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Como aplicar o inbound marketing B2B na prática?


jun. 14, 2019

Como aplicar o inbound marketing B2B na prática?

 


O comportamento do cliente B2B está mudando e as empresas precisam se adaptar às transformações para garantir sempre melhores resultados. Há várias formas de alavancar suas vendas e, o inbound marketing B2Bé um importante caminho, aproximando o relacionamento entre as empresas e impulsionando novos negócios.

Na prática, esse conceito engloba uma série de estratégias focadas na atração de leads e oportunidades. Ao invés de abordagens agressivas de vendas, a proposta é a produção de conteúdo e materiais relevantes para as empresas.

Esse conjunto de técnicas pode atender a todos os tipos de negócios B2B.

Uma empresa de manutenção predial , por exemplo, pode apostar em materiais ricos, como eBooks e checklists, para fortalecer a autoridade  da marca no ambiente digital mesmo com um budget de marketing reduzido. Inclusive, pesquisas estimam que o investimento inicial em inbound marketing B2B pode custar até 47% menos do que o marketing tradicional. Entenda tudo o que precisa saber para garantir melhores resultados com essa estratégia!

3 Passos para implantar uma estratégia de inbound marketing B2B

1. Estude o público-alvo para gerar leads qualificados

Fechar negócios em reuniões presenciais é algo ainda muito comum. Porém, com a internet e o marketing digital, as possibilidades aumentaram muito e você pode usar isso em benefício da sua empresa.

Para isso, entender o público que se interessa pelo seu ramo é fundamental para fazer um bom planejamento estratégico. Ainda seguindo o exemplo da empresa de manutenção, o público-alvo pode ser composto de prédios residenciais, edifícios comerciais e indústrias. Afinal, que negócio não precisa de uma repaginada com serviços de limpeza, reforma de fachada ou reparos de rotina?

Ao estudar o tipo de cliente, o próximo passo é construir uma comunicação segmentada para chegar exatamente em quem se interessa por esse nicho. Daí vem o conceito dos leads qualificados, que são pessoas que em algum momento interagiram com a marca e possuem chances de efetivar a compra.

Ao usar o inbound marketing B2B para atingir esse objetivo, uma empresa pode apostar em estratégias como:

  • Produção de e-books personalizados;
  • Produção de conteúdo qualificado;
  • Distribuição de manuais e informações relevantes;
  • Campanhas específicas para o público;

Ao oferecer produtos relevantes, a empresa não só potencializa a atração de novos clientes, como se posiciona no mercado com maior credibilidade em seu nicho.

2. Invista em nichos e informações relevantes

Cada negócio tem suas particularidades e particularidades na hora de divulgar, atrair e vender determinados produtos. Uma empresa de sistema de segurança , por exemplo, é um nicho de mercado que pode atender desde comércios, até empresas de forma geral e edificações.

Com a instalação de circuitos de câmera de segurança, monitoramento e portaria remota, há muitos serviços que estão crescendo no mercado. Por isso, usar a comunicação e as técnicas de inbound marketing B2B é um caminho possível para estreitar o relacionamento e impulsionar as vendas nesse mercado. Além da comunicação segmentada, a informação relevante prevalece como essência das técnicas do inbound.

Uma pesquisa do Google revela que, atualmente, 50% das buscas deste ramo nos Estados Unidos são feitas com celular. Isso quer dizer que o conjunto de informações relevantes precisa de integração às técnicas de SEO e design responsivo!

3. Estratégias integradas

O mundo virtual é o futuro para o marketing. No entanto, por que não apostar na construção de estratégias integradas com o marketing offline para ter resultados ainda mais efetivos? As empresas de comunicação visual, por exemplo, podem ser especialistas em adesivação de veículos e isso já é uma forma de divulgar a marca no cotidiano.

Com plotagens personalizadas, é cada vez mais comum que as empresas com frota própria exibam seu logotipo. A fabricação de produtos personalizados como brindes, banners digitais e físicos e faixa em lona são algumas possibilidades.

Como esses produtos são muito requisitados para as empresas, até mesmo em grande quantidade, usar o inbound marketing aplicado ao B2B e outras estratégias de vendas também é uma oportunidade.

Quer dar início a um projeto de inbound marketing B2B mas não sabe por onde começar? A Agência Canna é especialista em estratégias de marketing para indústrias e empresas prestadoras de serviço, com uma metodologia focada nos principais desafios do segmento. Entenda como a nossa equipe pode te ajudar!

*Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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