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Quando e como investir no reposicionamento de marca


abr. 09, 2020

Quando e como investir no reposicionamento de marca

 

Quando o assunto é reposicionamento de marca, é fundamental entender que esta é uma ferramenta estratégica e que precisa ser trabalhada na hora certa e da forma correta. A necessidade de aplicar essa mudança em uma empresa pode ser gerada por diferentes fatores, tanto internos quanto externos, que vão desde a estruturação de um modelo de negócio até a urgência de comunicar uma nova imagem.

 

Antes de falarmos mais a respeito desses fatores e os desafios atrelados a cada um deles, vale ressaltar a relevância do branding para comunicar a essência da sua marca, e como ele pode te ajudar a estabelecer um novo posicionamento e a atrair novos públicos.

Uma empresa ganha valor no mercado por meio de dois fatores:

  • Por sua estratégia e seu posicionamento de marca;
  • Pela experiência que ela oferece para o seu público.

Diante disso, é muito importante entender que a construção do posicionamento é que irá dar sustentação a toda estratégia de comunicação corporativa, por isso o branding é fundamental para criar uma nova identidade e estabelecer um plano assertivo de marketing digital.

Branding para fortalecer e posicionar

O projeto de Branding foca no posicionamento da marca diante do mercado e na relação que ela irá estabelecer com os seus clientes, buscando sempre um crescimento sólido e durável.

Quando a empresa deseja criar uma boa imagem frente aos seus concorrentes e conquistar a confiança dos clientes, é importante que ela invista em uma gestão de marca bem elaborada, e que seus objetivos estejam sempre alinhados com o seu mercado.

É comum associar projetos estratégicos bem-sucedidos às organizações de grande porte, em função do seu impacto no mercado. Todavia, vale lembrar que nenhuma empresa nasce líder de um setor, e por trás desta conquista existe um grande trabalho de branding e comunicação.

É preciso estabelecer uma identidade forte e coerente, que explique quais são os valores da sua empresa, qual a missão dela no mercado e o que a torna diferente dos demais concorrentes. Essa ferramenta irá ajudar a potencializar e gerenciar como o seu público-alvo enxerga a sua solução, além de assegurar uma melhor promoção e destaque diante das outras ofertas do setor.

Quando investir no reposicionamento de marca

Como falamos anteriormente, existem diferentes fatores que podem levar à necessidade de trabalhar o reposicionamento da marca no mercado. O declínio dos negócios, a perda de clientes e até uma crise de imagem são alguns dos motivos que, isolados ou combinados, acabam exigindo uma reestruturação de todo o negócio. Vamos entender os mais comuns e os desafios envolvidos.

⦁ Mudança de nome ou fusão entre empresas

Uma fusão entre organizações ou mudanças que ocasionam uma reestruturação interna exigem um reposicionamento de marca, afinal elas afetam não só o público interno como os stakeholders.

De modo geral, os clientes e fornecedores não desejam nenhuma alteração que ponha em risco a relação que construíram com a empresa, e essas mudanças podem gerar dúvidas quanto ao real motivo por trás dessa ação, e se realmente todo este processo vai dar certo, criando assim um cenário de insegurança e incertezas.

Os benefícios de uma fusão são vários, como aumento da receita, diminuição de custos, menor concorrência de mercado, entre outros. Mas para colher os frutos é preciso estabelecer um plano de posicionamento bem estruturado, com foco especial em branding e experiência do cliente.

⦁ Lançamento de um novo produto ou marca

O processo de lançamento de um produto ou marca no mercado exige uma série de etapas fundamentais, como análises, pesquisas, planejamento e, é claro, uma comunicação que esteja atrelada diretamente com a essência do negócio.

Neste caso, um projeto de reposicionamento é essencial, e deve ser elaborado com base em estudos e dados consistentes, tornando-se um diferencial positivo para o momento do lançamento.

Existem 3 fatores fundamentais que devem ser cumpridos neste processo:

  • Realizar um estudo do mercado;
  • Definir e compreender o público-alvo;
  • Fazer ensaios de lançamento.

Estas etapas ajudarão a sua empresa a tomar decisões mais seguras e estratégicas, garantindo assertividade nas iniciativas e nos resultados.

⦁ Imagem de marca incoerente ou defasada

Com o passar dos anos, o mercado vai avançando e, dessa forma, uma série de hábitos e novas demandas surgem. O comportamento do cliente se transforma, e aí o que antes era relevante, hoje passa a não fazer mais sentido. Ao mesmo passo, novos players aparecem e as mudanças dos concorrentes passam a mostrar como a empresa ficou defasada e o plano de negócios incoerente.

Neste caso, o reposicionamento de marca é o que irá captar a proposta do negócio e formular uma estratégia que adeque a empresa ao mercado. Uma comunicação repaginada passa a oferecer uma nova identidade visual, e um plano de marketing digital e offline adaptado às necessidades do cenário atual.

⦁ Falta de coerência na comunicação ou identidade visual

Existem casos onde o plano de negócio foi atualizado e a empresa continua a vender, porém ela perde uma série de oportunidades e uma grande fatia do mercado por deixar o planejamento de comunicação e a identidade visual parados no tempo. Para reverter essa situação, também é necessário investir em um reposicionamento de marca. Com isso, a organização conseguirá traçar um plano de marketing e comunicação assertivo, renovar a identidade da marca, aumentar a presença digital e estabelecer ações concretas nas redes sociais, ampliando assim as oportunidades de negócio.

A dinâmica do mercado B2B exige cada vez mais que as empresas estejam conectadas e se adaptem às constantes mudanças. Na hora de realizar o reposicionamento de marca, é fundamental revisitar o plano de branding e ter em mente a essência e os objetivos da organização. Só assim será possível traçar um planejamento efetivo e garantir resultados positivos.

 

Será que a sua organização está em um cenário de mercado que exige um reposicionamento de marca, com a revisão das estratégias e do plano de ações? Conte com a nossa equipe para realizar um diagnóstico gratuito de seus desafios e suas oportunidades de marketing B2B!

 

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