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Tagline ou slogan? Entenda as diferenças e como se aplicam no marketing B2B

“O desafio que move a nossa energia” (Petrobras), “Invented for life (Bosch), “Let’s build a smarter planet” (IBM). Uma tagline e um slogan têm o poder de marcar a história e a imagem de uma marca, não é mesmo?

Agora, as dúvidas que ficam são: qual é o real propósito de um slogan ou de uma tagline? São mesmo necessários? Qual a diferença entre os dois e como podem ser usados no contexto B2B? Alguns os veem apenas como uma “muleta” para garantir que a mensagem seja compreendida. Outros como estratégias que dão força para um projeto de branding verdadeiramente assertivo.

Algumas opiniões não se discutem, mas nós vamos te dar toda a base para chegar às suas próprias conclusões!

O que é uma tagline?

A tagline é uma frase curta que fala sobre a alma de um negócio. O propósito é transmitir a essência e os valores da marca em poucas palavras, de forma impactante, fácil de ser compreendida e memorizada. As taglines costumam ter um longo prazo de validade, mudando apenas em casos de reposicionamento ou reestruturação da marca.

Sobre o papel que elas desempenham, a autora Aline Wheeler faz uma ótima colocação no livro “Design de Identidade da Marca”, dizendo que “as taglines influenciam o comportamento de compra do consumidor ao evocarem uma resposta emocional”. Para Aline, “uma tagline captura a essência, a personalidade e o posicionamento da marca de uma empresa e a diferencia de seus concorrentes.”

O que é um slogan?

“Grito de guerra”. Esse é o significado da palavra slogan, e também o seu propósito. Caracterizado como uma frase curta, de fácil compreensão e memorização, um slogan é muito similar a uma tagline, no entanto, ele fala sobre um produto ou serviço, ao invés de uma marca.

Amplamente utilizadas em campanhas publicitárias, essas frases podem mudar de tempos em tempos e sempre apresentam um foco mais vendedor e criativo. Um bom exemplo é o slogan utilizado pela MasterCard, “There are some things money can’t buy. For everything else, there’s MasterCard”, ou em português “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe MasterCard”.

Taglines e slogans no marketing B2B

Como você pôde perceber, slogan e tagline são coisas diferentes, mas ambas devem ser cuidadosamente desenvolvidas para comunicar de forma simples e rápida uma proposta de valor.

No entanto, vemos com muita frequência, slogans e taglines estereotipados, previsíveis e factuais no marketing B2B, enquanto deveriam unir valores funcionais e emocionais ao mesmo tempo.

No marketing industrial, nós também temos sim grandes exemplos de taglines e slogans de sucesso, como “Imagination at Work” (General Electric), e “Ingenuity for life”, ou Engenhosidade para a vida, em português (Siemens). Mas essa concepção, de fato, não é fácil, e requer pesquisa, análise, conceito e estratégia.

Agora, não basta criar um slogan ou uma tagline impactante, se a presença da sua marca não está verdadeiramente alinhada com essa mensagem. São estratégias que compõem desde o logotipo, até o site e o posicionamento nas redes sociais do seu negócio.

Se você acredita que, para dar esse passo, é preciso primeiro investir na estruturação e na profissionalização do marketing do seu negócio, de forma a construir uma base sólida para a sua marca, nós podemos te ajudar!

A Agência Canna possui anos de experiência em projetos de branding B2B e desenvolveu uma metodologia completa, que pode transformar seus resultados em cada etapa e desafio do marketing B2B. Entenda o que podemos fazer pela sua marca!

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