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Marketing sazonal: Como aplicar ao mercado B2B?

Marketing sazonal

Fazer ou não fazer marketing sazonal para negócios B2B é uma dúvida comum, especialmente quando estamos próximos de datas comemorativas e feriados. Aproveitando a deixa do Outubro Rosa, queremos discutir com você até onde sua marca pode aproveitar datas assim para engajar seu público-alvo!

Vale a pena ou não vale? Quais são os limites de uma marca B2B nessa interação? O que é preciso considerar na criação de estratégias de marketing sazonal alinhadas com o seu negócio? Como impulsionar vendas e oportunidades a partir dessa abordagem? Confira o artigo que preparamos e entenda as respostas para cada uma dessas dúvidas!

O que é marketing sazonal na prática?

Como o próprio nome indica, o marketing sazonal é uma estratégia que adequa as variações de demanda e as oportunidades de vendas e engajamento em determinados períodos do ano, desde as estações, até os feriados e datas de apelo social.

Muitos profissionais ainda encaram essa técnica apenas como uma estratégia de vendas, no entanto, as ações de marketing sazonal desempenham um importante papel no fortalecimento da marca, na relação com o público-alvo e, inclusive, na retenção de talentos na própria empresa.

Independentemente do segmento, as pessoas criam laços com marcas e negócios que apresentam valores e posicionamentos que condizem com os valores e as realidades delas. Assim, o marketing sazonal é um bom truque para combinar significado, timing e criatividade para promover o engajamento tanto de seus leads, como de seus clientes e funcionários!

Como a sazonalidade influencia negócios B2B?

Pode não ser tão óbvio e natural como no marketing B2C, com as demandas sazonais típicas do Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Dia das Mulheres, Natal, Ano Novo e por aí vai. Mas a sazonalidade influencia qualquer negócio, seja B2C ou B2B!

Exemplo? Um escritório de contabilidade pode aproveitar o período de maio e julho, marcado pelas entregas das principais obrigações fiscais e contábeis (ECD e ECF), para gerar valor e interesse ao seu público-alvo. Quando falamos em datas específicas, os dias que homenageiam profissionais, produtos ou setores também são uma boa oportunidade. No dia 29 de setembro, é comemorado o Dia do Petróleo, por exemplo, uma data ideal para campanhas em indústrias do segmento químico.

Além disso, é possível criar estratégias focadas em períodos de menor demanda, com produtos e serviços especiais ou condições e preços diferenciados, mantendo a estabilidade financeira ao longo do ano todo.

Nesse caminho, é importante que suas equipes de marketing e vendas atuem em conjunto na identificação da sazonalidade de suas vendas e de suas oportunidades, desenhando estratégias focadas para o perfil do seu público e as particularidades do seu negócio!

Marketing sazonal funciona no B2B?

Uma vez que a sazonalidade influencia qualquer negócio, aproveitar as oportunidades-chave durante o ano é importante para os resultados de qualquer marca, desde que isso seja feito a partir de ações coerentes e relevantes para o seu segmento de atuação, o perfil do seu cliente e às necessidades do negócio.

Basta uma publicação inadequada nas redes sociais para prejudicar a imagem da sua marca. A escolha da data, o tema da campanha, a mensagem transmitida, a linguagem e até mesmo a cor do seu post, por exemplo, são fatores que devem ser considerados com cuidado para evitar mal-entendidos e garantir resultado esperado com a campanha!

Como planejar uma campanha de marketing sazonal?

1. Encontre uma oportunidade sazonal

Para escolher uma data ou período específico como ponto de partida, é importante considerar o que pode envolver de fato o seu público. Se seus leads e o seu segmento não são engajados com o Dia dos Namorados, por exemplo, não espere alcançar resultados surpreendentes com uma campanha centrada nessa data.

Sem falar que você não precisa (e nem deve) se limitar às datas mais famosas. Busque em um calendário de datas comemorativas outras oportunidades que estão ligadas ao seu produto, serviço ou setor, incluindo datas sobre profissionais, por exemplo.

Além disso, pesquisar e comparar os períodos em que o seu negócio apresenta maior taxa de vendas, e até mesmo em que o tráfego do seu site costuma ter um pico, também pode ser um direcionamento para a estruturação de campanhas estratégicas.

2. Tenha claro qual mensagem você quer transmitir

Como em qualquer campanha de marketing, suas ações de marketing sazonal não podem ser aleatórias e sem uma mensagem clara. É necessário que seu público entenda e se identifique com a proposta e o significado da sua campanha. Nesse processo, sempre considere:

  • A jornada do cliente e a história que você deseja contar;
  • As emoções que você deseja transmitir ao seu público;
  • Qual ação você deseja incentivar;
  • Qual será a mensagem principal e o slogan da sua campanha.

3. Planeje ações integradas, ao invés de isoladas

Um erro muito comum em ações de marketing voltadas para uma determinada data é a falta de um planejamento antecipado, com uma visão ampla de tudo o que pode ser feito e aproveitado dentro da campanha. No final, saem peças isoladas, como um post nas redes sociais ou um e-mail marketing.

Portanto, sempre pense em iniciativas integradas, avaliando todas as oportunidades que pode extrair de sua campanha. Por que fazer apenas um post no Facebook, enquanto você pode apostar em um cronograma de e-mail marketing, conteúdo especializado para o seu blog, anúncios e divulgação em portais especializados, entre outros canais de comunicação, por exemplo?

Investir em eventos também é outra oportunidade para impulsionar suas vendas e o reconhecimento da sua marca em períodos específicos. E isso não precisa depender de um budget de marketing muito alto, viu? Palestras e coffee-breaks podem ser realizados em conjunto aos seus leads, clientes e funcionários sem altos investimentos!

A ideia aqui é unir marketing digital e marketing offline para construir campanhas completas e relevantes. Nesse processo, ferramentas de automação se mostram cada vez mais importantes, te ajudando tanto nas análises quanto na programação de suas iniciativas sem dores de cabeça!

No marketing sazonal, o timing é fundamental. Por isso, planeje cada etapa com antecedência, considerando os melhores horários e dias para divulgar suas peças, ok?

Bom, agora você já tem toda a base para iniciar sua própria campanha e gerar bons resultados para a sua marca. Se quiser saber mais sobre como o marketing sazonal pode contribuir com vendas B2B e o engajamento da sua marca, converse com um de nossos especialistas e entenda as estratégias que melhor se adequam ao seu cenário!