações de grande porte, em função do seu impacto no mercado. Todavia, vale lembrar que nenhuma empresa nasce líder de um setor, e por trás desta conquista existe um grande trabalho de branding e comunicação.

É preciso estabelecer uma identidade forte e coerente, que explique quais são os valores da sua empresa, qual a missão dela no mercado e o que a torna diferente dos demais concorrentes. Essa ferramenta irá ajudar a potencializar e gerenciar como o seu público-alvo enxerga a sua solução, além de assegurar uma melhor promoção e destaque diante das outras ofertas do setor.

Quando investir no reposicionamento de marca

Como falamos anteriormente, existem diferentes fatores que podem levar à necessidade de trabalhar o reposicionamento da marca no mercado. O declínio dos negócios, a perda de clientes e até uma crise de imagem são alguns dos motivos que, isolados ou combinados, acabam exigindo uma reestruturação de todo o negócio. Vamos entender os mais comuns e os desafios envolvidos.

⦁ Mudança de nome ou fusão entre empresas

Uma fusão entre organizações ou mudanças que ocasionam uma reestruturação interna exigem um reposicionamento de marca, afinal elas afetam não só o público interno como os stakeholders.

De modo geral, os clientes e fornecedores não desejam nenhuma alteração que ponha em risco a relação que construíram com a empresa, e essas mudanças podem gerar dúvidas quanto ao real motivo por trás dessa ação, e se realmente todo este processo vai dar certo, criando assim um cenário de insegurança e incertezas.

Os benefícios de uma fusão são vários, como aumento da receita, diminuição de custos, menor concorrência de mercado, entre outros. Mas para colher os frutos é preciso estabelecer um plano de posicionamento bem estruturado, com foco especial em branding e experiência do cliente.

⦁ Lançamento de um novo produto ou marca

O processo de lançamento de um produto ou marca no mercado exige uma série de etapas fundamentais, como análises, pesquisas, planejamento e, é claro, uma comunicação que esteja atrelada diretamente com a essência do negócio.

Neste caso, um projeto de reposicionamento é essencial, e deve ser elaborado com base em estudos e dados consistentes, tornando-se um diferencial positivo para o momento do lançamento.

Existem 3 fatores fundamentais que devem ser cumpridos neste processo:

  • Realizar um estudo do mercado;
  • Definir e compreender o público-alvo;
  • Fazer ensaios de lançamento.

Estas etapas ajudarão a sua empresa a tomar decisões mais seguras e estratégicas, garantindo assertividade nas iniciativas e nos resultados.

⦁ Imagem de marca incoerente ou defasada

Com o passar dos anos, o mercado vai avançando e, dessa forma, uma série de hábitos e novas demandas surgem. O comportamento do cliente se transforma, e aí o que antes era relevante, hoje passa a não fazer mais sentido. Ao mesmo passo, novos players aparecem e as mudanças dos concorrentes passam a mostrar como a empresa ficou defasada e o plano de negócios incoerente.

Neste caso, o reposicionamento de marca é o que irá captar a proposta do negócio e formular uma estratégia que adeque a empresa ao mercado. Uma comunicação repaginada passa a oferecer uma nova identidade visual, e um plano de marketing digital e offline adaptado às necessidades do cenário atual.

⦁ Falta de coerência na comunicação ou identidade visual

Existem casos onde o plano de negócio foi atualizado e a empresa continua a vender, porém ela perde uma série de oportunidades e uma grande fatia do mercado por deixar o planejamento de comunicação e a identidade visual parados no tempo.
Para reverter essa situação, também é necessário investir em um reposicionamento de marca. Com isso, a organização conseguirá traçar um plano de marketing e comunicação assertivo, renovar a identidade da marca, aumentar a presença digital e estabelecer ações concretas nas redes sociais, ampliando assim as oportunidades de negócio.

A dinâmica do mercado B2B exige cada vez mais que as empresas estejam conectadas e se adaptem às constantes mudanças. Na hora de realizar o reposicionamento de marca, é fundamental revisitar o plano de branding e ter em mente a essência e os objetivos da organização. Só assim será possível traçar um planejamento efetivo e garantir resultados positivos.

Será que a sua organização está em um cenário de mercado que exige um reposicionamento de marca, com a revisão das estratégias e do plano de ações? Conte com a nossa equipe para realizar um diagnóstico gratuito de seus desafios e suas oportunidades de marketing B2B!

Diagnóstico Gratuito de Marketing B2B

Indice

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

ARTIGOS RELACIONADOS

Compartilhe as informações abaixo que nossos especialistas entrarão em contato