Layout do blog


5 Dicas de como otimizar sua comunicação corporativa


fev. 19, 2020

5 Dicas de como otimizar sua comunicação corporativa


Trabalhar a comunicação corporativa para organizações com foco em negócios B2B é essencial para otimizar o desempenho de ações internas e externas, além de influenciar na imagem da empresa. Uma prova disso é o estudo realizada pela Altimer Group e Wetpaint com as 100 empresas mais valiosas do mundo. A pesquisa mostrou que as organizações que investiram em planos para redes sociais cresceram até 18% em um ano, em compensação, as que não adotaram essa estratégia contabilizaram uma queda de 6% em suas receitas no mesmo período.

 

A comunicação corporativa interna também possui grande influência nos resultados finais de desempenho, já que o investimento em ações de endomarketing ajuda muito no aumento do engajamento, além de potencializarem o alinhamento dos colaboradores com as estratégias da organização.

Empresas b2b possuem um ciclo de compra maior e demoram mais tempo para concluir a efetivação dos negócios. Diante disso, investir em ações como marketing digital, apresentar os produtos e serviços de forma clara, criar relacionamento com o público-alvo e, é claro, trabalhar a comunicação interna são fatores indispensáveis para gerar bons resultados e melhor desempenho para a organização no mercado.

Nesse texto, você vai entender melhor sobre os pilares da comunicação corporativa e verá 5 dicas para otimizar suas ações na área!

Pilares da comunicação corporativa

A transformação digital trouxe uma profunda mudança no mercado e as organizações precisam se adaptar a essa nova estrutura. Os processos de comunicação dentro das empresas foram completamente reestruturados, e o quê antes dependia de papéis e trâmites burocráticos de aprovação, hoje conta apenas com o computador e a internet.

Entende-se por comunicação corporativa toda ação ou atividade que reforça a imagem da empresa junto aos seus públicos de interesse, sejam eles públicos internos ou públicos externos. Ela é formada por 3 pilares que, juntos, abrangem todas as áreas da organização, são eles:

  • Comunicação Institucional:

A comunicação institucional trabalha para construir uma boa reputação para a empresa no mercado. Seu principal objetivo é gerir estrategicamente as relações públicas e criar uma identidade corporativa sólida e positiva em seu setor de atuação. Ferramentas como o marketing cultural, a assessoria de imprensa e a publicidade institucional são muito utilizadas no desenvolvimento deste pilar.

  • Comunicação Mercadológica:

O foco da comunicação mercadológica está nas vendas, e seu principal objetivo é divulgar, compartilhar e potencializar a imagem dos produtos e serviços da organização no mercado.  Ferramentas como a publicidade comercial, o marketing de vendas e o merchandising são algumas das mais utilizadas para a concretização das metas nessa estratégia.

  • Comunicação Interna:

Já a comunicação interna cuida é responsável pelo relacionamento entre empresa e colaborador, viabilizando ações de interação, engajamento e alinhamento das equipes com as estratégias da corporação. Neste pilar utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e mercadológica, além de outros recursos como o endomarketing.

5 dicas para criar uma comunicação corporativa integrada

Uma boa comunicação é a base para a construção de uma empresa saudável, e influencia tanto no planejamento e execução dos projetos como na divulgação e nos processos de venda. Manter uma comunicação corporativa integrada é a forma mais eficiente de garantir uma atuação eficaz, e atingir os objetivos da organização.

Separamos 5 dicas para você começar a aplicar essa estratégia na sua empresa hoje mesmo:

1. Conheça seu público-alvo e defina uma identidade para a sua marca

Antes de executar qualquer ação de comunicação, é preciso saber quem é o seu leitor e qual o perfil dele. Pesquise e entenda o que ele gosta, que tipo de conteúdo consome e o que espera da sua organização.

É muito importante conhecer o seu público-alvo e saber quem é a persona da sua marca. No caso da comunicação externa, é necessário definir todas as personas que estão presentes no seu cliente, ou seja, todos os pontos de contato que irão interferir na tomada de decisão e na efetivação do negócio.

Criar uma identidade corporativa que converse com os valores e objetivos da empresa é um passo essencial neste processo, independentemente do tamanho ou segmento dela. É preciso projetar elementos como identidade visual, logotipo e outros materiais que contenham a história da marca e traduzam sua mensagem de forma clara e objetiva.

2. Crie um planejamento de presença digital

Levando em consideração que mais da metade dos brasileiros estão conectados à internet, criar e manter uma presença digital é fundamental para que a sua empresa seja encontrada. Ter um planejamento de ações digitais não é mais um diferencial, é uma necessidade, e para isso é importantíssimo que você considere as redes sociais que os seus clientes estão presentes, o tipo de conteúdo que eles buscam e consomem, além de como a sua empresa pode ajudá-los a resolverem seus problemas. Em seu plano de comunicação, englobe estratégias como inbound marketing, SEO, campanhas digitais, anúncios pagos, dentre outras ações que possam contribuir com a concretização de suas metas.

3. Defina ações de comunicação interna

No atual momento do mercado, comunicar-se com o público interno tornou-se tão importante quanto estabelecer uma comunicação mercadológica. Lembre-se, seus colaboradores são o seu cartão de visita. É por meio deles que o atendimento aos clientes será realizado, os projetos sairão do papel e as metas ganharão vida.

Assim, fortalecer a cultura organizacional, estimular o engajamento dentro da empresa e manter os funcionários alinhados com as estratégias é fundamental para obter sucesso nas vendas. Invista em campanhas internas de incentivo, treinamentos, eventos de capacitação e outras ações que integrem e motivem seus colaboradores.

4. Crie materiais de comunicação estratégicos

Com o planejamento digital e o escopo de ações de comunicação interna em mãos, crie materiais e conteúdos que conversem com a identidade da sua organização, que sejam atrativos e passem a mensagem que você deseja transmitir. Estimular os diferentes públicos a manterem contato com a empresa e conhecerem mais sobre suas soluções e produtos, deve ser o foco de todas as peças e ações criadas.

5. Mensure e analise o desempenho das campanhas

Sempre crie campanhas alinhadas com os objetivos macro e micro traçados durante o seu planejamento de comunicação, e não esqueça de acompanhar o desenvolvimento de cada um deles. As etapas de mensuração e análise de desempenho são essenciais para você checar se está no caminho certo, se as peças propostas estão gerando o resultado esperado ou se precisam de adequações e mudanças ao longo do caminho.

A comunicação corporativa é essencial para garantir o crescimento da sua empresa, facilitar a integração com os públicos e até ajudar no gerenciamento de crises.

 

Se você deseja ir mais longe e alcançar resultados relevantes em marketing e vendas, nós podemos te ajudar! A Agência Canna tem mais de 12 anos de experiência no mercado e conta com uma equipe especialista em marketing B2B.

 

Compartilhar

Share by: