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As maiores lições do RD Summit 2019 para marcas B2B


nov. 18, 2019

As maiores lições do RD Summit 2019 para marcas B2B


A hashtag #rdsummit2019 reuniu mais de 5.000 publicações no instagram nas duas últimas semanas, e se você acompanha qualquer rede social, blog, jornal ou programa de rádio e televisão, com certeza, você foi impactado por este assunto de uma forma ou de outra. Mas o que será que o RD Summit 2019 trouxe de tão relevante para se tornar um dos assuntos mais comentados no Brasil inteiro?

 

Superando todas as expectativas, a sétima edição do RD Summit contou com uma estrutura de mais de 22 mil metros quadrados, dedicados a uma programação recheada de tendências, estratégias e novas diretrizes para marketing e vendas, além de atividades e atrações que encantaram todo o público.


Se você não conseguiu participar do RD Summit 2019, tudo bem, nós acompanhamos tudo de pertinho e queremos compartilhar com você quais foram os principais insights para empresas B2B nos 3 dias de evento. Confira o que deve estar no seu radar para potencializar os resultados da sua marca a partir de agora!

 

RD SUMMIT 2019: INSIGHTS, DICAS E PONTOS DE ATENÇÃO

Marketing humanizado

Big Data, Data Driven e Inteligência Artificial são as palavras do momento, mas quando falamos em marketing, ainda estamos falando em pessoas e conexões, independentemente da estratégia, da ferramenta e da abordagem.

Muitos profissionais e empreendedores se esquecem de que, acima do marketing B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer), está o marketing H2H (Human to Human). A emoção, a empatia e a ética são princípios para a comunicação de qualquer marca que queira gerar valor e gerar negócio!

 

 Mesmo no contexto business to business, o comportamento do cliente está mudando, e nunca se fez tão necessário contar com o ambiente digital para construir relações próximas, agregar diferenciação e compartilhar histórias. Ah, e aqui fica outro ponto de atenção! Como a guru do marketing de conteúdo, Ann Handley, destacou em uma das palestras mais esperadas do RD Summit 2019, “a sua história não é sobre a sua solução, sobre o seu produto, é a respeito da pessoa que você está tentando alcançar”.

 

RD Summit


Métricas e experimentação

Mais do que definir e implementar um plano de marketing e vendas, os maiores desafios das marcas é avaliar e otimizar os resultados! Qualquer negócio pode dar o primeiro passo para um projeto de posicionamento digital agora mesmo, mas como garantir que está no caminho certo e como chegar mais longe?

 Na palestra “O Poder do Fracasso”, o diretor de relacionamento do site vakinha.com.br, Flávio Steffens, abordou justamente a importância de testar e analisar estratégias para aproveitar oportunidades reais e se destacar diante da concorrência. Como o próprio palestrante comparou, “o Everest está cheio de corpos motivados. Só a motivação não adianta quando se trabalha com inovação”!

 

Atenção aos formatos de conteúdo


Diferentes estratégias e plataformas foram abordadas nas palestras do RD Summit 2019, com destaque especial para vídeos, podcasts e a crescente influência da pesquisa por voz!

 

Como destacou o especialista em vídeos online, Camilo Coutinho, atualmente “os vídeos são responsáveis por 1200% mais compartilhamentos do que texto e imagens juntos”, desde que aproveitados corretamente!

 

Além disso, outro ponto de atenção importante foi a relação quantidade x qualidade para estratégias de blog e SEO. Como destacou o co-fundador da Rock Content, Vitor Peçanha, “quanto mais específico, menor o alcance e maior a conversão do conteúdo”. Além disso, os algoritmos do Google demandam conteúdos cada vez mais completos e extensos para o posicionamento nos resultados de busca.

Assim, uma importante lição é gerar conteúdo de valor, e aproveitá-lo de maneiras simples, diferentes e criativas, integrando as plataformas da sua marca!

 

 

O futuro das redes sociais 

Ao passo que as redes sociais estão cada vez mais presentes nas vidas de seus clientes, a sua marca também deve estar cada vez mais presente nesses canais, construindo relações próximas, personalizadas e transparentes.

 

 Muitas discussões surgem a respeito da proposta, da audiência, dos formatos e dos resultados de cada rede, e o RD Summit 2019 trouxe importantes insights para esse cenário.

 

Primeiramente, o relacionamento pessoal é uma tendência que se sobrepõe ao posicionamento público, tornando likes e compartilhamentos métricas ultrapassadas. Isso reflete a recente mudança de política do Instagram, por exemplo.

Assim, aplicativos e ferramentas de mensagens, como Whatsapp, ganham mais espaço no relacionamento digital. Inclusive, Mark Zuckerberg já confirmou a unificação dos serviços de mensagens do Facebook, Whatsapp e Instagram, que deve acontecer em 2020. Por isso, “chama no pv” seus clientes daqui pra frente, combinado?

Além disso, não poderíamos deixar de falar sobre o LinkedIn, a principal rede social para marcas e profissionais B2B. Como reforçou um dos maiores nomes que passaram pelo RD Summit 2019, Gary Vee, se o seu negócio é B2B, “comece o LinkedIn para ontem”!

 

Segurança da informação

Com o advento da internet e o compartilhamento desmedido das informações nas redes sociais, parece que acabamos perdendo o controle sobre a nossa própria privacidade. No entanto, esse direito vem sendo pautado em importantes discussões, e priorizado em todas as esferas da comunicação.

A proposta da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em 2020, é um dos resultados dessa transformação e impõe diferentes mudanças na forma como as marcas se relacionam com seus públicos dentro e fora do ambiente digital.

Esse tópico foi abordado e comentado em um bate-papo bem interessante no RD SUmmit 2019, que reuniu os especialistas Andrea Willemin, da Resultados Digitais, Fernanda Nones, da Riô Biocosméticos, e Sidnei Silveira, da PG Advogados.

Mais do que se preocupar com as burocracias da LGPD, é importante que os profissionais discutam e entendam o assunto, revendo o que comunicam e como se comunicam com seus clientes. Como a Fernanda destacou, “é o momento das empresas pararem de falar o que querem falar e começarem a falar o que o cliente quer ouvir”.

A experiência dos colaboradores

Muitos negócios estão focados em clientes, mas para Jacco Vanderkooij, “empresas bem-sucedidas têm foco na experiência dos colaboradores”. Isso porque colaboradores satisfeitos são o princípio para clientes satisfeitos, como defende o fundador da Winning By Design.

A palestra do Jacco abriu os olhos de muitos gestores e líderes presentes no RD Summit 2019, destacando a importância de alcançar resultados junto a uma equipe capacitada e engajada.

O empreendedor deu um verdadeiro show, trazendo uma equipe de dançarinos vestidos de Dali (não era o elenco de La Casa de Papel, mas sim estrategistas da vida real: os colaboradores da própria RD, também chamados de “rdoers”), para comentar os valores que vão além do dinheiro na construção de uma boa experiência corporativa. Afinal, “a nova geração já não quer apenas dinheiro, ela quer ter um papel que impacte o mundo”!

RD Summit 2019

Bom, com certeza muita coisa bacanna rolou nos palcos e em toda a estrutura do RD Summit 2019, mas esse foi o nosso resumo para quem quer buscar melhores resultados de marketing e vendas B2B no próximo ano.

Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para conhecer mais sobre essas e outras tendências!

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