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Publicidade B2B: Investir em mídia digital ou offline?

Publicidade B2B: Investir em mídia digital ou offline?

O mercado mudou e, com ele, o processo de compra de produtos e serviços. Consequentemente, a publicidade B2B também foi impactada, e hoje novas formas de marketing e vendas vêm sendo utilizadas pelas empresas. O marketing digital ganhou espaço, as mídias sociais tornaram-se um canal essencial para o relacionamento com o cliente e o consumidor final ficou ainda mais exigente.

Se antes a preocupação principal era vender, hoje é preciso ir além e mostrar qual o diferencial do produto e da organização, seus benefícios e o que eles têm a oferecer. Seja para aplicação do marketing B2B ou marketing b2c, é fundamental estudar bem as estratégias de cada mercado e, mais do que isso, escolher o canal certo para impactar o seu cliente.

Quando o assunto é negociação de empresas para empresas, esse cenário é ainda mais complexo, afinal o processo de vendas B2B é mais demorado e envolve diferentes tomadores de decisão. Com a chegada do mundo digital a forma de divulgar, comunicar e interagir mudou, mas muitas organizações ainda não se atualizaram e nem começaram a explorar o potencial que essas ferramentas têm a oferecer, perdendo assim boas oportunidades de negócio.

Um novo jeito de fazer publicidade B2B

Novos formatos de mídia surgiram, empresas de publicidade digital como Facebook e o Google estão tomando cada vez mais espaço e, gradativamente, substituindo a publicidade tradicional. As propagandas de TV, os programas de rádio, revistas segmentadas e jornais foram substituídos por canais como as redes sociais, os blogs, anúncios online e outros formatos de divulgação e comunicação. Segundo o relatório anual “Internet Trends”, mais da metade da população mundial está conectada na internet.

Nos últimos anos, a publicidade online foi uma das únicas que contabilizaram crescimento, principalmente entre 2017 e 2018. Os dados da PwC mostram que nos EUA a receita de publicidade digital em 2018 bateu os US$ 107,5 bilhões, 21,8% a mais que em 2017 (US$ 88,3 bilhões). Já no Brasil, os números do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) mostraram que as 78 maiores agências brasileiras cobriram mais de 60% do total de investimento em mídia feito no país.

O novo cliente B2B não se baseia apenas em anúncios e propagandas para fechar uma compra, agora ele busca indicações, consulta a reputação da empresa e pesquisa mais informações em vídeos, sites e outros conteúdos.

O uso cada vez mais crescente do mobile, potencializou o avanço desses novos canais que oferecem recursos adicionais, possibilitam a construção de campanhas e materiais personalizados, além de proporcionarem uma experiência mais atraente e impactante para o cliente.

Mídias para publicidade B2B

Hoje os melhores formatos de mídia para se investir são os que priorizam a experiência do seu cliente, te ajudam coletar informações e colaboram para a construção de uma base de dados segura que poderá ser utilizada na construção de novas ações. Conheça alguns deles:

  • Social Media

As redes sociais, em geral, são canais importantíssimos, não só para humanizar a marca e te aproximar dos clientes, como também para divulgar produtos e serviços, compartilhar as novidades e até tirar possíveis dúvidas de seus clientes sobre suas soluções. Você também pode produzir posts patrocinados com conteúdos especiais e direcioná-los a públicos específicos e segmentados, aumentando suas chances de conversão.

  • Anúncios e links patrocinados

Crie uma estratégia de publicidade B2B que envolva anúncios nos portais onde os seus clientes navegam. Canais como Facebook, LinkedIn, YouTube, sites de anúncios e espaços publicitários digitais são algumas das excelentes alternativas de mídia paga para divulgar as suas ações.

Além disso, você também pode investir em links patrocinados no Google e outros buscadores, que podem potencializar ainda mais o tráfego no seu site e ajudar nas vendas.

  • Content Marketing

O Content Marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, é focado na produção de conteúdo relevante para atrair clientes e agregar valor à marca. Além de ajudar nas buscas orgânicas, esta é uma excelente ferramenta para educar o consumidor, informá-lo, e se destacar entre as outras empresas, mostrando o seu know-how e conhecimento no setor de atuação.

O avanço da publicidade B2B dentro dos canais digitais é um fato, a transformação digital está aí e as empresas que não se adaptarem a esta nova realidade correm o risco de perder uma fatia grande de mercado.

Com isso em mente, comece criando conteúdo relevante para o seu público, adeque sua estratégia de marketing e comunicação, e conte com a nossa equipe para elaborar um planejamento adaptado às necessidades da sua organização!