Layout do blog


Como empresas usam o marketing de conteúdo?


set. 20, 2016

Como empresas usam o marketing de conteúdo?

 

Em um mundo em que tudo é instantâneo, nem mesmo as crianças tem paciência para assistir “Peppa Pig” com comerciais. Com a perda de interesse nas divulgações publicitárias, o termo  Marketing de Conteúdo chamou a atenção como uma ótima ferramenta de marketing para o relacionamento com o cliente.

 

A ideia é se comunicar por meio de informações relevantes e valiosas, que alcancem o cliente no momento exato em que ele busca algo sobre o produto/serviço que a sua empresa oferece.  “Mas isso não divulgará minha marca”, é o que muitos pensam, com uma certa resistência para implantar essa nova ferramenta. Realmente, não terá publicidade no seu blog; terá um conteúdo de qualidade que o seu público-alvo deseja receber, no momento necessário, trazendo algo novo a ele, com a opção de compartilhar sempre que quiser. As pessoas gostam de opinar, interagir e aprender sobre o que está presente no universo delas e é por isso que o Branded Content ou Marketing de Conteúdo vem ganhando popularidade e importância.

 

Esta estratégia faz com que a sua marca seja mais conhecida, gerando confiança e identificação com o público. Como consequência, você estará atraindo novos leads para a sua empresa, uma vez que os clientes tendem a fechar negócios com marcas que conhecem e não com as que nunca ouviram falar.

 

“A Airbnb (serviço online que permite as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações) é um exemplo de marketing de conteúdo. São excelentes porque entendem que a estadia para você é uma experiência, então eles desenvolvem micro conteúdos antes, durante e depois da sua viagem, para que essa experiência se torne ainda melhor”, explicou Alfredo Leone, Co – Fundador e CEO da empresa Izzui, em sua palestra no evento Social Media Week.

 

O marketing de conteúdo para o mercado B2B

 

O marketing dentro de indústrias é mais complexo e muito competitivo, por isso, o marketing de conteúdo é uma ferramenta inovadora para esse mercado. Com planejamento estratégico, você alcança os clientes corretos e faz com que os mesmos cheguem até a sua marca já com um conhecimento avançado sobre o produto/serviço, minimizando até mesmo o tempo investido na conquista do cliente. Afinal, sempre que temos o interesse de comprar algo, principalmente de alto valor cognitivo como na maioria dos casos de empresas B2B, o primeiro passo é pesquisar na internet.

 

Para enfrentar esse novo comportamento do cliente, o marketing de conteúdo se tornou uma estratégia essencial. É normal que as pessoas duvidem de propagandas e elas sejam superficiais, por isso, é fundamental estabelecer um relacionamento com todos os que participam do processo de compra do seu produto/serviço. Quando você oferece conteúdo relevante para o cliente, constrói sua imagem como autoridade no assunto e assim ganha destaque diante dos concorrentes.

 

Benefícios do marketing de conteúdo

 

  • Conquista de novos leads;
  • Menor custo de aquisição por cliente;
  • Interação, identificação e proximidade com o público-alvo;
  • Novos contatos para o desenvolvimento de outras estratégias de marketing e aumento da qualidade de vendas.

 

A Agência Canna oferece serviços de marketing de conteúdo especialmente para empresas B2B, desenvolvendo planejamento e conteúdos relevantes para o seu público, com uma periodicidade estabelecida e análise dos resultados. 

Compartilhar

Share by: