Layout do blog


Por que a sua empresa deve ter um blog corporativo?


mar. 12, 2020

Por que a sua empresa deve ter um blog corporativo?




Criar um blog corporativo é uma excelente ferramenta para sua estratégia de marketing digital. As organizações que desejam consolidar a presença digital, desenvolver um relacionamento com o cliente, e atrair mais chances de negócios precisam ir além das redes sociais e dos disparos de e-mail, e construir um plano de comunicação que tenha conteúdos mais densos e educativos.

 

Independente da área de atuação, a empresa pode construir um blog para melhorar o seu marketing de conteúdo e atrair potenciais clientes com informações sobre o seu setor de negócios, tirar dúvidas de algum produto ou serviço, além de criar autoridade nos temas que envolvem seu campo de atuação.

Tem dúvidas se vale mesmo a pena apostar nessa estratégia? Entenda os principais benefícios de construir um blog corporativo para a sua organização!

Benefícios de ter um blog corporativo para a sua empresa

Os blogs corporativos são um dos canais mais importantes para o planejamento de comunicação de qualquer marca, especialmente quando falamos em negócios B2B. Adotar essa estratégia ajuda a orientar e educar seu público-alvo, além de aumentar o número de visitantes no seu site.

Empresas que dedicam esforços para um blog corporativo possuem cerca de 13 vezes mais chances de contabilizar um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo, conforme aponta uma pesquisa realizada pela HubSpot. Além disso, o estudo demonstra que 81% das empresas consideram seus blogs úteis, importantes ou críticos para os resultados de marketing e vendas.

Mas se mesmo depois desses dados você ainda não está convencido da importância de ter um blog, vamos listar mais benefícios que ele pode trazer para a sua estratégia de comunicação!

Atração de leads

Conquistar novos clientes parte de ações concretas para aproximá-los e apresentá-los ao seu negócio. Um blog bem estruturado, com conteúdos relevantes a respeito dos seus produtos, serviços e interesses do setor, é uma ótima forma de atrair leads para o seu site ou landing page.

Lembrando que o trabalho com marketing é constante, e a periodicidade é fundamental neste processo. Portanto, estabeleça um cronograma de postagens com assuntos variados e não deixe de divulgá-los nas redes sociais da empresa.

Público qualificado

Outro ponto positivo em criar uma estratégia de conteúdo é a possibilidade de educar e orientar o seu público. Crie posts que mostrem a sua autoridade nos produtos e serviços que vende, explique processos, curiosidades e tire as possíveis dúvidas que as diferentes personas da sua marca possam ter com relação às soluções e ao mercado.

No caso de artigos estratégicos, em que o posicionamento no Google é importante para a sua marca, considere as palavras-chave e os termos que o seu público utiliza para pesquisar conteúdos nos sites de busca, e não deixe de aplicar as técnicas de SEO para otimizar o rankeamento e as taxas de conversão de seus blog posts.

Seu blog deve ser interessante, educativo e precisa encantar possíveis clientes, com isso as chances de fechar um bom negócio serão bem maiores.

Aumento da base de dados

Os blogs corporativos são excelentes ferramentas para aumentar a sua a base de dados. Ao produzir conteúdos interessantes e relevantes, você impulsiona a jornada de compra do seu lead, promovendo suas taxas de conversão.

Uma estratégia para coletar informações confiáveis sobre seus potenciais clientes é adicionar um campo de cadastro para que os leitores do seu blog possam receber a sua newsletter, por exemplo, bem como acessar ofertas de inbound marketing. Assim você poderá entender melhor o perfil do seu lead, além de saber mais sobre as preferências dele e, com isso, produzir conteúdos direcionados e cada vez mais assertivos.

Investir em outras estratégias de marketing de conteúdo, como eBooks e infográficos, é outro recurso que pode ser utilizado para ganhar autoridade nos temas relacionados ao seu setor e coletar mais informações a respeito do seu público.

Movimentação nas redes sociais

Unir os conteúdos de blog com o planejamento das redes sociais é fundamental para potencializar ainda mais a sua estratégia de marketing digital. Esse trabalho em conjunto ajuda tanto o blog, que ganha mais tráfego e novas visitações, quanto as redes sociais, que divulgam conteúdos mais qualificados e relevantes para os seguidores.

O plano de social media deve atuar como um complemento, com ele é possível aumentar a taxa de interação com o público e saber o tipo de conteúdo que esses visitantes desejam ver no seu blog corporativo.

A internet e o ambiente digital avançam cada vez mais, novas estratégias e funcionalidades são criadas, e, para não ficar para trás, é preciso estar atento aos movimentos do mercado! O blog corporativo deve ser um canal dinâmico e interativo, que permite comentários e oferece um espaço para o compartilhamento de ideias.

Se a sua empresa deseja se aproximar mais dos clientes e estar presente na rotina corporativa deles, não deixe de agregar mais esse ponto de contato.

Agora que você já conhece os principais benefícios que um blog corporativo pode gerar para a sua marca, não restam mais motivos para você deixar essa estratégia de lado. Estabeleça um plano de conteúdo assertivo, monte um cronograma de postagens e vá além.

Converse com a nossa equipe e veja como montar um planejamento de comunicação e marketing digital B2B direcionado para o seu negócio!

Compartilhar

Share by: