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Marketing B2B: Top 5 artigos para alavancar resultados


mar. 26, 2020

Marketing B2B: Top 5 artigos para alavancar resultados




As estratégias de marketing B2B são excelentes ferramentas para gerar leads qualificados e atrair potenciais clientes para o negócio. Essas ações, além de ajudarem na organização de um funil de vendas eficiente, potencializam o processo de compra de um produto ou serviço e também facilitam a tomada de decisão por parte dos gestores.

 

Como o foco do business to business (B2B) está na efetivação de vendas para outras empresas, diferentemente do business to consumer (B2C), onde o agente central é o consumidor, todo o planejamento de comunicação e marketing deve ser pensado com base na realidade desse mercado.

Vender para uma empresa é diferente de vender para o consumidor final, e todas as necessidades e demandas desse público devem ser levadas em consideração na hora de elaborar um plano de ações.

Mas para que os negócios B2B realmente encontrem retorno com as ações de marketing, é essencial conhecer a fundo como essa estratégia funciona, suas aplicações e ferramentas complementares como o inbound marketing, o marketing de conteúdo, as redes sociais, entre outras, além de compreender os impactos que ela gera ao ser aplicada no modelo de negócio de cada empresa.

Para isso, separamos 5 artigos que vão te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo e alavancar os resultados de vendas. Confira agora!

1.   O que é Marketing B2B? Tudo o que você precisa saber

O marketing B2B trabalha com os mesmos princípios do marketing tradicional, porém com meios e objetivos distintos. Para dominar a fundo a sua aplicação, é preciso compreender a diferença entre estes dois públicos (B2B e B2C) e como essa estratégia se aplica ao negócio. Também é necessário aprender um pouco mais sobre os 3 pilares que movem o marketing B2B e os principais desafios que ele encontra no mercado.

Além disso, a presença digital é outro ponto fundamental para dar vida a este plano, por isso a necessidade de entender os diferentes canais de aplicação, como blogs, redes sociais, automação, entre outros, e a melhor forma de trabalhar com eles.

Neste texto, você vai conhecer tudo isso a fundo e ver como otimizar seus resultados com base nessa ferramenta, acesse aqui !

2.   Jornada do cliente: Como o lead B2B chega à decisão de compra?

O processo de compra B2B, na maioria das vezes, começa online por meio de sites e pesquisas. Um estudo realizado pelo Google e uma série de outras análises de mercado mostram como essa tendência vem crescendo cada vez mais. Diante disso, é muito importante conhecer a jornada do cliente, mapear suas etapas e entender cada tipo de interação que ele estabelece com a marca.

O cliente é o foco de toda estratégia e para adotar ações assertivas é preciso saber direcionar a abordagem, tanto aplicada à comunicação quanto ao conteúdo como um todo.

Neste conteúdo, você vai aprender mais sobre o funil de vendas e ver algumas dicas de como potencializar a jornada de compra B2B, acesse aqui !

3.   Indicadores de marketing B2B: Saiba como mensurar seus resultados

De nada adianta projetar ações e planos de comunicação para o marketing B2B, se você não estabelecer uma rotina de análise e mensuração do retorno dessas campanhas. Com este estudo é possível saber se as medidas que estão sendo tomadas estão corretas e se a equipe está no caminho certo.

Existem dois tipos de métricas que são essenciais para detectar a efetividade dos esforços e investimentos nessa área, são elas:

  • Métricas de canais e campanhas: Medem a eficiência das ações criadas em diferentes canais.
  • ROI e atribuição de receita: Mensuram o retorno das iniciativas de marketing para o fechamento de vendas e a lucratividade do negócio.

Neste texto, você vai entender mais sobre cada uma delas e aprender como aplicá-las na prática para o seu negócio, acesse aqui !

4.   O futuro das estratégias de marketing B2B com base em números

Acompanhar indicadores, números e cases de sucesso é uma excelente forma de atualizar suas bases de informações para criar e fundamentar uma estratégia de marketing B2B para o seu negócio. É preciso mapear o comportamento do cliente e compreender que a empresa é a principal responsável por oferecer uma jornada de compra que atenda suas expectativas.

Para isso, vale apostar em diferentes abordagens e ferramentas como blogs e campanhas de inbound marketing, que são excelentes formas de estabelecer um relacionamento mais próximo, além de ajudarem na otimização do processo de compra.

Neste texto você vai aprender mais sobre o assunto e ver quais estratégias devem ser consideradas no seu plano de marketing B2B, acesse aqui !

5.   Projeto de marketing B2B: Contratar uma agência ou fazer internamente?

Quando o objetivo é potencializar os resultados de marketing da empresa e fortalecer a marca no mercado, sempre surge a dúvida de qual a melhor forma de aplicar esse projeto na prática. É preciso investir em uma agência especializada ou vale a pena gerenciar as ações internamente?

Essa decisão envolve uma série de fatores paralelos que trabalham juntos, são eles: análise do cenário atual, metas da comunicação, infraestrutura disponível, resultados esperados, planejamento estratégico da organização, budget e muito mais.

Para entender qual o melhor caminho, é preciso saber o que cada modelo de condução oferece e necessita, e como o marketing B2B pode ser aplicado com mais efetividade no seu negócio.

Neste artigo, nós explicamos os modelos básicos de condução de projetos para você conhecer as formas de iniciar esse trabalho na sua empresa e compreender qual a melhor opção para você, acesse aqui !

Com essa base de conteúdos estratégicos, você poderá aprender mais sobre marketing B2B e traçar os melhores caminhos e planos de comunicação para a sua empresa. Hoje, tão importante quanto conquistar novos clientes, é manter os que você já tem, e em ambos os casos, estabelecer relações de confiança e gerar experiências positivas é essencial.

Um planejamento de comunicação bem estruturado e alinhado com o plano de vendas da organização pode te ajudar nessa tarefa.

Você ainda não sabe por onde começar? Confira o Diagnóstico de Marketing B2B da Agência Canna. Com essa ferramenta exclusiva e gratuita que nós criamos, você poderá avaliar os cenários da sua organização, pensar em ações alinhadas com o seu segmento e projetar campanhas assertivas para conquistar melhores resultados. Acesse agora mesmo e saiba mais!

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