ReciclaBR – o maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil

O Grupo ReciclaBR, holding criada para administrar várias empresas do setor de reciclagem de metais tinha como objetivo além de se apresentar ao mercado, expor seu posicionamento socioambiental diferenciado.

ReciclaBR – o maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil


Desafio

Criado para administrar grandes e renomadas empresas do setor de reciclagem de metais, o Grupo ReciclaBR tinha o desafio de ser reconhecido como o maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil para os seus mais diversos públicos.


Solução

Criar um plano de marketing alinhado ao posicionamento e as estratégias definidas pelo conselho diretor do grupo, comunicando seu discurso socioambiental em diversas ações integradas que dessem mais visibilidade, força e credibilidade para todas as marcas do grupo.


O projeto

O ponto inicial do projeto foi a elaboração de uma arquitetura de marca, com o objetivo de organizar o portfólio das marcas do grupo, mapeando suas hierarquias, papéis, relacionamento entre elas e os seus diferentes contextos de produto-mercado.

Outro fator importante para o sucesso do projeto era a montagem de um discurso aderente aos atributos da marca e que se expandisse as outras empresas do grupo.

Para tal, um estudo foi realizado com o objetivo de compreender o público-alvo, pois apesar de as atividades se complementarem, falávamos de públicos totalmente distintos.

A marca ReciclaBR tem o seu relacionamento focado no público corporativo. Pois em sua essência, além de administrar as empresas do grupo, ela tem como objetivo arrecadar investimentos para assegurar o potencial de crescimento das empresas e negociar melhores condições para o negócio. Tudo para garantir o perfeito funcionamento dos seus parques fabris, a sustentabilidade financeira e o lucro aos acionistas.

A Latasa e a Aluzinco são indústrias de porte e produtos distintos, mas que o público se assemelha. São compradores de ligas de metais não ferrosos que fabricam produtos a partir das matérias-primas adquiridas das duas empresas.

Já o Garimpeiro Urbano possui um foco diferenciado, está no início da cadeia de reciclagem recebendo as sucatas. Por isso, sua comunicação é mais próxima das pessoas e empresas que coletam as sucatas diariamente por todo o Brasil.

Com este cenário, chegamos a conclusão que a melhor solução seria termos uma comunicação integrada para os próximos passos, de forma que a principal marca do grupo assumisse um importante papel (institucional) de destaque e referência. O sucesso desta imagem transmitiria mais força, peso e credibilidade para as empresas do grupo, onde o foco se tornou os relacionamentos comerciais, pois é através destas marcas que as vendas acontecem e as sucatas são recebidas.

A partir das oportunidades identificadas durante o planejamento, ficou definido que deveríamos nos posicionar de forma que refletisse nossa estratégia. Por isso, um novo discurso foi criado: “Somos grandes, fortes e sustentáveis. Somos o maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil”.

Isso significa que além de sermos os melhores, deveríamos parecer os melhores, estar presentes em todos os grandes acontecimentos da cadeia de reciclagem de metais, estar a frente da concorrência e até mesmo atingindo também a sociedade civil com algumas ações.

Para fazer com que as estratégias desenhadas se refletissem na prática, todo o potencial de inovação da marca foi explorado. O resultado foram novos e exclusivos canais de exposição, geração de conteúdo relevante, maior alcance da marca e principalmente, novas formas de se relacionar com os diversos públicos.

O ponto de partida foi atingir os colaboradores, pois eles deveriam ser os mais engajados com o novo posicionamento, por isso, diversos materiais foram criados com o objetivo de deixá-los atualizados com os acontecimentos e conquistas do grupo.

Para o relacionamento com investidores, instituições financeiras e órgãos governamentais a ideia foi criar uma linha de impacto que vendesse a imagem de uma organização grande, forte e em pleno crescimento.

Para fortalecer as relações comerciais a campanha buscou maior proximidade e diálogo com os clientes e fornecedores, para isso, foi pensada e criada uma nova visão sobre a presença on-line e off-line das marcas.

O que foi feito

Consultoria

  • Planejamento estratégico
  • Lançamento de
    produtos
  • Projetos de fusão,
    reposicionamento
    e expansão

Marketing

  • Publicidade e Propaganda
  • Eventos
  • Endomarketing
  • Marketing Digital

Branding

  • Diagnóstico
    de Marca
  • Proposta de
    valor da marca

Conteúdo

  • Comunicação
    Interna
  • Projetos
    de Comunicação
  • Comunicação
    Corporativa
  • Redação
    Publicitária

Design

  • Impressos e Editorial
  • Apresentações
  • Relatórios Corporativos
  • User experience (ux)

Digital

  • Websites
  • Portais
  • SEO
  • Blogs
  • E-mails Marketing
  • Analytics