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Pirâmide de Chet Holmes: O que é e como se aplica à prática?


jun. 29, 2018

Pirâmide de Chet Holmes: O que é e como se aplica à prática?

 


Quantos de seus potenciais clientes estão realmente prontos para a decisão de compra? Quantos podem adquirir a sua solução, mas nem se quer estão dispostos a considerá-la no momento? Entender as fases da jornada de compra do seu potencial cliente é o primeiro passo para gerar mais leads e oportunidades, e é justamente essa a proposta da pirâmide de Chet Holmes. Já ouviu falar desse conceito?

O guru de marketing e vendas, Chet Holmes, propõe que apenas 3% do seu público está realmente pronto para tomar a decisão de compra, e os outros 97% ainda precisam ser educados para avançarem na jornada. Conheça os estudos e conceitos elaborados por Holmes e entenda os níveis de engajamento e conhecimento do seu mercado sobre a sua solução!

Primeiro, quem foi Chet Holmes?

Considerado um dos principais executivos de marketing e vendas dos Estados Unidos, Chet Holmes trabalhou com mais de 60 empresas da Fortune 500 e dirigiu 9 das empresas bilionárias da lista da Forbes, construindo uma grande carreira como mentor e consultor estratégico.

Ao longo de sua experiência profissional, Holmes identificou as 12 competências essenciais que compõem a estrutura de grandes empresas. A partir disso, ele desenvolveu mais de cinquenta métodos e conceitos próprios de implementação dessas competências, que fundamentaram mais de 65 produtos de treinamento, vendidos em 23 países.

Holmes transmitiu grande parte de seus conceitos em The Ultimate Sales Machine , ou A Máquina Definitiva de Vendas em português, best-seller que se tornou o livro número 1 de vendas e marketing na Amazon e na lista do NY Times. Foi a partir dessa obra que a ideia da pirâmide de Chet Holmes ganhou peso, direcionando estratégias de marketing e vendas no mundo todo!

O que é a pirâmide de Chet Holmes?

Imagine se você colocasse todos os seus leads e potenciais clientes em um estádio, e começasse a falar sobre o seu produto ou serviço. Quantas pessoas você acha que ficariam para ouvir o que tem a dizer? De acordo com Chet Holmes, 90% se levantaria e iria embora. O autor usou essa mesma analogia em seu livro, The Ultimate Sales Machine , para introduzir os conceitos e insights do que hoje conhecemos por “pirâmide de Chet Holmes”.

O método proposto por Holmes divide todo o público de compradores e consumidores de qualquer mercado em cinco categorias:

  • Aqueles que estão interessados em comprar nesse momento;
  • Aqueles que estão abertos a considerar a solução;
  • Aqueles que não estão pensando nisso agora;
  • Aqueles que acreditam não estar interessados;
  • Aqueles que definitivamente não estão interessados na compra.

Assim, a analogia do estádio serve para demonstrar que a parcela do mercado verdadeiramente ativa e preparada para a decisão de compra é pequena, limitada a cerca de 3%.

Confira a ilustração que preparamos e entenda todas as divisões da pirâmide de Chet Holmes:



Como ilustramos, com exceção dos 3% prontos para a compra e dos 7% abertos a considerar a solução, 90% não está preparado para receber uma abordagem de vendas, e por isso o autor utiliza essa porcentagem na analogia do estágio.

Pirâmide de Chet Holmes, jornada de compra e inbound marketing

Ok, todo esse conceito da pirâmide de Chet Holmes é bacana, mas como isso pode ajudar suas estratégias de marketing e vendas na prática?

Nós costumamos transmitir 2 principais insights para nossos clientes quando estão em dúvida sobre os melhores canais de geração e nutrição de leads , de acordo com cada fase na jornada: 1 – Nem todos os leads são leads qualificados , e a maioria deve ser educada e preparada antes de passar para vendas; 2 – Utilizar canais de fundo de funil para atingir um público que não está pronto para essa abordagem é desperdício de tempo e investimento.

Ou seja, quando um de nossos clientes chega e nos diz que gostaria apenas de fazer campanhas de display no Google Ads, por exemplo, sempre direcionamos as estratégias conforme o momento da persona na jornada. Anúncios no Google são como o estágio, e apenas uma mínima parcela está realmente interessada em receber o conteúdo da sua marca, portanto, a segmentação é a chave em qualquer abordagem do seu marketing e vendas!

Piramide de chet  holmes 2

Dessa forma, a pirâmide de Chet Holmes também está ligada ao funil de vendas e às estratégias de
inbound marketing. A principal ideia é mover o potencial cliente na jornada e, portanto, os 3 conceitos podem ser aplicados em conjunto.

O que fazer com os 90% de seus leads que não estão interessados?

Se você não quiser que o seu público “se levante e saia do estádio”, é preciso gerar interesse: educá-lo e prepará-lo, agregar valor à sua solução, e adequar a linguagem e abordagem da sua marca.

Nem todos estão prontos para ouvir sobre os diferenciais do seu produto, mas você pode começar construindo empatia, elencando as necessidades do dia a dia da sua persona, quais são as possibilidades e alternativas para o problema dela e, por fim, como a sua empresa pode ajudá-la.

Nesse caminho, o marketing de conteúdo pode ser até 3x mais assertivo para o relacionamento da sua marca, comparado a iniciativas tradicionais de marketing. Contar com um blog, uma campanha de newsletter e uma presença sólida nas redes sociais , por exemplo, aproxima a sua marca do público que ainda está em fase de aprendizado, descoberta e consideração da solução, além de fortalecer a imagem do seu negócio no ambiente digital.

Enquanto isso, a mídia paga , como o Google Ads, podem promover a sua solução para aqueles 10% que estão interessados em saber mais sobre ela!

Para isso claro, os primeiros passos são a definição clara de suas personas e o mapeamento da jornada de seus clientes, que direcionarão suas estratégias em todos os canais.

Ficou alguma dúvida sobre a pirâmide de Chet Holmese como adequar a abordagem da sua marca? Diariamente, nós ajudamos empresas a transformarem seus resultados de marketing B2B e vendas, com estratégias de geração de leads, branding e experiência do cliente alinhadas com os desafios desse mercado. Entenda como a Agência Canna pode te ajudar !

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